Como diferenciar doenças respiratórias da Covid-19

Saiba como diferenciar a Covid-19 das principais doenças respiratórias típicas do outono-inverno, como gripes, sinusite, bronquite, rinite e asma

As doenças respiratórias ressurgem com força total quando começam os meses mais frios do ano. Desde que a pandemia da Covid-19 chegou, a preocupação ficou ainda maior. Afinal, alguns sintomas do coronavírus se parecem com os sintomas de gripes, sinusite, resfriados, alergias, pneumonias, bronquites e bronquiolites, rinite e asma. Então, como diferenciar doenças respiratórias da Covid-19?

Antes de mais nada, é bom lembrar que a chegada do outono geralmente traz mudanças na temperatura e na umidade relativa do ar. Ou seja: o clima tende a ficar mais frio e seco. Conforme as baixas temperaturas se instalam, também aumentam a concentração de poluentes no ar, que nos deixam mais expostos a doenças respiratórias. 

Por outro lado, a queda da temperatura afeta a imunidade e estimula as aglomerações em ambientes fechados – aquelas aglomerações que precisamos evitar enquanto a pandemia não chegar ao fim! 

Portanto, mais do que nunca, é preciso ficar de olho nas regras do distanciamento social, uso de máscara e de álcool em gel. Tanto diante de sinais como tosse, coriza e nariz entupido quanto no de chiado no peito, febre, mal-estar geral e falta de apetite, faça repouso e siga as recomendações médicas.

Se tiver sintomas leves, fique em casa

Tanto adultos quanto crianças estão na mira das doenças respiratórias de outono-inverno. No entanto, os médicos alertam que, no caso de sintomas leves em pacientes fora dos grupos de risco, o melhor a fazer é se tratar em casa.

Antes de tudo, aumente a ingestão de líquidos como água, sucos naturais, chás e sopas. Afinal, o corpo hidratado ameniza sintomas como garganta dolorida e nariz entupido. Por outro lado, mantenha o nariz sempre limpo. Se possível, faça repouso, pois o corpo consegue combater melhor a virose se estiver descansado. 

Além disso, não se esqueça de praticar o distanciamento social.

Para comer, escolha alimentos ricos em proteínas como carne, peixe ou feijão, acompanhados de grãos integrais e vegetais ricos em antioxidantes. Eles ajudam a aumentar a imunidade em alta. Em outras palavras, trabalham para que o nosso corpo se defenda contra invasores como vírus, bactérias e fungos, deixando o organismo mais forte e resistente a doenças.

Baixe a cartilha Nutrientes e veja como aproveitar os benefícios de cada alimento.

As recomendações servem para a maioria dos casos leves de doenças de outono-inverno. Veja as principais características de cada uma delas e o que levar em conta para diferenciar doenças respiratórias da Covid-19:

Rinite alérgica

O que é

inflamação da mucosa nasal que pode ser aguda ou crônica.

Principais sintomas

Espirros, tosse seca, coceira no nariz, coriza nasal clara e lacrimejamento dos olhos.

Sinusite

O que é

Inflamação dos seios da face que pode ser provocada por bactérias, vírus e alergias.

Principais sintomas

Dor de cabeça, secreção nasal espessa, tosse, diminuição do olfato e febre.

Gripe

O que é

Infecção da via respiratória causada pelo vírus Influenza.

Principais sintomas

Febre, tosse predominantemente seca, dor de garganta, dor de cabeça, dores musculares e fadiga. Em casos mais graves, pode haver falta de ar. 

Resfriado

O que é

Geralmente mais brandos que a gripe, os resfriados podem ser causados por vários tipos de vírus.

Principais sintomas

Coceira no nariz, nariz entupido e coriza. Pode haver tosse seca, irritação na garganta e febre baixa.

Asma

O que é

A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas. Durante uma crise de asma, os brônquios se inflamam e reduzem a passagem de ar, causando sintomas como tosse, falta de ar, chiado e aperto no peito.

Principais sintomas

Falta de ar ou dificuldade para respirar, respiração rápida e curta, sensação de aperto no peito, chiado ou assobio agudo no peito ao respirar e tosse.

Leia também: 
O que são doenças crônicas, que afetam mais de 57 milhões de brasileiros

Quem tem asma faz parte do grupo de risco da Covid-19, pois o coronavírus se aloja no pulmão do paciente. Logo, é fundamental reforçar que pessoas com doenças respiratórias crônicas precisam redobrar os cuidados durante a pandemia e ter extrema atenção para diferenciar doenças respiratórias da Covid-19.

Pneumonia

O que é

Pneumonias são infecções nos pulmões, geralmente provocadas pela entrada de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa. 

