Curiosidades sobre a alimentação da mulher
Veja algumas situações em que a alimentação é aliada na saúde da mulher
Ter uma alimentação saudável no dia a dia é benéfico para todos, sobretudo para as mulheres, que têm necessidades específicas em cada fase da vida.
As mulheres têm mais tendência a anemia que os homens, por conta da perda de sangue mensal na menstruação. Por isso, precisam ficar atentas às fontes de ferro. Derivados do leite, carnes e vegetais verdes escuros são essenciais na alimentação.
É recomendado também o consumo diário de fibras, importantes para evitar a constipação intestinal, mais comum no gênero feminino.
Devem fugir das comidas ricas em sódio como embutidos e salgadinhos industrializados, principalmente para prevenir a hipertensão.
Você sabia que é possível usar as propriedades dos alimentos como aliadas na prevenção e tratamento de doenças que afetam as mulheres?
Confira algumas situações de como a alimentação influencia na saúde da mulher:
1) TPM
É possível introduzir alguns alimentos ricos em triptofano nos períodos pré-menstruais, pois essa substância é precursora da serotonina, o hormônio do bem-estar. Isso vai reduzir a irritabilidade, que é aumentada em algumas mulheres quando estão nessa fase. Alguns exemplos são frutas secas, abacate, nozes, castanhas e cacau.
Leia também:
Menopausa precoce: quais os sintomas?
2) Ajuda com o colágeno
Entre os 30 e 40 anos, o corpo da mulher passa a produzir menos colágeno, por isso o consumo de alimentos ricos em vitamina C, como as frutas ácidas, pode ser muito indicado nessa fase. Bons exemplos são a acerola e o kiwi.
3) Metabolismo e menopausa
Ao chegar na casa dos 40 anos, a mulher produz menos estrogênio, o metabolismo diminui e também pode haver perda de massa muscular.
Nessa fase, é aconselhável consumir alimentos ricos em cálcio e em fibras; e também de derivados de soja, pois a soja é rica em isoflavonas que possuem ação parecida com a do estrogênio e também aliviam sintomas de menopausa.
4) Endometriose
A alimentação não cura, mas ajuda a melhorar os sintomas da endometriose. Como essa é uma doença inflamatória, é importante consumir alimentos anti-inflamatórios para ter seus sintomas reduzidos. Isso inclui aqueles alimentos ricos em:
- Resveratrol como uva, açaí e goiaba;
- Catequinas, como chá verde e cacau;
- Brássicas, como brócolis, couve e espinafre;
- Fibras, como chia, linhaça, gergelim e sementes de girassol e de abóbora.
Leia também:
O que é endometriose?
5) Prevenção de doenças
Um super alimento aliado da saúde da mulher é a soja, rica em proteína. Ela ajuda na construção muscular; em cálcio, importante para o metabolismo ósseo que vai impactar principalmente na menopausa; e em ferro, que é imprescindível para mulher, pois há uma perda grande de ferro durante a menstruação.
Além de tudo isso, ela possui grande quantidade de isoflavona que ajudam a reduzir os riscos de câncer de mama e de colo de útero e também ameniza os sintomas da menopausa.
O consumo de linhaça também ajuda a reduzir os efeitos da menopausa e os riscos de doenças decorrentes dessa fase da mulher por conta da lignana presente em sua composição.
6) Antioxidantes
As frutas vermelhas, em geral, devem estar presentes no dia a dia da mulher. Ricas em antioxidantes, elas contribuem para limpar os radicais livres do organismo, ajuda na melhora da memória e inibe doenças neurodegenerativas.
Exemplos: morango, framboesa, mirtilo, goiaba, melancia, uva, açaí e amora.
Ter atenção e cuidado ao que se come pode garantir mais qualidade de vida e longevidade. Afinal, somos o que comemos, não é verdade?
Se você deseja iniciar uma reeducação alimentar, ou mesmo melhorar seus hábitos, conte com a MedSempre! Temos uma rede credenciada completa e qualificada para te acompanhar.
São mais de 30 especialidades, incluindo nutricionista, endocrinologista, ginecologista e muito mais. E o melhor: pagando pouco! Utilizando seu Cartão MedSempre em nossas clínicas parceiras você ganha descontos de até 70%. Incrível, né?
Conheça outras vantagens que você terá por uma mensalidade a partir de R$32,90, sem surpresas no final do mês. Saiba mais em www.medsempre.com.br ou fale com a gente clicando aqui.