Dia Mundial da Saúde

Para lembrar o Dia Mudial da Saúde, saiba tudo aquilo que é essencial para você cuidar melhor da sua saúde e da de quem você ama.

Todos os anos, o dia 7 de abril é o Dia Mundial da Saúde. Nesta data, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e outros órgãos realizam diversos eventos para conscientizar a população a buscar uma vida saudável.

A principal bandeira da OMS é a saúde universal, uma ação para democratizar, desburocratizar e agilizar os acessos aos tratamentos da saúde.

Então, neste dia, vale lembrar que os cuidados e hábitos rotineiros são a maneira mais simples de levar uma vida saudável. Veja abaixo o posicionamento da OMS quanto à saúde universal. Confira também algumas dicas muito importantes para a sua saúde, especialmente neste momento de alerta à pandemia do coronavírus.

Saúde universal

De acordo com a OMS, o objetivo das ações de incentivo à saúde universal é “garantir que todas as pessoas tenham acesso a serviços integrais de qualidade”. Em outras palavras, na visão das autoridades sanitárias, ninguém deve ser discriminado em seu acesso à saúde. 

A OMS busca colocar em prática ações para promover o comprometimento de toda a sociedade com a saúde e o bem-estar. Visa também garantir que as pessoas tenham acesso à saúde sempre que precisarem, onde quer que estejam.

Hábitos da saúde

Alguns hábitos adotados no dia a dia são essenciais para a sua saúde. Eles não só fortalecem o seu sistema imunológico como também aumentam a liberação de hormônios responsáveis pelo prazer e bem-estar.

Nós já falamos disso neste post aqui, mas vamos fazer um breve resumo sobre os principais hábitos e cuidados com a saúde que você precisa levar para a sua rotina e para a sua vida.

Alimentação equilibrada

Em primeiro lugar, a alimentação é indiscutivelmente o principal aspecto que você precisa reavaliar para saber se tem ou não uma vida saudável.

As doenças cardiovasculares e outras doenças não transmissíveis (DNTs) são responsáveis hoje por pelo menos 60% de todas as mortes no mundo. É o que afirma estudo da Organização Mundial de Saúde. Dessas doenças, 85% poderiam ser evitadas apenas com hábitos e práticas saudáveis, com destaque para alimentação e atividade física.

Para uma alimentação saudável, segundo a OMS, são necessárias cerca de 5 porções de legumes, verduras ou frutas ao dia. No total, são cerca de 400g distribuídos ao longo do dia, durante as refeições.

Atividade física

A atividade física fortalece o sistema imunológico, lubrifica as articulações e ajuda a corrigir os ciclos metabólicos do organismo. É recomendado ao menos 1 hora de atividade física ao longo de um dia, que pode ser ou não intercalada.

Nesses tempos de reclusão por conta do novo coronavírus, diversas academias e sites lançaram aplicativos e programas de exercícios para fazer em casa. Inclusive muitos deles são gratuitos.

Sono

Segundo especialistas, são necessárias oito horas de sono por dia para um descanso adequado. Menos que isso, ainda que o seu corpo descanse, não é o bastante para regular suas funções cognitivas e metabólicas da forma devida.

O cansaço é o menor dos problemas que uma má rotina de sono pode te causar. Dormir mal por muito tempo aumenta significativamente os riscos de acidente vascular cerebral (AVC). Também aumento o risco de infarto agudo do miocárdio, hipertensão e de diabetes do tipo 2.

Saúde mental

A saúde mental é um quarto espectro dentro da temática da saúde e, apesar de ser influenciada pelos outros três, deve ser tratada separadamente.

Cuidar da saúde mental em épocas como a que vivemos é imprescindível. Valorize o seu tempo livre. Passe mais tempo com as coisas e pessoas que você mais gosta. Por fim, em hipótese alguma, abra mão daquilo que te faz bem e não agride o direito do próximo.

Cuidados especiais com o Covid-19

Nós vivemos, atualmente, em meio a uma pandemia de coronavírus. Devido à gravidade dessa situação, alguns cuidados específicos precisam ser tomados para evitar que o vírus se alastre e contamine mais pessoas.

Leia também:
Coronavírus: informações sobre a pandemia de Covid-19

Higienização das mãos

Para evitar o contágio e proliferação do novo coronavírus, é preciso fazer a lavagem correta das mãos conforme o modelo abaixo:

  • Aplicar água e sabão nas mãos
  • Esfregar as palmas, as costas, entre os dedos, as unhas (sobre as palmas) e os pulsos de cada mão
  • Enxugar as mãos em papel toalha ou em toalha de pano limpa
  • Evitar contato com a torneira para fechá-la
  • Em banheiros públicos, utilizar papel toalha para abrir a porta após lavar as mãos

O contágio por coronavírus se dá prioritariamente pelo contato de gotículas da saliva e do nariz do infectado com as mucosas da pessoa saudável. Lavar as mãos constantemente evita que a transmissão do vírus. Ele pode estar alojado em alguma superfície e chegar até você quando você levar as mãos aos olhos, nariz e boca.

Evitar o contato físico

Ao sair de casa, é preciso evitar ao máximo o contato físico com outras pessoas. Cumprimente-as de longe, seja gentil, mas evite o contato físico mesmo que a pessoa não apresente sintomas da doença. O novo coronavírus pode demorar até 14 dias para apresentar os primeiros sintomas e eles geralmente são muito brandos ou insignificantes. Portanto, é difícil dizer quando alguém aparentemente saudável está, ou não, portando o vírus.

Isolamento social

O isolamento social, no momento, é uma de nossas maiores seguranças. Evite sair de casa sem necessidade, dê preferência às compras online e mantenha contato virtual com seus parentes e amigos. Assim você ajuda a preservar a saúde de todos.A MedSempre se preocupa com a sua saúde e espera que você possa reavaliar os seus hábitos para ter uma vida saudável. Não deixe de acompanhar mais informações sobre a saúde em nosso blog!