Check-up médico: comece o ano com a saúde em dia!
O check-up médico é uma avaliação de rotina associada a exames específicos de acordo com idade, sexo e histórico pessoal e familiar. Vamos mostrar a importância de se fazer um check-up geral no início do ano para manter uma vida saudável.
Quem nunca ouviu falar que prevenir é o melhor remédio? Nossa saúde necessita de atenção e prevenção. Para isso, devemos adotar uma alimentação adequada, fazer exercícios físicos regulares e cultivar hábitos saudáveis. Que tal aproveitar o início do ano para realizar um check-up geral? Assim, você descobre o que precisa melhorar, o que deve manter e hábitos que terá que mudar.
Comece pelo check-up médico!
Os exames periódicos são necessários para verificar qualquer problema de saúde, mesmo aqueles que ainda não apresentam sintomas. É bom lembrar que muitas doenças não dão indícios nas fases iniciais e, quando descobertas nesses estágios, o tratamento é mais rápido e eficaz.
O primeiro passo para quem deseja fazer um check-up é marcar uma consulta com um clínico geral. Esse especialista fará um diagnóstico do paciente, com base no histórico clínico e familiar. E logo depois, solicitará os exames adequados a situação e a idade.
O check-up ajudará a detectar doenças como hipertensão, diabetes e até mesmo câncer. Além de outras patologias que são assintomáticas e que podem ser diagnosticados nos exames. Unindo um estilo de vida mais saudável e exames de rotina, aumenta e muito a chance de não desenvolver doenças.
Atualmente, já existem métodos modernos para identificar uma anomalia ou doença bem no começo, aumentando bastante as chances de cura. Daí a importância de todas as pessoas fazerem check-ups com regularidade.
Quando fazer um check-up médico?
O Dr. Jasson José Moscon Junior (CRM 5403) explica que a periodicidade varia de acordo com a idade e alguns outros fatores. Confira as recomendações do médico, que atende na Partmed Serra, clínica parceira do Cartão MedSempre:
- Até 45 anos: o ideal é a cada dois anos. Porém, o doutor Jasson explica que se houver algum fator de risco, é preciso ficar atento(a). “Por exemplo, se a pessoa fuma muito, o check up cardiológico precisa ser anual”, esclarece o médico.
- Acima de 45 anos: pelo menos uma vez por ano.
Quais os exames padrões de um check-up geral?
Antes de fazer um check-up ou ir a uma consulta médica de rotina, também é importante que você saiba quais são os exames básicos que o(a) doutor(a) irá te solicitar. O Dr. Jasson esclarece que há variações de acordo com a idade ou fatores de risco que você precisa ficar atento(a). Confira as orientações que o médico nos passou:
- Até 30 anos: se não houver nenhum fator de risco, é solicitado o exame de sangue e outros mais corriqueiros, ou seja: hemograma, glicose, colesterol, exame de urina e fezes.
- A partir dos 30 anos: no caso das mulheres, inclui-se a mamografia e exames hormonais, pois, há casos de mulheres com menopausa precoce, explica o médico.
- A partir dos 45 anos: no caso dos homens, é necessário incluir exames de prevenção ao câncer de próstata.
- A partir dos 60 anos: às mulheres, passa a ser necessário o exame de densitometria óssea, visando prevenir a osteoporose, por exemplo.
Há consenso então que ninguém deve deixar de realizar avaliações médicas periódicas. Crianças devem visitar anualmente o pediatra. Adolescentes devem ir ao ginecologista à partir da puberdade. Adultos devem fazer o check-up médico de prevenção de doenças crônicas a partir dos 30 anos ou antes se houver alguma dúvida ou sintoma.
Sejam eles mais complexos ou mais objetivos, os check-ups médicos constituem uma importante forma de preservar a saúde e prevenir doenças. Mantenha um estilo saudável. Seja prioridade na sua vida!
Assinando agora o cartão saúde Medsempre você paga baratinho nas consultas em clínicas credenciadas, tem uma lista de mais de 3 mil medicamentos com descontos e tudo isso pagando bem pouquinho: Só R$ 23,90 por mês! Faça hoje mesmo o seu cartão e cuide-se!