Cuide da sua saúde nas festas de fim de ano
As típicas refeições das festas de fim de ano não precisam pesar a consciência. Anote as dicas de como aproveitar de forma equilibrada.
O fim de ano chegou! Tempo de confraternização de todos os nossos grupos sociais. Esse é o período de churrasco com os amigos, amigo oculto da empresa, ceia de Natal, ceia de Réveillon e por aí vai… Há quem diga que é impossível manter o equilíbrio diante de tantos eventos, mas especialistas defendem que dá, sim, para curtir as festas sem abrir mão da saúde.
A alimentação nessa época de fim de ano tem o intuito de aproximar e reunir pessoas. Mas o foco não deve ser a comida, mas nas pessoas com quem você vai se confraternizar, nas conversas que terão e nos momentos especiais que compartilharão juntos.
Ponha em prática algumas dicas importantes neste fim de ano:
1 – Mantenha-se hidratado:
Independentemente da época do ano, beber água é primordial para quem deseja se manter saudável e, principalmente, para auxiliar no processo de emagrecimento. Caso haja ingestão de bebidas alcoólicas, o consumo simultâneo de água é fundamental.
2 – Analise as opções:
Seja em uma festa na casa de um amigo ou em uma confraternização de fim de ano do trabalho, analise as opções antes de fazer o seu prato. Opte pelas alternativas mais saudáveis ou menos calóricas. Quanto mais colorido for o seu prato, mais saudável ele será.
Imagine primeiro a combinação de alimentos que irá fazer e só depois sirva o seu prato, isso ajuda a não sair colocando tudo o que gosta.
3 – Comece pela salada:
A salada como prato de entrada deve ser regra para aqueles que desejam emagrecer. Folhas, verduras e legumes devem ser ingeridos em maiores quantidades. Isso porque, além de serem mais saudáveis, você acaba deixando menos espaço no prato e no estômago para os outros alimentos.
Leia também:
Procura por nutricionistas triplica em 2021
4 – Não abandone as atividades físicas:
Não é segredo para ninguém que uma vida saudável é a combinação de uma alimentação equilibrada e exercícios físicos. Se você já treina durante o ano, continue. Não deixe de praticar atividades físicas nesta reta final.
Caso você seja sedentário, aproveite para incluir essa meta na sua lista de promessas de Ano Novo. Com certeza você sentirá melhoras em muitas áreas da sua vida, como disposição e bem-estar.
5 – Não pule refeições:
Na tentativa de aproveitar melhor a comilança de fim de ano, algumas pessoas deixam de almoçar no dia do evento ou pular uma refeição do dia que tem o hábito de fazer. Especialistas alertam para o perigo dessa prática, já que é ruim para o organismo. Pular refeições fará com que você sinta muito mais fome e coma em excesso quando for se alimentar.
Faça todas as suas refeições de costume e, ao chegar na festa, experimente de tudo um pouco, saboreie e mastigue bem.
6 – Volte pra linha o quanto antes:
Abusou demais na Ceia de Natal ou naquele evento com os amigos? Volte para o planejamento alimentar no dia seguinte. O fato de ter comido em excesso não precisa ser transformado em peso na consciência nem, muito menos, para virar uma desculpa para “chutar o balde” de vez.
Pense no privilégio de ter aproveitado aquele momento com pessoas queridas, com uma comida agradável. Mas, agora é necessário retornar para a alimentação equilibrada.
Leia também:
Alimentação e atividade física: melhores amigas para sempre!
7 – Atenção à digestão:
É preciso tomar cuidado com os momentos em que “nos permitimos” comer de tudo para não abusar nos excessos. Alimentos muito gordurosos, muito temperados e muito calóricos requerem mais tempo para serem digeridos e a ideia é curtir as festas, não passar mal.
Sirva o prato com moderação, em quantidades que irão te deixar satisfeito sem comprometer o seu bem-estar e a sua festa.
Por fim, tenha em mente que o resultado do nosso corpo não é baseado no excesso de um dia, mas no que fazemos rotineiramente. Sendo assim, aproveite as dicas e curta as festas de fim de ano focando no que realmente importa: na companhia das pessoas.
Seja qual for o objetivo para o seu corpo, a MedSempre tem a especialidade que você precisa. Com o Cartão MedSempre, você e seus dependentes têm a estrutura de uma rede médica particular com descontos de até 70% em consultas com clínicos gerais, nutricionistas, psiquiatras, psicólogos, geriatras e muitas outras especialidades, além de exames de laboratório e de imagem.
Sem carência e sem fila de espera, o associado MedSempre pode ganhar ainda descontos de até 60% nas principais redes nacionais de farmácia.
Explicamos aqui como isso funciona.
Você também pode falar direto com a nossa equipe se preferir, clicando aqui.