Alimentos para aumentar a imunidade
Alimentos que aumentam a imunidade deixam o seu cardápio mais colorido e muito mais saudável! Veja quais são esses alimentos e cuide da sua saúde.
Outono é uma época do ano onde as pessoas ficam naturalmente mais suscetíveis a doenças respiratórias e alergias. Esse ano, especialmente, nós temos também o surto do novo coronavírus que afeta o mundo inteiro. Você sente que a sua saúde não anda tão em dia assim? Uma excelente aposta para colocar na mesa são os alimentos para aumentar a imunidade
Imunidade, ou sistema imunológico, é o nome que damos para os processos do organismo humano capazes de defender o corpo contra invasores, entre eles vírus, bactérias e fungos. Fortalecer a sua imunidade significa tornar esse sistema mais eficaz. Em outras palavras, deixar o seu corpo mais resistente ao possível surgimento de doenças.
Leia também:
5 formas simples de cuidar da sua saúde mental
E você já sabe que uma alimentação saudável é essencial para a manutenção da sua saúde, mas ela é também a melhor forma de garantir que o seu sistema imunológico funcione corretamente. Cinco porções de frutas e legumes ao dia já seriam o bastante para te garantir esses benefícios e prevenir a maior parte das doenças e infecções comuns do dia a dia.
Para te ajudar nessa dieta, listamos cinco tipos de alimentos para aumentar a imunidade. Acrescente em sua alimentação e esbanje saúde!
Frutas Cítricas
Já muito queridinhas das vovós para combater gripes e resfriados, as frutas cítricas são ricas em vitamina C, vitamina A, ácido cítrico, potássio e agentes antioxidantes que ajudam a fortalecer o seu organismo e aumentar a sua imunidade. Exemplos de frutas cítricas são: laranja, limão, lima, abacaxi, tangerina, morango, acerola e kiwi.
Oleaginosas
Oleaginosas como o amendoim, castanha-do-pará, macadâmia, noz, castanha de caju e pistache são fontes riquíssimas de gorduras boas e nutrientes essenciais para o sistema imunológico. Elas também possuem considerável concentração de selênio, zinco e vitamina E, que agem como antioxidantes naturais, combatem diversas doenças e evitam o envelhecimento precoce.
Vegetais verde-escuros
As hortaliças e leguminosas verde-escuras, como o nome sugere, são todas aquelas que apresentam essa coloração naturalmente. Então aqui podemos incluir couve, taioba, brócolis, espinafre, rúcula, vagem, cebolinha, coentro, abacate… e por aí vai. Esses alimentos são riquíssimos em nutrientes como a vitamina K, vitamina C, vitamina E e vitaminas do complexo B. Além disso, são fontes de ferro e cálcio e têm baixo teor calórico.
Leia também:
Alimentação e atividade física: melhores amigas para sempre
Todos esses nutrientes contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico. Portanto, são parte indispensável de uma boa lista de alimentos para aumentar a imunidade.
Alimentos ricos em Ômega 3
Peixes de águas frias (como o salmão e o atum), camarão e azeite são exemplos de alimentos riquíssimos em ômega 3. Por outro lado, abacate, oleaginosas e algumas folhas verde-escuras também são ótimas fontes. Esse nutriente é um conjunto de ácidos graxos (gorduras) essenciais para a maior parte dos nossos processos metabólicos. O ômega 3 não é produzido pelo corpo humano, por isso 100% de sua aquisição deve ser pela alimentação ou suplementação.
Alimentos antioxidantes
Antioxidantes são nutrientes capazes de retardar e até mesmo prevenir o processo oxidativo das células. Eles ajudam a eliminar radicais livres, que são o “lixo” celular que o seu corpo produz durante os processos metabólicos. Além disso, os antioxidantes eliminam outras impurezas, fortalecendo o sistema imunológico.
Praticamente todos os vegetais possuem capacidade antioxidante. Alguns, no entanto, merecem destaque especial: tomate, cenoura, alho, cebola, milho, pimentão, uva, alface, repolho, couve-flor e pimentas.