Principais sintomas

Febre alta, tosse, dor no tórax, alterações da pressão arterial, confusão mental, mal-estar generalizado, falta de ar, secreção de muco purulento de cor amarelada ou esverdeada.

Bronquite 

O que é

Bronquite é uma inflamação dos brônquios, canais que conduzem o ar inalado até os alvéolos pulmonares. Ela se instala quando os minúsculos cílios que revestem o interior dos brônquios param de eliminar o muco presente nas vias respiratórias e a secreção faz com que eles fiquem inflamados e contraídos.

A bronquite pode ser aguda ou crônica. As crises de bronquite aguda costumam durar de uma a duas semanas. Enquanto isso, as crises de bronquite crônica não desaparecem, pioram pela manhã e se manifestam por três meses ou mais durante pelo menos dois anos consecutivos.

Principais sintomas

Tanto na forma aguda quanto na crônica, a tosse é o principal sintoma da doença. Na bronquite aguda, ela pode ser seca ou com catarro. Na crônica, sempre vem acompanhada de catarro, podendo tornar-se amarelada e espessa depois. Outros sintomas são falta de ar, chiado ao respirar e, com menor frequência, febre e calafrios.

Bronquiolite

O que é

Bronquiolite é uma infecção infantil comum, em que ocorre o inchaço e acúmulo de muco nos bronquíolos, que são passagens menores de ar presentes nos pulmões.

Principais sintomas

Pele azulada devido à falta de oxigênio, dificuldade para respirar, chiado no peito e falta de ar, tosse, fadiga, febre, retrações intercostais (quando os músculos ao redor das costelas afundam à medida em que a criança tenta respirar) e respiração rápida

Quando é hora de procurar o médico?

Os sintomas mais comuns da Covid-19 são febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem apresentar dores no corpo, nariz entupido, dor de cabeça, conjuntivite, dor de garganta, diarreia, perda de paladar ou olfato, feridas na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés. Fique atento a esses sintomas na hora de diferenciar doenças respiratórias da Covid-19.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% dos infectados por Covid-19 se recuperam da doença sem precisar de tratamento hospitalar. Por outro lado, uma em cada seis pessoas infectadas fica gravemente doente e desenvolve dificuldade de respirar. 

Idosos e pessoas com pressão alta, problemas no coração e no pulmão, diabetes ou câncer têm maior risco de ficar em estado grave. Imediatamente, em qualquer idade, aqueles que apresentam febre e/ou tosse associada a dificuldade de respirar, falta de ar, dor e pressão no peito ou perda da fala ou movimento devem procurar atendimento médico.

Recomendações

A recomendação dos especialistas para os casos de Covid-19 é:

  • A princípio, se você tiver sintomas menores, como tosse leve ou febre leve, não há necessidade de procurar atendimento médico. Dessa forma, opte por ficar em casa, fazer isolamento e monitorar seus sintomas.
  • Se você mora em uma área com malária ou dengue, é importante não ignorar os sintomas da febre e buscar ajuda médica. Ao comparecer ao serviço de saúde, use máscara, mantenha pelo menos 1 metro de distância de outras pessoas e não toque nas superfícies com as mãos. 
  • Procure atendimento imediato se tiver dificuldade de respirar ou dor e pressão no peito. Se possível, ligue para o serviço médico antes de ir. Dessa forma, eles vão te direcionar para o local correto de atendimento.

Leia também:
5 formas simples de cuidar da sua saúde mental

A atenção deve ser redobrada em casos de febre por mais de 48 horas, falta de ar, esforço para respirar, pele pálida ou azulada, náuseas e vômitos. Sonolência excessiva, em caso de crianças e idosos, também deve acender o alerta.

Cuide de você e de quem você ama

Independentemente da pandemia de Covid-19, doenças respiratórias são bastante comuns na temporada de outono-inverno. Por isso, mantenha-se atento às orientações. Compartilhe somente informações confiáveis com amigos e familiares. Acima de tudo, previna-se e mantenha um estilo de vida saudável para estar menos vulnerável. Conte com a MedSempre sempre que precisar. 

Nosso cartão de benefícios em saúde permite que você se consulte em clínicas particulares de excelente qualidade, pagando muito pouco. Você só paga o que usar e ainda ganha descontos de até 70% em consultas e exames. 

Otorrinos, alergistas, pneumologistas e clínicos gerais, entre outras 30 especialidades médicas, fazem parte do time de credenciados MedSempre. Podemos ajudar você e sua família a ter uma vida mais saudável e longe de doenças, sem gastar muito para isso. Saiba mais em www.medsempre.com.br ou fale com a gente clicando aqui.