Cuidados necessários com os olhos durante o inverno

Confira algumas orientações para manter sua visão saudável no período mais frio do ano

Você sabia que as mudanças climáticas podem interferir na saúde dos olhos?

É que durante os períodos mais frios, há uma diminuição significativa da umidade e maior concentração de poluentes no ar, o que influencia diretamente na lubrificação natural dos olhos, causando irritações e alergias.

Basicamente, a camada aquosa lacrimal dos olhos evapora e, com isso, as chances de desenvolver doenças como conjuntivite, síndrome do olho seco e reações alérgicas aumentam.

O clima frio pode interferir na saúde dos olhos

O clima frio pode interferir na saúde dos olhos

Por isso, é importante ter cuidados específicos com os olhos no inverno para evitar o surgimento dessas doenças.

Confira algumas orientações de como cuidar da visão durante a época mais fria do ano:

1) Não compartilhar objetos pessoais

Evite fazer uso compartilhado de objetos pessoais como maquiagem, toalhas ou lenços. É que esse hábito pode contribuir para o surgimento de infecções, micoses e até terçol. Portanto, utilize esses objetos apenas para uso próprio.

2) Mantenha as roupas de cama limpas

Troque as roupas de cama com frequência e as mantenha sempre limpas. Esse cuidado é fundamental para evitar problemas oculares, sabia? Os travesseiros são grandes transmissores de fungos e bactérias, por isso, é indicado trocar as fronhas e lençois de 7 a 15 dias, no máximo.

Vale reforçar que ao retirar para uso cobertores que estavam guardados há muito tempo, antes devem ser lavados.

3) Lavar as mãos com frequência

O simples hábito de lavar as mãos com frequência pode fazer uma grande diferença. Você sabia que lavar as mãos diminui as chances de desenvolver uma conjuntivite viral?

É que a superfície ocular fica diretamente exposta a agentes infecciosos. Ao higienizar as mãos, o risco de bactérias chegarem até o globo ocular reduz consideravelmente.

Leia também:
Como higienizar as mãos corretamente

4) Utilizar óculos de sol

Mesmo em dias nublados, a incidência dos raios solares ainda é forte. Portanto, é importante utilizar óculos de proteção. Uma boa lente protege os seus olhos dos efeitos causados pela luminosidade e, também, pela radiação.

5) Evitar ambientes refrigerados

O ar condicionado pode contribuir para o ressecamento dos olhos, principalmente no frio. Por isso, devem ser evitados. Caso realmente haja necessidade do uso, lembre-se de manter os filtros do aparelho  sempre limpos da maneira correta.

Alguns outros cuidados com os olhos também podem ser adotados neste período de frio. São eles:

  • Manter tapetes, carpetes e cortinas sempre limpos. Esses itens podem acumular poeira;
  • Deixar as janelas abertas para que o ar possa circular livremente;
  • Evitar coçar os olhos.
  • Piscar mais vezes, principalmente ao usar computador e smartphone;
  • Hidratar os olhos com colírios indicados pelo seu médico;
  • Não levar as mãos sujas aos olhos;
  • Usar óculos (de grau e de sol) com proteção UV;
  • Atentar-se ao ressecamento das lentes de contato para evitar infecções.

Leia também:
Aprenda a escolher óculos de sol para o verão

Quando foi a última vez que você foi ao oftalmologista? Da infância à terceira idade, a recomendação geral para visitas a esse especialista é de uma vez por ano, caso não haja a manifestação de sintomas ou histórico familiar de alguma condição ocular específica.

Para garantir uma boa saúde dos olhos, é essencial manter em dia as consultas de rotina. Conte com a MedSempre para fazer isso pagando um precinho popular utilizando o Cartão MedSempre+.

Clientes MedSempre+ podem marcar todas as consultas que precisar com excelentes profissionais de mais de 30 especialidades médicas, em clínicas particulares, com até 70% de desconto. 

Entre em contato, peça Cartão MedSempre+ e tenha acesso a todo esse cuidado. Por apenas R$54,90 mensais, você pode incluir até 03 dependentes grátis, e ainda tem acesso ilimitado a teleconsultas 24 horas.

Saiba mais em www.medsempre.com.br e solicite já o seu cartão clicando aqui

Se você gostou deste artigo, não deixe de ler também: