Alimentos aliados da sua saúde intestinal
Entenda como a alimentação pode reverter a diarreia e saiba o que deve ser evitado para melhorar a saúde intestinal
A diarreia é um daqueles problemas que parecem pequenos, mas podem causar grandes transtornos na nossa rotina.
Nestes momentos em que a saúde intestinal não está bem, é essencial saber quais são as melhores opções de alimentos para reverter esse quadro, o mais rápido possível, além de saber o que deve ser evitado, para não agravar o problema.
Diarreia: porque ela ocorre?
A diarreia é uma alteração intestinal em que ocorre um aumento no número de evacuações durante o dia e, principalmente, com fezes amolecidas ou, às vezes, líquidas.
Geralmente são causadas por vírus, bactérias e, às vezes, alguns tipos de parasitas, que podem ter contaminado água ou algum tipo de alimento.
É recomendado priorizar alimentos que tenham a fibra solúvel, que acabam diminuindo um pouco das evacuações e da dor abdominal, veja alguns exemplos a seguir.
- 8 alimentos para comer quanto se está com diarreia:
1) Batata
As batatas são ricas em cálcio, ferro e aumentam a efetividade do sistema imunológico. Isso porque elas têm propriedades que contribuem para o equilíbrio intestinal. Podem ser consumidas cozidas na sopa ou em forma de purê.
2) Cenoura
Rica em pectina – um tipo de fibra solúvel – e em potássio, a cenoura ajuda no combate às inflamações e contribui para o aumento da imunidade. Além de ajudar na restituição de eletrólitos – minerais responsáveis pelo fluxo do líquido no organismo – que são perdidos na diarreia. Sua ingestão pode ser como purê, cozida ou até em sucos.
Leia também:
Você cuida da sua saúde digestiva?
3) Banana
Com os episódios de diarreia, alguns nutrientes como magnésio e potássio são rapidamente perdidos. E, aqui, a banana é uma excelente aliada para repor esses componentes.
Além disso, por ser rica em amidos, substância que pode absorver água do intestino, essa fruta ajuda a deixar as fezes mais sólidas. Para consumir, a banana pode ser sólida ou amassada.
4) Maçã
A maçã (sem casca) ajuda a amenizar o fluxo intestinal por contar com fibras capazes de regular o intestino. “Limpam” o organismo e aliviam a inflamação causadora da diarreia. Seja a sua ingestão crua ou até cozida, a maçã é uma excelente aliada.
Importante! A casca da maçã possui propriedades que dificultam a melhora do quadro diarreico, como as fibras insolúveis, por isso, recomenda-se o consumo sem a casca.
5) Melancia
Nessa missão, a melancia é uma boa aliada por ser rica em água e contribuir para a hidratação do organismo, uma vez que a diarreia causa desidratação.
6) Carnes brancas
Devido à baixa quantidade de gordura presente e por ser rica em vitamina B, a carne branca (de preferência frango ou peixe) contribui com o fortalecimento da imunidade.
Por ser também uma fonte proteica, esse alimento ajuda na redução da inflamação no intestino. O seu consumo pode ser em pedaços cozidos e cortados ou desfiados.
7) Arroz
O arroz ou seu caldo auxiliam no combate à diarreia devido à ausência de fibras insolúveis, que contribuem para o aumento do quadro diarreico.
Além disso, assim como as carnes, o arroz possui vitaminas do complexo B (as quais o organismo humano já não produz de maneira suficiente e, com a diarreia, fica mais deficiente ainda) e ajuda na restauração da flora intestinal.
Leia também:
Alimentos saudáveis para a estação mais fria do ano
8) Sopa de legumes
O maior potencial da sopa de legumes está em repor os nutrientes e líquidos que são facilmente perdidos quando se está com diarreia. Em hipótese alguma deve-se utilizar mantimentos industrializados, que causariam o efeito contrário, aumentando o quadro diarreico. O melhor é apostar em uma sopa com batata, cenoura e pedacinhos de frangos.
- 3 alimentos a serem evitados:
- Gorduras e frituras
Ao ingerirmos gorduras e frituras, nosso organismo começa a agir para reduzir o excesso de gordura e esse processo pode irritar a parede estomacal.
Quando o intestino já está sensível por conta da diarreia, a solução mais prática que o corpo encontra é a de colocar tudo para fora rapidamente. Ou seja, esses alimentos aumentam o quadro diarreico.
2) Leites e derivados
Além da gordura presente, a lactose também é digerida pelas bactérias intestinais e, por isso, pode aumentar a diarreia devido ao fluxo intestinal já estar comprometido.
3) Pão integral
O pão integral possui alto teor de fibras insolúveis e faz com que a formação do bolo fecal seja mais rápida. Isso piora o quadro de diarreia.
Leia também:
Jejum intermitente: qualquer um pode fazer?
Além de todas essas dicas, o acompanhamento médico é indispensável. Para um resultado eficaz, lembre-se de seguir corretamente as orientações médicas durante todo o tratamento.
Se você quer iniciar seu check-up médico, realizar os exames que precisa, mas está preocupado com a grana que está curta, utilize o nosso Cartão de Saúde para marcar consultas e ganhar até 70% de desconto no preço final.
Nossa rede credenciada de clínicas parceiras contam com mais de 30 especialidades médicas à disposição dos nossos clientes, com um precinho popular de verdade.
Aproveite e comece o seu acompanhamento com nutricionistas e outros profissionais de qualidade, e alcance o tão sonhado estilo de vida saudável.
Se interessou? Solicite o seu cartão de vantagens em saúde e fique mais tranquilo. Você ainda pode incluir seus dependentes para que todos tenham assistência de qualidade a partir de R$35,00/mensais, sem carência!
Saiba mais em www.medsempre.com.br e solicite já o seu cartão clicando aqui.
Se você gostou deste artigo, não deixe de ler também:
- Mitos sobre a alimentação saudável
- Rótulos dos alimentos: entenda as novas regras
- Light x diet: cuidado com as propagandas enganosas