7 cuidados com idosos no inverno
As baixas temperaturas deixam a saúde dos idosos ainda mais frágil. É preciso redobrar a atenção com esse grupo de pessoas!
Durante o inverno, os cuidados com idosos devem ser ainda maiores do que em outras estações. Isso porque a soma da queda das temperaturas, ambientes fechados e a proliferação de vírus e bactérias facilitam o surgimento de várias doenças, além de poder agravar as já existentes.
Sabemos o quanto a saúde das pessoas idosas é mais frágil. Por isso, se você está na melhor idade ou tem idosos em casa, confira as sete dicas de cuidados para passar bem por este período de frio.
1) Banhos mais rápidos:
Para evitar passar frio e o choque térmico, é recomendável que os banhos dos idosos sejam mais rápidos e, de preferência, durante o dia, quando a temperatura está mais elevada.
2) Hidratação da pele:
O ressecamento da pele é mais recorrente durante os dias frios em pessoas de qualquer idade. Em idosos, então, o cuidado deve ser redobrado. Faça uso de cremes hidratantes apropriados para fugir desse incômodo.
3) Aquecimento adequado:
Não é bom para a saúde deixar que o corpo passe frio, pois abaixa a imunidade. Em pessoas idosas, é preciso ter bastante atenção, já que a temperatura corporal cai com mais facilidade ainda.
Garanta roupas quentes e acessórios, como gorros, toucas, bonés e cachecóis. Tenha disponível, também, cobertores reforçados.
Aproveite para incluir bebidas quentes no dia a dia, como chás e chocolate quente. Assim, o corpo fica mais aquecido.
4) Vacinação:
Como anda a imunização contra a gripe e outras doenças recorrentes na terceira idade?
Esse é um bom momento para atualizar o cartão de vacinas e deixar o sistema de defesa preparado.
5) Atividade física:
Exercícios de alongamento com orientação adequada são fundamentais para evitar a imobilidade no inverno. No frio, os músculos tendem a ficar encolhidos, gerando desconfortos e até dores. Por isso, manter o corpo em movimento é uma ótima estratégia para a manutenção da saúde e qualidade de vida do idoso nos dias frios.
É bom, ainda, que a pessoa idosa evite exposição ao vento gelado, preferindo atividades em ambientes cobertos.
6) Alimentação:
Os cuidados reforçados com a alimentação não poderiam ficar de fora! Aproveite as baixas temperaturas para incluir no cardápio sopas e caldos. Além de serem nutritivas, ajudam a aquecer o corpo, e, também, na hidratação (já que os idosos costumam beber menos água nos dias frios).
É importante verificar a necessidade de reposição de vitamina D devido à diminuição da exposição ao sol em decorrência do aumento do frio. Lembrando que a suplementação deve ser feita com orientação médica.
Garanta o aumento do consumo de alimentos ricos em vitamina D, como peixes, fígado e gema de ovo.
7) Atendimento médico:
A ajuda médica é extremamente importante caso o idoso apresente sinais de hipotermia ou de doenças respiratórias que possam evoluir para pneumonia.
Nesta questão, você pode contar com a MedSempre. Ao solicitar seu cartão de saúde, você passa a contar com uma ampla rede associada, em vários estados brasileiros, com atendimento ágil e de qualidade. Sem carência e sem filas!
Além disso, Clientes MedSempre+ tem mais comodidade e vantagens para você e sua família: Atendimento 24h com profissionais de saúde, descontos em medicamentos, até três dependentes gratuitos e muito mais. Tudo isso por um precinho popular de verdade, que cabe no orçamento da sua família, apenas R$ 49,90 por mês.
Saiba mais em www.medsempre.com.br e solicite já o seu cartão clicando aqui.