Como funciona uma teleconsulta
Teleconsultas são formas de atendimento por vídeo e outras ferramentas à distância que ganharam destaque com o isolamento social da pandemia
A tecnologia facilita a nossa vida em muitos momentos. Quando falamos em cuidar da saúde, ela também é uma aliada importante. Não apenas nas grandes descobertas, como a cura de doenças ou vacinas, mas também em ações de rotina que aproximam quem precisa de cuidados da medicina. Hoje queremos falar de uma delas, que ganhou ainda mais destaque por causa do isolamento social da pandemia: a teleconsulta.
Teleconsulta é uma forma de atendimento clínico por vídeo e outras ferramentas à distância. Ela foi desenvolvida a partir das novas tecnologias de comunicação e da possibilidade de avaliar o paciente com qualidade, mesmo se ele estiver longe do profissional de saúde.
Em outras palavras, isso significa que os profissionais da saúde não precisam estar no mesmo local que o paciente para atendê-lo. Graças a recursos como chamadas de vídeo ou programas de videoconferência, por exemplo, hoje podemos ser orientados por médicos e enfermeiros sem sair de casa. Desta forma, resolvemos problemas de saúde de forma rápida e segura.
Leia também:
Como funciona um cartão de saúde
É claro que a teleconsulta não substitui o contato presencial com os médicos nem os exames que ajudam no diagnóstico de muitos problemas. Mas a tecnologia ajuda, e muito, nos casos de suspeita de Covid-19, acompanhamento, primeiros cuidados, emergências e alguns tipos de especialidades. Por outro lado, para pessoas com dificuldades de locomoção ou que vivem em áreas muito distantes, a possibilidade de ser atendido online significa acesso.
Uma aliada na pandemia
Desde o início da pandemia, as teleconsultas se tornaram uma ferramenta muito útil para quem não pode sair de casa. Afinal, elas são uma forma segura e eficaz de avaliar casos suspeitos de coronavírus e orientar o diagnóstico e o tratamento do paciente.
Pessoas do grupo de risco, como aqueles que têm obesidade, diabetes, pressão alta e doenças cardíacas, igualmente podem se beneficiar do atendimento online. Assim, dá para evitar, em muitos casos, a ida a hospitais neste momento de pandemia.
Leia também:
Como diferenciar doenças respiratórias de outono-inverno da Covid-19
O método pode ser efetivo tanto para identificar pessoas com suspeita de Covid-19, quanto evitar a exposição de quem precisa de consulta médica por outros motivos não relacionados ao coronavírus.
É o caso de pacientes com câncer. Por teleconsulta, médicos podem realizar um monitoramento da pessoa e verificar se ela tem sentido alguma dor ou desconforto. Também é possível analisar resultados de exames e orientar tratamentos contínuos. Psicólogos, fonoaudiólogos, endocrinologistas, cardiologistas e diversas outras especialidades também podem atender à distância.
Benefícios
Entre as vantagens de uma teleconsulta, podemos destacar a agilidade no atendimento e a diminuição da ida a hospitais para tratamentos que podem ser feitos por vídeo. Além disso, ao reduzir o fluxo de pessoas dentro do ambiente hospitalar, as teleconsultas também contribuem para diminuir os altos índices de contaminação da Covid-19.
Vale destacar que teleconsulta e telemedicina não são exatamente a mesma coisa. A teleconsulta é uma das ferramentas da telemedicina. De acordo com o documento elaborado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), a telemedicina é o exercício da medicina mediado por tecnologias para fins de assistência, educação, pesquisa, prevenção de doenças e lesões e promoção de saúde.
De maneira resumida, a telemedicina abrange toda a prática médica realizada à distância. Em outras palavras, ela é um termo “guarda-chuva” que inclui serviços e práticas como o telediagnóstico, o telelaudo e a teleconsulta.
Leia também:
O que são doenças crônicas, que afetam mais de 57 milhões de brasileiros
Todos esses termos fazem parte de um conceito conhecido mundialmente como eHealth ou saúde digital. De acordo com a Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS), saúde digital é qualquer aplicação da internet, utilizada em conjunto com outras tecnologias de informação. Em primeiro lugar, a saúde digital é focada em prover melhores condições aos processos clínicos, ao tratamento dos pacientes e melhores condições de custeio ao Sistema de Saúde.
Longe da Covid, sem descuidar da saúde
A pandemia tirou mais de 3,5 milhões de vidas e abalou o emocional de muita gente. O isolamento social, as incertezas quanto ao futuro, o desemprego e o medo da doença passaram a fazer parte das nossas rotinas, pedindo cuidado extra com as emoções. Falamos um pouco mais sobre isso aqui.
Mesmo quem consegue praticar o isolamento social, precisa cuidar do corpo e da mente, mantendo em dia as rotinas mais importantes de saúde. Uma das opções para fazer isso mesmo em tempos de crise econômica é o Cartão MedSempre.
Sem carência e por um valor que cabe no seu bolso, você pode ter acesso a consultas e exames em estabelecimentos reconhecidos na área da saúde pagando muito menos por esses serviços. Você pode, ainda, realizar exames para identificar diabetes. Pode também fazer consultas de acompanhamento de pressão alta e riscos de doença cardíaca.
Existe também a modalidade MedSempre +. Nela, você conta ainda com atendimento por videochamadas, 0800 e chat, gratuito e ilimitado, 24 horas por dia. Além disso, oferecemos descontos especiais em exames laboratoriais e diagnóstico por imagem, descontos em medicamentos e auxílio funeral. Fale agora mesmo com o nosso time para saber mais.