Homem: sua saúde precisa de atenção!

Os homens vivem menos que as mulheres porque não têm o hábito de cuidar da saúde.

Não é novidade pra ninguém que as mulheres cuidam muito melhor da saúde do que os homens.

Segundo levantamentos na área da saúde, as mulheres vão regularmente ao médico, de forma preventiva, o que não é frequente entre os homens que, em geral, procuram atendimento médico apenas quando estão com sintomas.

Novembro Azul é uma campanha para que os homens cuidem mais da saúde

Novembro Azul é uma campanha para que os homens cuidem mais da saúde

Um dos reflexos deste comportamento, é que os homens vivem menos que as mulheres porque não têm o hábito de cuidar da saúde. O mês de novembro, no entanto, chama a atenção do público masculino para que reforcem os cuidados consigo mesmo, por meio da campanha Novembro Azul.

Leia também:
Novembro Azul: cuidar da saúde também é coisa de homem

Doenças mais comuns entre os homens

Doenças cardiovasculares: infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral estão entre as principais causas de morte no Brasil.

A maior incidência é entre os homens. Os fatores de risco incluem pressão alta, obesidade e alguns hábitos relacionados ao estilo de vida, como tabagismo e sedentarismo.

Câncer de pulmão: atinge duas vezes mais homens do que mulheres.
A maior parte dos casos diagnosticados (90%) está associada ao hábito de fumar.

Os principais sintomas são tosse, dor no tórax, escarros com sangue e falta de ar.

Câncer de próstata: é o segundo tipo de câncer mais comum entre homens.

Quando diagnosticado no início, o câncer de próstata tem 90% de chances de cura. Mas, para isso, é preciso quebrar o tabu e realizar o exame de toque retal periodicamente a partir dos 40 anos.

Câncer de testículos: apesar de raro (5% do total de casos de câncer entre os homens), preocupa porque a maior incidência é em homens em idade reprodutiva – entre 15 e 50 anos.

É facilmente curado na fase inicial. Homens devem realizar todo mês o autoexame dos testículos para detectar possíveis nódulos, além de fazer consultas periódicas com um urologista.

Câncer de pênis: está relacionado a condições precárias de higiene com o órgão sexual. No Brasil, representa 2% de todos os casos de câncer no homem e é mais frequente nas regiões Norte e Nordeste.

Além de avaliações de rotina, é importante manter um estilo de vida saudável no combate a problemas de saúde.

Quando ir ao médico?

Para manter a saúde em dia, as visitas ao médico devem ser regulares, mesmo na ausência de sintomas.

Os exames de rotina masculinos devem ser feitos anualmente após os 40 anos para detectar doenças, como tumores e problemas nas coronárias, que afetam o coração.

Nas consultas periódicas, em geral, são prescritos exames de sangue, como hemograma, glicemia, lipidograma (para avaliação de colesterol e triglicérides), além de outros para a avaliação de função renal, hepática, testosterona e, às vezes, sorologias para excluir doenças infecciosas.

O médico pode solicitar ainda exames de imagem, como ultrassonografia de abdômen e próstata, e, a depender de alguma queixa do paciente, exames mais específicos.

Leia também:
Entenda a importância do diagnóstico precoce

Se você ou algum homem da sua família nem se lembra qual foi a última vez que foi a uma consulta médica e realizou seus exames de rotina, saiba que a sua saúde também requer atenção e cuidados.

Afinal, é melhor prevenir do que tratar doenças. Mas, seja para o que for: consulta com urologista, proctologista, geriatra, realizar exames ou iniciar um tratamento, a MedSempre tem o que você precisa!

Clientes MedSempre podem utilizar seu Cartão de Saúde para se consultar com mais de 30 especialidades, por a partir de R$19,90. Imperdível, não é?

Nossa rede credenciada contempla clínicas particulares modernas e com profissionais capacitados para cuidar de você e dos dependentes que você quiser incluir.

Ao pedir seu cartão, você já começa a aproveitar, sem fila e sem carência. Tudo isso por uma mensalidade a partir de apenas R$32,90.

Faça o seu cartão e comece a usar imediatamente. Entre em contato e tire as suas dúvidas clicando aqui! Saiba mais em www.medsempre.com.br.

Se você gostou deste artigo, não deixe de ler também: