Saúde mental: 10 dicas para lidar com a ansiedade

Veja algumas ações que podem ser colocadas em prática para amenizar os efeitos da ansiedade no dia a dia

Tem sido muito comum ouvir que a ansiedade tornou-se o mal do século. Quem é que não sofre ou não conhece alguém próximo que é afetado pelos sintomas da ansiedade?

A ansiedade é uma reação natural do corpo relacionada à preocupação e ao medo. No entanto, quando em excesso, pode se tornar uma condição psicológica e atrapalhar as atividades do dia a dia.

A ansiedade é uma reação natural do corpo, o problema é quando ocorre em excesso.

A ansiedade é uma reação natural do corpo, o problema é quando ocorre em excesso.

O termo apresenta diversas definições e pode ser encarado como uma angústia, perturbação de espírito, medo iminente, sensação de estar em perigo e outros sinônimos.

Pensando nisso, listamos neste blog 10 estratégias práticas que podem ser adotadas para lidar e reduzir os efeitos da ansiedade no dia a dia. Confira:

1) Pratique exercícios físicos regularmente

A atividade física libera endorfinas, neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar, ajudando a reduzir a ansiedade.

Leia também:
As 7 atividades físicas mais recomendadas para idosos

Além disso, praticar exercício físico é uma das principais recomendações para prevenir a maioria dos problemas de saúde.

2) Pratique a respiração profunda

Você sabia que respirar profundamente e conscientemente ajuda a acalmar o sistema nervoso e reduz os sintomas de ansiedade?

Se fizer sentido pra você, adote técnicas de relaxamento como meditação e ioga para relaxar o corpo e acalmar a mente.

3) Tenha uma rotina

Ter uma rotina estruturada pode proporcionar sensação de segurança e previsibilidade, reduzindo a ansiedade.

Quando nos dispomos a fazer as mesmas coisas todos os dias ou com pequenas diferenças entre um dia e outro, reduzimos a possibilidade de encontrar surpresas.

Assim, conseguimos dedicar atenção e energia para finalizar as obrigações diárias com calma e qualidade, além de minimizar o estresse.

A criação de hábitos saudáveis também é mais fácil quando seguimos uma rotina.

4) Pratique o autocuidado

Reserve um tempo para cuidar de si mesmo, fazendo atividades prazerosas e que promovam o bem-estar mental. 

O autocuidado não é somente cuidar da aparência, mas abrange todas as áreas da vida. Pense em pequenos hábitos que podem melhorar seu bem-estar no trabalho, em casa, nos relacionamentos e consigo mesmo.

5) Fuja do estresse

Identifique quais situações ou ambientes desencadeiam sua ansiedade e procure evitá-los. 

Se evitá-los não está resolvendo, tente encontrar formas de lidar melhor com essas situações para ter mais qualidade de vida.

6) Limite o consumo de notícias

A sobrecarga de informações negativas pode aumentar a ansiedade, sabia? Experimente estabelecer limites para o tempo gasto em notícias e evite conteúdos que te causem sensações ruins e tristes. 

7) Tenha vida social ativa

Compartilhar suas preocupações e sentimentos com pessoas de confiança pode trazer alívio emocional e perspectivas diferentes sobre os problemas.

Leia também:
Quando procurar terapia?

Tente fazer parte de um ou mais grupos sociais. Faça coisas juntos, converse, passe tempo com outras pessoas.

8) Pratique a gratidão

Focar nas coisas positivas da vida e expressar gratidão ajuda a mudar o foco da ansiedade para aspectos mais positivos.

Seja grato pelo que você tem!

9) Tenha uma alimentação equilibrada

Adotar um plano alimentar saudável, variado e equilibrado pode ajudar a melhorar nossas funções cerebrais. Alimentar-se de forma adequada aumenta nossos níveis de energia; melhora a memória, além de ajudar a controlar as emoções

10) Busque ajuda profissional

Lidar com a ansiedade no dia a dia pode ser desafiador, mas com as estratégias corretas é possível encontrar alívio e bem-estar.

Se a ansiedade persistir e interferir significativamente na sua vida, não hesite em buscar auxílio de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra.

Afinal, nada como ter um acompanhamento psicológico para se conhecer melhor, vencer limites e resolver problemas internos.

Se for o seu caso, a MedSempre pode te ajudar nesse processo de autoconhecimento. Nossa rede credenciada conta com psicólogos, psiquiatras e muitos outros médicos especialistas de confiança. E o melhor: com um precinho que você pode pagar!

Faça o seu Cartão MedSempre e tenha acesso a todo cuidado médico por um precinho que não aperta o orçamento da sua família, apenas R$32,90/mensais. Aqui, o preço é popular de verdade!

Entre em contato e tire as suas dúvidas clicando aqui! Saiba mais em www.medsempre.com.br.

Se você gostou deste artigo, não deixe de ler também: