Quais são as doenças que mais afetam os homens?

O cuidado com a saúde dos homens é o foco da campanha Novembro Azul, já que eles têm mais dificuldade em fazer exames preventivos.

Você sabia que existem algumas doenças que afetam mais os homens do que as mulheres? Isso acontece porque o público masculino tem um perfil comportamental e genético diferente.

Veja quais são as doenças que têm maior incidência entre os homens

Veja quais são as doenças que têm maior incidência entre os homens

Considerando a característica comum entre os homens de baixa procura por exames preventivos foi que surgiu a campanha de conscientização Novembro Azul, que reforça a prevenção contra o câncer de próstata. Porém, a atenção com a saúde deve abranger também o risco para outras doenças.

Você sabe quais são as mais comuns dentre os homens? A gente te conta!

1) Doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares são a causa de muitos óbitos de homens de até 50 anos. Os casos acontecem muito mais entre eles do que nas mulheres nessa mesma faixa etária.

Segundo os estudos, o público masculino tem maior tendência a desenvolver algumas doenças, como hipertensão arterial, colesterol alto, diabetes, obesidade, sedentarismo e alcoolismo em maior grau que as mulheres.

Dentro desses problemas, os mais comuns são o infarto do miocárdio, a angina e o acidente vascular cerebral (AVC).

Tudo isso tem explicação. É percebido entre os homens mais fatores comportamentais, como o excesso de álcool, cigarro, além de uma dieta irregular, baseada no consumo de alimentos industrializados e sem a prática de atividade física regular.

Após os 40 anos de idade, os médicos indicam exames cardiovasculares de rotina. Hábitos saudáveis como mudança na dieta e exercícios também são essenciais para a prevenção desses tipos de doenças.

2) Doenças hepáticas

Ainda com relação ao perfil comportamental do público masculino, as doenças hepáticas, aquelas que atingem o fígado, também são mais comuns nos homens.

Entre eles há maior ocorrência de cirrose, hepatites, esteatose e câncer de fígado, por exemplo. Esse tipo de doença pode ser motivado tanto por herança genética ou vírus quanto pelo uso excessivo de álcool e hábitos de vida pouco saudáveis.

3) Andropausa

Você já ouviu falar na andropausa? Saiba que é uma condição hormonal muito comum entre homens na faixa dos 40 a 50 anos. Em poucas palavras, esse problema está associado à diminuição dos níveis de testosterona no sangue.

No paciente, isso significa uma série de sintomas que prejudicam sua qualidade de vida. Dentre os muitos sintomas, podemos citar: a perda da libido, depressão, ansiedade, dores, cansaço excessivo, calvície, irritabilidade e insônia.

Tomar cuidado com a obesidade, já que ela facilita a disfunção hormonal masculina, evitar o sedentarismo e o tabagismo são algumas das orientações preventivas contra a chamada “menopausa dos homens”. Em alguns casos, a reposição hormonal pode ser necessária.

4) Câncer de próstata

O câncer de próstata é a doença símbolo do movimento Novembro Azul. Isso porque é o segundo tipo de câncer mais mortal entre os homens, atrás apenas do câncer de pulmão.

A boa notícia é que, quando diagnosticado precocemente, as chances de cura são grandes, inclusive sem a possibilidade de recorrência.

Para evitar esse mal, a orientação é ficar em dia com os exames anuais de rotina, principalmente após os 45 anos.

5) Disfunção erétil

A disfunção erétil é um problema que tira a paz de muitos homens, já que dificulta a ereção durante o ato sexual. Apesar de ser altamente tratável, essa condição de saúde pode ser resultado de uma série de problemas de ordem física e até mesmo emocional.

Por isso o médico deve estar atento ao verdadeiro causador deste problema. Inclusive, se um profissional da saúde não for procurado, o incômodo pode se agravar aos poucos. 

Para os homens que estão se aproximando ou já possuem mais de 60 anos, os cuidados devem ser redobrados.

É o seu caso ou tem alguém na família com esse perfil? Saiba que, para todas as ocasiões, o Cartão MedSempre proporciona benefícios em saúde para que você tenha mais qualidade de vida.

Clientes MedSempre podem utilizar seu Cartão de Saúde para se consultar com mais de 30 especialidades, por a partir de R$19,90. Você não paga nada a mais por causa da idade, já que o valor é o mesmo para todas as faixas etárias.

Nossa rede credenciada contempla clínicas particulares modernas e com profissionais capacitados para cuidar de você e dos dependentes que você quiser incluir. Ao pedir seu cartão, você já começa a aproveitar, sem fila e sem carência. Tudo isso por uma mensalidade a partir de apenas R$29,90.

Faça o seu cartão e comece a usar imediatamente. Saiba mais em www.medsempre.com.br  ou fale com a gente clicando aqui

Se você gostou deste artigo, não deixe de ler também: