10 dicas para manter os seus olhos saudáveis
Para ter uma visão saudável é importante que tenhamos cuidados e hábitos essenciais para a saúde dos olhos. Confira 10 dicas!
O Dia do Cego, que é celebrado em 13 de dezembro, foi criado com a finalidade principal de diminuir o preconceito e a discriminação com as pessoas que possuem essa condição. A deficiência visual pode ser definida como a perda total ou parcial da visão e pode ser congênita, desenvolvida antes do nascimento, ou adquirida, que ocorre depois do nascimento.
Isso significa que é possível perder parte ou totalmente a visão ao longo das nossas vidas. Preocupados com a saúde dos olhos da população, um grupo de especialistas em oftalmologia de Portugal e Espanha, realizaram um estudo denominado “#VisãodeFuturo: A Saúde Ocular em Tempos de Coronavírus”.
De acordo com o estudo, 78% dos participantes apresentaram piora de sua saúde ocular durante a pandemia, sendo a miopia e o olho seco os principais distúrbios. Outras patologias graves, como a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), Retinopatia Diabética ou Glaucoma, também foram identificadas. Segundo os especialistas, se não forem tratadas a tempo, podem evoluir levando a perda da visão.
Veja aqui alguns dos sintomas das doenças oculares, que devem servir de alerta assim que surgirem.
Foi constatado, ainda, que o uso frequente de máscaras aumenta a secura dos olhos. E, passar muito tempo em frente às telas ou trabalhar muito intensamente com o computador, reduz a frequência das piscadas, necessárias para a lubrificação dos olhos.
Cientes de tanta informação, torna-se necessário, então, cuidar dos nossos olhos. Você sabe como fazer isso?
Para ter uma visão saudável é importante que tenhamos cuidados e hábitos essenciais para a saúde dos olhos. Ou seja, é imprescindível proteger nossa visão e manter a saúde desses órgãos tão sensíveis, já que estão sempre expostos ao contato natural, físico ou cosmético.
Confira 10 dicas para manter os olhos saudáveis:
1 – Evite coçar os olhos
Um hábito comum, mas muito prejudicial para a nossa visão é esfregar os olhos. Se feito com frequência pode resultar em vários problemas oculares, como o ceratocone e descolamento de retina. A região dos olhos é uma estrutura sensível e qualquer cisco ou sujeira podem irritá-los facilmente e causar vermelhidão. Além disso, a pressão ao coçar pode provocar lesões, danificar a córnea e até desenvolver doenças mais graves. Sem contar que as nossas mãos acabam se tornando ferramenta de transmissão de infecções e bactérias para os nossos olhos, levando a problemas como a conjuntivite.
2 – Usar óculos de sol
O uso de óculos de sol se faz necessário tanto em dias ensolarados como nos dias nublados, pois é importante para proteger os nossos olhos da radiação solar. Esse hábito pode evitar que se desenvolvam doenças causadas pelos raios ultravioletas (UVA e UVB). Atenção para não usar óculos de procedência duvidosa, sem a proteção adequada.
3 – Lavar bem os olhos
Algo que parece simples, mas que é importante e faz toda a diferença nos cuidados que devemos ter com os nossos olhos é a lavagem correta. Pelo menos uma vez ao dia devemos separar um tempinho para realizar a higiene da região ocular (pálpebras, cílios e os cantos). Ao realizar essa limpeza, removeremos toda a impureza e secreções e, consequentemente, evitaremos coceiras que possam provocar irritações e infecções.
4 – Maquiagens e seus cuidados
Usar maquiagem faz parte da rotina de muitas pessoas, mas precisamos tomar alguns cuidados: nunca se deve dormir de maquiagem para não obstruir os poros com acúmulos de substâncias na região. Caso contrário, ao dormir com a maquiagem você irritará área ocular e poderá até gerar uma inflamação devido às partículas de cosméticos. Também não podemos usar produtos fora da validade ou emprestar maquiagem, além disso, devemos utilizar apenas marcas regulamentadas pelos órgãos de saúde do Brasil, como a ANVISA e conferir se os produtos são dermatologicamente testados. Outra dica importante é que devemos sempre lavar os pincéis de maquiagem para prevenir a proliferação de bactérias.
5 – Não usar colírios sem orientação médica
Colírios e lubrificantes são medicamentos, por isso devem ser usados apenas com indicação e orientação médica. Muitas pessoas acabam usando para aliviar algum desconforto, mas sem a recomendação de um especialista poderá causar graves problemas para a saúde ocular.
Leia também:
Como prevenir e como tratar a catarata
6 – Piscar com frequência
Às vezes estamos tão concentrados em alguma atividade que nos esquecemos de piscar com mais frequência. Essa prática de piscar mais vezes é muito importante para a lubrificação e hidratação da nossa córnea. Consequentemente, evita o ressecamento dos nossos olhos, coceiras, irritações e, ainda, ajuda a relaxar os olhos. Além disso, auxilia no combate da chamada síndrome da visão de computador.
7 – Olhar para longe
Além de piscar com frequência, outra prática muito importante é a de olhar para um ponto fixo bem longe durante alguns minutos. Essa técnica ajuda no relaxamento da visão e a prevenir dores de cabeça. É bastante indicada para aquelas pessoas que trabalham na frente do computador por muito tempo. Esse exercício deve ser feito uma vez a cada hora. Consiste em parar, olhar para longe e focar em um ponto específico distante, que se localize no mínimo a 40 m de distância.
8 – Cuidados com as lentes de contato
Sempre quando for colocar suas lentes de contato, antes e depois, é importante higienizar suas mãos, pois elas acabam se tornando veículos para a transmissão de infecções e bactérias para os nossos olhos. Além disso, devemos também fazer a higienização das lentes de contato e do estojo com produtos específicos que são indicados pelo oftalmologista. Outro ponto muito importante é o descarte, a substituição deve ser feita sempre de acordo com o prazo de validade.
9 – Não usar óculos de grau de outra pessoa
Os óculos de grau são de uso individual. Ou seja, emprestar é algo completamente errado, pois cada pessoa necessita da sua própria medida, conforme prescrição de um oftalmologista. Além disso, quando usamos um grau que não seja o indicado para nossa visão, isso acabará causando dores nos olhos e de cabeça ou tonturas.
10 – Controlar nível de açúcar
Sabemos que o diabetes é um problema de saúde que merece muita atenção e cuidados. O excesso de glicose no sangue pode gerar sérios problemas de saúde, inclusive à visão, como a retinopatia diabética. Uma doença silenciosa, e que se não tratada corretamente e de maneira precoce, pode provocar hemorragia interna e até mesmo uma cegueira irreversível.
E uma dica extra: consultar com um oftalmologista! As consultas periódicas ao oftalmologista são essenciais para garantir a saúde dos olhos. Elas são fundamentais em todas as fases da vida: desde o nascimento, na adolescência e após os 40 anos.
Além disso, quanto mais rápido o tratamento for feito, caso necessário, melhor será o resultado, por isso a importância do diagnóstico precoce de qualquer distúrbio. Agende regularmente uma consulta para realizar exames preventivos.
Conte com a MedSempre nos cuidados com a saúde dos seus olhos. Com o Cartão MedSempre, você tem acesso a uma rede médica particular sem carência, sem filas e com descontos de até 70%.
Explicamos direitinho aqui como isso funciona. Realmente, podemos ajudar você e sua família a ter uma vida mais saudável e longe de doenças, sem gastar muito para isso. Saiba mais em www.medsempre.com.br ou fale com a gente clicando aqui.