7 dicas para se manter saudável nas férias

Janeiro chegou! Para muitos é tempo de férias, de diversão e lazer, no entanto, é preciso ter cuidado para que a ausência de rotina ou dias fora de casa afetem negativamente a nossa saúde.

A gente passa o ano inteiro esperando por elas, então, precisamos tomar todos os cuidados para que nada estrague as nossas férias, certo? Então vamos às dicas para continuar com a saúde em dia mesmo nos períodos de descanso e diversão:

1. Faça exercícios nas férias

Você pode escolher a atividade física que mais se encaixa no seu gosto e no tempo que tem disponível durante as férias. Encare esse momento como um período de autocuidado e, se possível, de diversão.

Vale juntar a família ou amigos. Vale praticar ao ar livre ou finalmente matricular-se na academia. O importante é colocar o corpo em movimento. Aproveite para aprender algo novo: uma luta, andar de bicicleta ou iniciar uma corrida. Ou, quem sabe começar natação, aprender a nadar e, de quebra, se refrescar do calorão?

Se estiver viajando, você pode fazer uma caminhada para conhecer a cidade. Solte a criatividade e mexa-se!

Leia também:
Inicie o ano cuidando da sua saúde mental

2. Mantenha-se hidratado

A hidratação adequada é essencial para o bom funcionamento do nosso corpo. Além disso, você impede que problemas de saúde, como a desidratação, estrague as suas férias.

Abuse da água, sucos naturais, água de coco e bebidas com baixo teor de açúcar. Acrescente frutas e legumes às suas refeições. Mantenha-se hidratado para que sua disposição esteja a todo o vapor para curtir o momento!

3. Durma o suficiente

A ausência de horários definidos para as atividades pode desregular o seu organismo, no entanto, a quantidade mínima de horas para ter um bom descanso deve ser preservada – e cada pessoa tem a sua.

É durante o sono que o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo, como o reparo dos tecidos, o crescimento muscular e a síntese de proteínas. Neste período, é possível repor energias e regular o metabolismo, fatores essenciais para manter corpo e mente saudáveis. Então, não se esqueça de dormir até estar descansado, ok?

4. Atenção para a higiene

A higiene precisa receber bastante atenção nas férias, principalmente durante as viagens. Tanto crianças quanto adultos devem cuidar da lavagem frequente das mãos, fazer refeições em locais limpos e ingerir alimentos com boa procedência.

Lembre-se, ainda, dos cuidados com a pele e de dar a devida atenção à higiene bucal e íntima.

5. Mantenha a alimentação equilibrada

Não precisa ficar neurótico quanto às quantidades e horários das refeições, mas é essencial fazer boas escolhas e manter sempre o equilíbrio. Priorize um bom café da manhã com alimentos nutritivos e que promovem saciedade.

Se for fazer uma refeição muito calórica como hambúrguer com batata frita, abra mão da sobremesa. Mas, se você ama um doce, peça um lanche mais leve. Não pule refeições, planeje petiscos saudáveis para a viagem e não abuse de bebidas alcoólicas.

Leia também:
Alimentos para aumentar a imunidade

6. Tenha um tempo de relaxamento

Aproveite o tempo livre para fazer aquelas atividades que te dão prazer, mas que na correria do dia a dia não consegue. Não importa se esteja viajando ou passando as férias em casa.

Lá vão algumas sugestões: leia livros, faça um spa em casa,  aprenda uma nova receita, ouça música, faça maratona de uma série ou dos filmes que gosta, inicie um novo projeto, conheça um lugar ou restaurante novo, faça uma meditação, etc.

7. Esteja preparado na viagem

Não fique muito tempo sentado, de tempo em tempo tente esticar as pernas e fazer um alongamento, isso vai ajudar na circulação de sangue e evitar dores e problemas mais sérios.

Atualize as vacinas. Se você ou alguém da sua família tem algum problema de saúde, lembre-se de levar os medicamentos. É muito importante também que você tenha um cartão de saúde, caso necessite de alguma consulta médica durante a viagem.

Conte com a MedSempre nas férias

Se precisar de uma mãozinha neste processo, conte com a MedSempre. Somos um cartão de benefícios em saúde que ajuda você a se cuidar em clínicas particulares, sem carência nem fila de espera, por valores que realmente cabem no bolso.

Com o Cartão MedSempre, você tem descontos de até 70% em uma ampla rede credenciada de cardiologistas, clínicos gerais, psicólogos e muitas outras especialidades, bem como em laboratórios e dentistas, em vários estados brasileiros.

Dependendo da modalidade que você escolher, você conta ainda com atendimento por videochamada 24 horas por dia, para falar com profissionais de saúde sem sair de casa ou durante a sua viagem de férias. 

Clique aqui para solicitar o seu!

Se você gostou deste artigo, não deixe de ler também: