A relação entre colesterol e doenças cardiovasculares
O colesterol alto é uma dos principais fatores de desenvolvimento das doenças cardiovasculares. Saiba como controlar o seu colesterol e viva mais saudável!
As doenças cardiovasculares (DCVs) são a causa número um de mortes no Brasil e no mundo. Mas, apesar dos grandes riscos para a saúde, a maior parte dos quadros de DCVs podem ser evitados apenas com hábitos saudáveis de alimentação, atividade física e saúde mental. Hoje, porém, nós vamos focar na relação entre o colesterol e as doenças mais comuns, bem como nas melhores formas de controlá-lo.
O que é o colesterol
O colesterol é, na verdade, um tipo de lipoproteína (gordura) presente de forma natural no organismo humano e que pode ter sua produção estimulada pela alimentação. Ele desempenha um papel essencial para a saúde celular do cérebro, do sistema nervoso e de outras estruturas em nosso corpo.
Existem basicamente dois tipos de colesterol no organismo humano.
- O LDL (colesterol ruim) é uma lipoproteína de baixa densidade e circula dentro de nossas veias e artérias. Uma alta quantidade da substância pode levar à obstrução de vasos importantes e prejudicar a circulação sanguínea em órgãos vitais.
- O HDL (colesterol bom) é uma lipoproteína de alta densidade e sua principal função é carregar o LDL e outras gorduras para o fígado, de onde elas serão eliminadas.
Motivos e consequências
O acúmulo de LDL no organismo está relacionado principalmente a fatores genéticos e alimentação. Consumir alimentos ricos em gorduras saturadas ou trans como carnes vermelhas muito gordurosas, por exemplo, normalmente causa o aumento de LDL na corrente sanguínea.
As consequências dos altos níveis de colesterol LDL no seu organismo são:
- Acidente vascular cerebral (AVC);
- Infarto;
- Pressão alta;
- Entupimento de veias e artérias;
- Insuficiência cardíaca.
Já o aumento do HDL no organismo, dentro dos padrões saudáveis, está relacionado à prevenção de todas as doenças acima, além do aumento da capacidade de memória e maior produção dos hormônios que causam as sensações de felicidade e bem-estar.
Leia também:
Confira as nossas dicas para evitar o diabetes
A prática regular de atividade física também está relacionada à diminuição do colesterol ruim LDL.
Fatos e curiosidades sobre o colesterol
Pessoas magras podem ter colesterol alto SIM! São os chamados coloquialmente de “falsos magros”. Isso acontece por causa da predisposição genética para não acumular grande quantidade de gordura subcutânea. Mesmo assim, as células de LDL podem se acumular na corrente sanguínea.
Fatores genéticos e de raça influenciam no quadro. Ainda não se sabe o porquê, mas pessoas negras e asiáticas possuem uma taxa natural de produção do colesterol consideravelmente mais elevada. Porém, todos estão igualmente sujeitos a casos hereditários de colesterol alto e hipertensão.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, cerca de 70% do colesterol é produzido naturalmente pelo organismo. Apesar disso, os cuidados externos são os que mais influenciam nas taxas de mortalidade.
Por fim, não custa lembrar que cuidar da sua saúde é muito mais fácil com o Cartão MedSempre. São mais de 1000 exames laboratoriais e de imagem com desconto, além de diversas especialidades médicas, incluindo cardiologia! Faça já o seu Cartão MedSempre e cuide da sua saúde pagando muito pouco.