Benefícios da musculação na terceira idade

Praticar a musculação nessa fase da vida gera bem-estar e qualidade de vida

Muita gente pensa que a musculação é apenas para ficar com um corpo bonito ou só para emagrecer. Na realidade, os benefícios da musculação vão muito além da estética.

Entenda, neste blog, a importância da musculação para o corpo e os benefícios dela na terceira idade:

O que é a musculação?

A musculação pode ser definida como um tipo de exercício físico realizado com a elevação de pesos de diversas cargas, variando a amplitude de movimento e o tempo de contração dos músculos.

Esse treino de força é uma modalidade democrática, já que pode ser praticada pela grande maioria das pessoas. Além de fácil acesso, devido ao grande número de academias disponíveis, é uma alternativa de baixo custo. É, ainda, uma excelente opção para aumentar a longevidade.

Por que praticar musculação na terceira idade?

Uma das razões do idoso perder qualidade de vida é a sarcopenia, que no grego, significa “perda da carne” e significa a diminuição da massa muscular (massa magra) no corpo.

A sarcopenia do idoso pode ser causada por alterações hormonais e fisiológicas do próprio envelhecimento, por doenças que ocorrem frequentemente na velhice, mas também está associada ao sedentarismo e à má alimentação. 

Para ter um envelhecimento saudável, é preciso investir no ganho de massa magra desde a juventude, que é quando temos alguns hormônios específicos em maior quantidade. Se praticada regularmente, a musculação também ajuda no controle de diversas doenças nos idosos.

Praticar a musculação na terceira idade é importante não apenas para aumentar a força e a massa muscular, mas também a motivação e a confiança, melhorando o estilo de vida, a saúde mental e a sensação de bem-estar.

Benefícios

1) Redução do envelhecimento

O levantamento de peso pode ser uma fonte da juventude. Pesquisas mostram que exercícios físicos de resistência e força melhoram, também, o metabolismo e o equilíbrio. Além disso, ainda reduz os sinais de envelhecimento no nível celular, ajudando você a parecer, e a se sentir, muitos anos mais jovem.

2) Previne a atrofia muscular

Pesquisas mostram que a inatividade é responsável pela maior parte da perda muscular associada à idade, e os exercícios de resistência podem ajudar a reverter, já que aumentam o tamanho das fibras musculares encolhidas.

3) Ossos fortes

O treinamento de força é o único tipo de exercício que pode retardar significativamente e até mesmo reverter os declínios da densidade óssea, que antes eram considerados consequências inevitáveis ​​do envelhecimento. Ou seja, a musculação ajuda a manter os seus ossos fortes.

4) Alivia a dor nas articulações

Um treino de musculação adequado não força diretamente as articulações e é ideal para pessoas com artrite. Embora o exercício não possa reverter as alterações da doença, o levantamento de pesos ajuda a aliviar os sintomas, fortalecendo os músculos, tendões e ligamentos próximos às articulações.

Leia também:
Osteoporose: o que é e como tratar

5) Reduz sintomas

A musculação pode ser uma grande aliada para amenizar os sintomas de doenças, tais como:

Artrite: a musculação na terceira idade reduz a dor e a rigidez, além de aumentar a força e a flexibilidade;

Diabetes tipo 2: a musculação para idosos melhora o controle da glicemia;

Osteoporose: o exercício de força fortalece os ossos e reduz o risco de quedas;

Doenças cardíacas: o treino de fortalecimento controla o colesterol e melhora o condicionamento físico;

Dor nas costas: a musculação aumenta força muscular das costas e do abdômen, diminuindo o estresse na coluna.

6) Manutenção do peso saudável

Além do gasto calórico no momento do exercício, quem pratica musculação acelera o metabolismo e queima calorias até mesmo em repouso, favorecendo o emagrecimento.

A grande vantagem disso na terceira idade é que quando o corpo está no peso adequado, o coração precisa realizar um esforço menor para realizar suas funções, contribuindo com a melhora da saúde cardiovascular.

Leia também:
As 7 atividades físicas mais recomendadas para idosos

7) Melhora a qualidade de vida

Os exercícios de resistência também podem ajudar as pessoas mais velhas a viver de maneira mais independente, com força e disposição para realizar as tarefas diárias. Há até evidências de que os exercícios de resistência podem ajudar as pessoas a dormir melhor e podem melhorar o humor de indivíduos com grau leve ou moderado de depressão.

Veja outros benefícios da musculação para os idosos:

  • Aumento da longevidade;
  • Manutenção da autonomia e independência funcional;
  • Perda de peso;
  • Melhora do condicionamento físico;
  • Bem-estar e melhora da autoestima;
  • Melhora do equilíbrio;
  • Prevenção e tratamento de doenças musculoesqueléticas (tendinites, tendinoses, artrites, artroses); ósseas (osteopenia, osteoporose); metabólicas (diabetes, hipercolesterolemia); cardiovasculares (hipertensão arterial); respiratórias (asma, bronquite); mentais (alzheimer); do sistema nervoso central (parkinson); entre outras;
  • Melhora do sistema imunológico;
  • Alívio das dores;
  • Maior oportunidade de socialização.

Conte com a MedSempre em qualquer fase da sua vida, inclusive na terceira idade. Nossos clientes podem se consultar com médico geriatra, que previne e trata doenças nas pessoas idosas.

Além disso, são mais de 30 especialidades médicas para você e sua família cuidarem da saúde de forma completa de forma acessível.

Busque uma das clínicas da nossa rede credenciada e ganhe descontos utilizando o seu Cartão MedSempre. Aqui, o preço é popular de verdade!

Faça o seu cartão e comece a usar imediatamente. Saiba mais em www.medsempre.com.br  ou fale com a gente clicando aqui

Se você gostou deste artigo, não deixe de ler também: