Gastroenterite: não deixe que ela atrapalhe o seu verão
Os sintomas mais comuns são a diarreia, dor abdominal, cólicas, náuseas e vômitos, podendo gerar desidratação.
Bastante frequente no verão, a gastroenterite é uma inflamação do revestimento do estômago e dos intestinos grosso e delgado. Apesar da doença se desenvolver de várias formas, ela costuma ser transmitida, principalmente, por meio de água ou alimentos contaminados.
Os sintomas mais comuns são a diarreia, dor abdominal, cólicas, náuseas e vômitos, podendo gerar desidratação. Entenda um pouco mais sobre essa doença e saiba como manter-se longe dela nesse verão.
Entenda a gastroenterite
A principal causa da gastroenterite é a contaminação dos alimentos. Porém, pode ocorrer, também, quando a mão suja e contaminada é levada à boca.
Entenda outras formas com que ela pode ocorrer:
- Vírus: são as causas mais comuns de gastroenterites. O rotavírus é altamente contagioso e é a causa mais recorrente de diarreias, sobretudo em crianças menores entre 03 e 15 meses de vida.
Outros vírus são os norovírus, mais frequentemente infectam crianças mais velhas e adultos; o astrovírus, que pode infectar pessoas de todas as idades, mas em geral atinge bebês e crianças pequenas; e os adenovírus, a quarta causa mais comum de diarreia viral na infância.
Leia também:
Você está se hidratando como deveria?
- Bactérias: A gastroenterite bacteriana é menos comum que a viral. As bactérias causam gastroenterite por vários mecanismos.
Algumas espécies aderem à mucosa intestinal sem invadi-la e produzem toxinas.
Algumas bactérias produzem uma toxina que é ingerida junto com o alimento contaminado. Outras bactérias invadem a mucosa do intestino delgado ou cólon e provocam ulcerações microscópicas, sangramento, por exemplo.
- Parasitas: Certos parasitas intestinais invadem a mucosa intestinal, causando náuseas, vômitos, diarreia e mal-estar geral. Costuma ser adquirida por contato interpessoal ou por água contaminada.
Sintomas
Os sintomas e sua gravidade podem variar conforme cada caso. As queixas mais comuns são:
- vômitos
- cólicas abdominais
- diarreia (com ou sem sangue e muco)
- mal-estar
- prostração
- abdome distendido e sensível
- febre
- perda de apetite
Relação com as altas temperaturas
O calor favorece o aumento dos casos de gastroenterite. Mas, qual é a relação entre eles?
É que com as altas temperaturas, as bactérias propagam-se com mais facilidade nos alimentos, já que o calor é um fator propício para o desenvolvimento das bactérias.
Daí torna-se ainda mais importante ter atenção e cuidado no manuseio com o alimento e na forma de armazenamento, principalmente no verão.
Muitos casos de gastroenterite ocorrem nas praias. Fique atento, então, aos alimentos que for consumir, que sejam de boa procedência e que estejam conservados nas temperaturas adequadas para evitar a contaminação.
Leia também:
Guia para curtir a praia de forma saudável
Prevenção
A prevenção da gastroenterite pode ser feita com medidas de higiene: lavar sempre as mãos de forma adequada e evitar o compartilhamento de itens pessoais, como talheres e copos.
Além disso, os alimentos devem ser sempre bem lavados, porque esse procedimento ajuda a eliminar os agentes causadores da infecção.
Como já adiantamos, evite consumir alimentos com origem desconhecida e conservação duvidosa dos produtos. Observe se os alimentos estão com boa aparência e odor adequados. Caso fique em dúvida, não coma.
No caso da gastroenterite viral causada pelo rotavírus, é possível se prevenir tomando a vacina contra o rotavírus.
Como tratar
Nem sempre a gastroenterite requer tratamentos específicos ou com ajuda hospitalar. Em alguns casos, basta acompanhar os sintomas e manter-se bem hidratado para se recuperar da gastroenterite em poucos dias.
No caso da gastroenterite causada por bactérias ou parasitas, pode ser necessário fazer uso de medicamentos como antibióticos e remédios antiparasitários para promover uma melhora permanente.
Cometeu algum deslize? Não se preocupe. Com o Cartão MedSempre você tem acesso a consultas com excelentes profissionais da saúde, por um preço muito acessível.
Ao solicitar o seu cartão de benefícios em saúde, você pode fazer exames laboratoriais com desconto e iniciar um acompanhamento médico com um gastroenterologista ou outras mais de 30 especialidades.
Conheça outras vantagens que você terá por uma mensalidade a partir de R$32,90, com carência zero. Saiba mais em www.medsempre.com.br ou fale com a gente clicando aqui.