Confira 8 dicas para prevenir a pressão alta

A hipertensão arterial é uma doença silenciosa e faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal, comprometendo o funcionamento de outros órgãos.

Quando foi a última vez que você fez a medição da sua pressão arterial? Para se prevenir da hipertensão arterial, é muito importante fazer essa avaliação, pelo menos, uma vez por ano.

Para se prevenir da hipertensão arterial, é muito importante uma avaliação, pelo menos, uma vez por ano.

Você sabia que cerca de 30% dos brasileiros são hipertensos? É o que aponta a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

Essa doença silenciosa faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal e acaba comprometendo o funcionamento de outros órgãos.

No dia 26 de abril, comemora-se o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Se não for controlada, essa doença pode comprometer todo organismo e levar à morte.

Entenda a hipertensão arterial

Popularmente chamada de pressão alta, a hipertensão arterial afeta homens e mulheres no mundo todo.

Em breves palavras, a hipertensão arterial é um aumento anormal, e por um longo período, da pressão que o sangue faz ao circular pelas artérias do corpo.

Para chegar em todas as partes do corpo, o sangue bombeado a partir do coração exerce uma força natural contra as paredes internas das artérias. Enquanto isso, os vasos sanguíneos oferecem certa resistência à passagem do sangue, determinando assim a pressão arterial.

Leia também:
Ômega 3 é o cara contra problemas do coração

Essa pressão sofre variações ao longo do dia. Por exemplo: quando uma pessoa está deitada, ela fica mais baixa. Quando se movimenta, a pressão sobe, porque o cérebro avisa que o corpo precisa de mais energia.

A pessoa é considerada hipertensa quando sua pressão fica maior ou igual a 14 por 9 na maior parte do tempo. A partir desse limite, corre-se o risco de ocorrer doenças cardiovasculares, dentre outras complicações.

Essa doença é causada por vários fatores, dentre eles: a obesidade, sedentarismo, estresse, herança familiar, idade e consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

8 dicas para prevenir a pressão alta:

 

1. ​Reduza o consumo de sal

Certamente você já ouviu essa recomendação por aí, já que o impacto do consumo excessivo de sal na pressão arterial não é novidade. O problema é que a atenção não deve se resumir apenas ao sal usado na preparação das refeições…

É preciso evitar ao máximo os produtos em conserva, embutidos, salgadinhos, biscoitos recheados, alimentos processados, refrigerantes, queijos amarelos, e temperos prontos.

Outra alternativa é fazer uso de temperos naturais para reduzir a quantidade de sal utilizada no dia a dia. Dê preferência a alimentação composta por frutas, legumes, verduras, cereais integrais e carnes magras.

2. Reduza a ingestão de álcool

Além da preocupação com a dependência, o consumo frequente de bebidas alcoólicas causa danos aos órgãos internos.

No coração, o álcool libera adrenalina, que acelera a atividade do sangue no coração, aumentando a frequência dos batimentos cardíacos e a pressão arterial.

Busque reduzir ou eliminar o consumo de bebidas alcoólicas.

3. Reduza o estresse

Se estiver presente na sua vida de forma excessiva, o estresse pode desencadear diversas doenças, dentre elas a hipertensão arterial.

Respeite seus limites, durma bem, descanse e reserve um tempo para o lazer. Lembre-se sempre de que a saúde emocional está diretamente ligada à saúde física.

4. Exercite-se!

Além de todos os benefícios que a prática de exercícios físicos oferece ao corpo, esse hábito ainda ajuda a controlar a pressão arterial. O risco de pessoas sedentárias apresentarem pressão alta pode variar de 20 a 50%.

Consequentemente, a atividade física contribui na redução da gordura corporal, outro fator para a pressão alta.

As atividades aeróbicas são bastante recomendadas, mas se for iniciar, comece devagar, dedicando de 30 a 45 minutos por dia, de três a cinco vezes por semana.

A musculação é um ótimo aliado na prevenção da hipertensão arterial, pois contribui para melhora da circulação sanguínea.

5. Atenção à gordura abdominal

O acúmulo de gordura na região abdominal tem ligação direta com a hipertensão, infarto e diabetes.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a medida ideal limite para os homens é 94 cm, enquanto para as mulheres até 80 cm.

Para alcançar essa meta, ponha em prática a combinação de uma alimentação saudável com a prática de atividades físicas. 

6. Não fume

A nicotina é uma das substâncias causadoras de pressão alta, além de todos os outros malefícios da substância.

Se você é fumante, decida abandonar o cigarro!

7. Vitamina D

Absorvida principalmente pela exposição à luz solar, a vitamina D ajuda no equilíbrio circulatório. A carência da vitamina D pode ocasionar não só o aumento na pressão, como também tontura e transpiração em excesso.

Quando fizer um check-up de saúde, verifique como estão essa e outras taxas.

8. Cuide regularmente da saúde

As complicações da hipertensão podem ser as seguintes: ataque cardíaco; acidente vascular cerebral; insuficiência cardíaca; insuficiência renal, entre outras complicações. 

Leia também:
O que é aneurisma, a doença que levou a ex-BBB Josy à morte

Como a pressão alta é silenciosa, é fundamental estar em dia com as consultas e exames periódicos para prevenir-se deste mal.

Contra todos esses problemas você pode contar com o Cartão MedSempre para continuar vivendo com qualidade de vida e a pressão controlada.

O nosso cartão de saúde oferece preços e condições especiais em diversas especialidades médicas, como: cardiologista, nutricionista, endocrinologista, entre outros. Sem carência ou limite de consultas, o Cartão MedSempre ajuda você a cuidar da sua saúde pagando muito pouco. 

Explicamos aqui como isso funciona. 

Você também pode falar direto com a nossa equipe se preferir, clicando aqui.

Se você gostou deste artigo, não deixe de ler também: