Artrite: o que é e como tratar
A artrite é a inflamação das articulações, mais conhecidas como juntas. Entenda os sintomas, causas e tratamento!
Sabe aquele famoso “problema de juntas”? Pois é, ele tem nome: artrite! Você deve procurar um médico reumatologista, quando sentir dor persistente na articulação por mais de três dias.
Essa doença afeta, na maioria das vezes, pacientes do sexo feminino, na idade entre 30 e 50 anos. Podendo ocorrer antes ou depois dessa faixa etária. Os principais tipos de artrite são a artrite reumatoide e a osteoartrite (também conhecida como artrose).
O que é artrite?
A artrite é a inflamação das articulações, mais conhecidas como juntas. Essa inflamação é provocada por alterações no sistema de defesa do organismo, o chamado sistema imune.
Pacientes com artrite podem ter dificuldades para realizar tarefas simples do dia a dia. Os principais sintomas de artrite são:
- dor (articular);
- rigidez (articular);
- restrição do movimento das articulações;
- inflamação e edema (inchaço) articular;
- calor e vermelhidão da pele ao redor da articulação.
Principais causas:
A artrite pode ocorrer por diversos fatores, entre eles estão:
- Desgaste natural;
- Excesso de peso;
- Uso excessivo da articulação;
- Traumatismo;
- Genética;
- Infecção;
- Idade avançada;
- Consumo de álcool.
Tratamento:
Existe uma grande gama de diferentes tipos de artrites. O tratamento é medicamentoso e vai variar de acordo com o estágio da doença, sua atividade e gravidade.
Dentre as opções que auxiliam nesse tratamento estão a fisioterapia e terapia ocupacional, que contribuem para que o paciente continue a exercer as atividades da vida diária.
O condicionamento físico, envolvendo atividade física, alongamento e relaxamento, observando a tolerância de cada paciente.
Medidas que também auxiliam no tratamento são: a perda de peso; fortalecimento global da musculatura; hidroterapia e acupuntura no combate da dor.
Diagnóstico
O diagnóstico precoce e o início imediato do tratamento são fundamentais para o controle da atividade da artrite.
Isso contribui para a prevenção da incapacidade do membro afetado e de lesão articular, auxiliando no retorno ao estilo de vida normal o mais rapidamente possível.
Teste de sintomas
Para detecção da artrite, é preciso confirmar alguns critérios por 6 semanas consecutivas. Este diagnóstico deve ser feito pelo médico. Mas, se você desconfia que seu problema possa ser artrite, faça o teste de sintomas abaixo:
1. Dor constante na articulação, mais comum nos joelho, cotovelo ou dedos
( ) Sim ( ) Não
2. Rigidez e dificuldade para movimentar a articulação, especialmente de manhã
( ) Sim ( ) Não
3. Articulação quente, vermelha e inchada
( ) Sim ( ) Não
4. Articulações deformadas
( ) Sim ( ) Não
5. Dor ao apertar ou movimentar a articulação
( ) Sim ( ) Não
Analise as suas respostas e, se ainda assim você acha que seu problema pode ser artrite, faça seu Cartão MedSempre e agende rapidamente sua consulta com reumatologista em uma das clínicas da nossa rede credenciada.
Aliás, são mais de 30 especialidades que podem contribuir com a sua melhoria de qualidade de vida. Quer viver mais e com saúde? Faça um checkup médico e fique em dia com seus exames de rotina.
Solicitando o seu Cartão MedSempre por aqui, você ganha acesso a muitos benefícios em saúde, como consultas a partir de R$19,90. Confira a clínica mais próxima de você e agende!
Ah! E ao fazer o seu cartão, você já pode começar a usar imediatamente. Na MedSempre a carência é zero! Saiba mais em www.medsempre.com.br ou fale com a gente clicando aqui.