Como adaptar a casa para receber um idoso
A casa onde irá morar um idoso precisa estar adaptada para as suas necessidades. Aprenda como realizar a preparação da sua residência.
Você sabia que é muito importante realizar adaptações na residência que irá receber um idoso? São mudanças importantes para garantir a segurança e a qualidade de vida de quem já passou dos sessenta anos.
É comum que alguns cuidados já sejam tomados para receber um idoso, como a retirada ou a melhor sinalização de ressaltos, escadas e objetos que fiquem em locais de difícil acesso. Ainda assim, há outros preparativos que também podem ajudar e muito nessa nova fase. Confira:
Dicas de como preparar a casa para o idoso
1 – Barras
Elas são parte importante da adaptação do idoso. Por questões de locomoção e até motoras, eles necessitam de apoio ao levantar e sentar, por exemplo. Assim, em locais como quartos, perto da cama, e banheiros, próximo ao vaso sanitário e no box, é de extrema necessidade que elas existam.
Caso haja necessidade, elas também podem ser instaladas em outros locais de convivência do idoso, como na sala e na cozinha.
2 – Iluminação
Atualmente, as lâmpadas eletrônicas oferecem diversas opções, intensidades e temperaturas de cor que ajudam a definir melhor os ambientes, especialmente para os idosos com baixa visão.
Também existem luminárias de chão, que podem ser utilizadas nos locais de circulação, facilitando a mobilidade do idoso à noite.
3 – Área externa
Atenção especial para o quintal: instale corrimãos e barras nas áreas de circulação. Cuidado com galhos de árvores e demais plantas que possam atrapalhar a passagem dos idosos. Se o piso for instável, cole faixas antiderrapantes para evitar escorregões.
4 – Escadas
Onde puder, substitua as escadas por rampas devidamente cercadas com corrimãos e pisos antiderrapantes. Onde não for possível, procure criar degraus mais baixos e intervalos de descanso, se a escada for longa.
5 – outras dicas
Além das dicas acima, há outras formas de também adaptar o ambiente para o idoso. Confira:
- Fogo: a cozinha pode parecer perigosa para pessoas de mais idade, porém com mudanças simples, ela pode ser bastante segura. Para que o manuseio ou preparo de alimentos seja mais tranquilo para os idosos, o mercado hoje já oferece um fogão de chama por um de indução, ou seja, um fogão elétrico, que funciona por meio da energia e não necessita de fogo ou gás. Também conhecido como cooktop, ele pode ser instalado em superfícies, o que facilita ainda mais o seu acesso.
- Pisos: eles são um dos responsáveis pelos acidentes dos idosos. Pisos escorregadios ou com tempo de uso acabam trazendo riscos de quedas e escorregões. Para evitar acidentes, o ideal é substituir os pisos dos locais de convivência do idoso por antiderrapantes, emborrachados ou até mesmo mantas vinílicas, que dão segurança ao andar e não escorregam.
- Móveis: em lugares como salas e salas de jantar é comum o excesso de móveis e obstáculos para o caminhar do idoso. Para diminuir os riscos, o ideal é que eles tenham quinas arredondadas e sejam robustas, permitindo que pessoas de mais idade os usem de apoio.
- Portas de correr: para facilitar a abertura de armários e guarda-roupas, as portas de correr são soluções ideais.
Conclusão
Você pode oferecer mais qualidade de vida e segurança, realizando pequenas adaptações na sua casa para receber um idoso. Os avanços tecnológicos também contribuem para facilitar o dia a dia dos nossos papais e avós.
Além das melhorias em casa, também é importante pensar na saúde do idoso como um todo. Você considera importante ter acesso a consultas e exames sem filas? Então você precisa conhecer o cartão MedSempre.
MedSempre não é convênio, nem plano de saúde. É um cartão de benefícios e vantagens que permite marcar consultas e exames sem filas e com descontos. Ele também vale para toda a sua família, inclusive pais e avós.
Para conhecer um pouco mais sobre o cartão MedSempre, basta clicar aqui.