Cuidados essenciais para manter a saúde do pulmão

Saiba quais medidas podem ser adotadas para cuidar do pulmão e ter mais qualidade na saúde respiratória

Os pulmões são dois órgãos esponjosos localizados dentro da caixa torácica. O pulmão esquerdo é menor, porque o coração está localizado desse lado do corpo.

No indivíduo adulto, o volume do pulmão pode chegar a 6 litros, que, em uma pessoa saudável, é preenchido por ar.

Órgão mais importante do sistema respiratório, a principal função do pulmão está relacionada à respiração.

O pulmão é o órgão mais importante do sistema respiratório e requer cuidados.

O pulmão é o órgão mais importante do sistema respiratório e requer cuidados.

Ele é responsável por realizar a troca gasosa, na qual o ar inspirado permite que o sangue receba oxigênio (O²) e elimine gás carbônico (CO²). Dessa forma, ele distribui o oxigênio a todas as células e tecidos do corpo.

Para lembrar a população de também cuidar desse órgão, foi criado o Dia Mundial do Pulmão, em 25 de setembro, para evitar doenças sérias que podem até levar à morte.

6 cuidados para manter a saúde do pulmão

Para cuidar bem da saúde pulmonar, é importante seguir alguns cuidados, colocando-os em prática na rotina.

1) Beba água

Boa parte do corpo humano é composta por água, líquido importante para diversas funções, incluindo a qualidade respiratória dos pulmões.

Ao manter-se hidratado, a consistência do muco no sistema respiratório torna-se ideal. Quando muito espesso, podem ocorrer problemas para respirar, além de aumentar as chances de infecções.

Leia também:
Você está se hidratando como deveria?

2) Evite exposição a poeiras e fumaça

Ao penetrar no organismo, substâncias como a poeira, gases, vapores e fumaça podem causar problemas respiratórios, como a enfisema pulmonar, por exemplo.

Desse modo, é importante evitar lugares com grande poluição e, quando não for possível evitá-los, realizar uso de equipamentos de proteção adequados. 

3) Não fume

Assim como evitar ambientes com fumaça é importante, eliminar o tabagismo é fundamental.

Ao fumar, o indivíduo ingere inúmeras substâncias agressivas ao organismo, principalmente aos pulmões e sistema respiratório.

Além da nicotina, outros elementos podem apresentar ação cancerígena. Portanto, entre os cuidados para manter a saúde dos pulmões, evitar o cigarro é um dos principais.

4) Mantenha a limpeza da casa

Viver em um ambiente limpo e arejado é uma forma de garantir a manutenção da saúde pulmonar, evitando substâncias agressivas como poeira, ácaros e fungos. 

Os ácaros são responsáveis por mais de 80% das doenças e alergias respiratórias, e podem ser evitados com a limpeza do ambiente.

5) Tenha bons hábitos

Algumas doenças pulmonares podem ser infecciosas e transmissíveis. Contudo, tais doenças se tornam ainda mais graves quando o organismo está com a imunidade baixa, abrindo portas para a atuação dos microorganismos.

Por isso, uma das formas de fortalecer a saúde pulmonar é fortalecendo o sistema imunológico com uma dieta equilibrada. Alimentos como frutas, verduras, vegetais e gorduras boas são fundamentais para isso. Do mesmo modo, é importante diminuir o consumo de alimentos industrializados e ultraprocessados.

Leia também:
Passo a passo para melhorar a sua alimentação

Outra forma de manter a saúde do pulmão é fugindo do sedentarismo. Com a prática regular de atividades físicas, é possível aumentar a frequência cardíaca, elevando a intensidade da respiração.

Esse pode ser um exercício para os pulmões, aumentando a capacidade respiratória. Desse modo, quanto mais regular forem os exercícios, melhor será o funcionamento de seu sistema pulmonar.

6) Faça exames periodicamente

Por último, e tão importante quanto as anteriores, visite o médico e realize exames preventivos. Esse acompanhamento periódico possibilita diagnosticar doenças em fases iniciais, evitando complicações e melhorando as chances de cura dos tratamentos. 

Se você tem dúvidas de como anda a sua saúde, aproveite essas dicas para dar o pontapé inicial em um novo estilo de vida. Conte com a MedSempre para fazer isso pagando um precinho popular utilizando o MedSempre+.

Clientes MedSempre+ podem marcar todas as consultas que precisar com excelentes profissionais de mais de 30 especialidades médicas, em clínicas particulares, com até 70% de desconto. 

Entre em contato, peça seu MedSempre+ e tenha acesso a todo esse cuidado. Por apenas R$54,90 mensais, você pode incluir até 03 dependentes grátis, e ainda tem acesso ilimitado a teleconsultas 24 horas.

Saiba mais em www.medsempre.com.br e solicite já o seu cartão clicando aqui

Se você gostou deste artigo, não deixe de ler também: