Envelhecimento precoce: entenda o que são os radicais livres

Deseja evitar o envelhecimento precoce? Aprenda a combater os radicais livres e a reforçar o sistema antioxidante do seu corpo!

Nossa sociedade está cada vez mais empenhada em evitar o envelhecimento precoce. Estão sempre atrás de hábitos, cosméticos e procedimentos para manter o aspecto jovial, evitar o aparecimento de rugas e linhas de expressão.

Se essa é uma das suas preocupações, você deve combater um dos principais causadores desse processo: os radicais livres.

Combater os radicais livres é essencial não só para prevenir o envelhecimento precoce, mas também para ter mais qualidade de vida e bem-estar. Vamos, então, descobrir como fazer isso?

As substâncias antioxidantes têm a função de evitar os radicais livres, que aceleram o envelhecimento precoce

As substâncias antioxidantes têm a função de evitar os radicais livres, que aceleram o envelhecimento precoce

Continue neste blog para saber mais sobre esse assunto de forma simples e prática!

O que são radicais livres?

Os radicais livres são moléculas liberadas pelo metabolismo do corpo e que possuem característica de instabilidade, levando à oxidação (reação química que deteriora a substância).

Elas se ligam muito facilmente às células saudáveis, facilitando para que elas se degradem mais rapidamente, ou seja, aceleram o processo de envelhecimento precoce.

Quando essas moléculas são produzidas nos patamares normais, o próprio corpo consegue eliminá-las. Nosso organismo é muito inteligente e possui mecanismos que conseguem neutralizá-los de forma natural.

Mas, quando há agentes externos que podem influenciar uma maior produção de radicais livres, esse processo entra em desequilíbrio e o corpo já não consegue eliminar todos eles.

De onde vem os radicais livres?

Os radicais livres são produzidos o tempo todo pelo nosso organismo.

Eles resultam da conversão dos nutrientes dos alimentos em energia. Porém, nosso organismo possui enzimas protetoras, que controlam o nível desses radicais produzidos pelo nosso metabolismo.

Como dissemos anteriormente, há situações que podem aumentar consideravelmente a produção dos radicais livres, superando a capacidade natural do nosso corpo de lidar com eles, como:

  • poluição do ar;
  • a ingestão de alimentos com resíduos de pesticidas ou aditivos químicos;
  • estresse;
  • uso de cigarro e álcool.

Defesa do corpo

Como o organismo está constantemente exposto à ação de radicais livres, ele desenvolve mecanismos de controle destas substâncias chamados de antioxidantes. Estas substâncias têm a função de evitar o estresse oxidativo.

Os antioxidantes são vitaminas, minerais e outras substâncias químicas que têm a capacidade, de certa forma, de manter a estabilidade dos radicais livres. Com isso, acabam sendo eliminados, interrompendo o estresse oxidativo.

Pesquisas apontam que, com as células saudáveis protegidas da oxidação, se dificulta o aparecimento de uma série de doenças.

Leia também:
Afinal, qual é o segredo da longevidade?

Como reforçar os antioxidantes

A força do sistema antioxidante depende, principalmente, de uma alimentação adequada em micronutrientes. Vitaminas, minerais e aminoácidos nos fornecem antioxidantes não enzimáticos e possibilitam a produção de enzimas antioxidantes pelo organismo.

Entre os alimentos capazes de reforçar o combate aos radicais livres estão:

  • açafrão;
  • azeite de oliva;
  • frutas vermelhas;
  • linhaça;
  • peixes de águas frias;
  • pepino;
  • sálvia;
  • semente de abóbora.

Leia também:
Quando devo procurar um nutricionista?

Se você deseja viver mais e com muita qualidade de vida, torne-se MedSempre+ e inicie agora um acompanhamento nutricional e comece aquela reeducação alimentar que você promete há anos. 

Com o nosso Cartão de Saúde você desfruta de vantagens em saúde pagando um precinho popular nas consultas e exames, sem ter que esperar tempo de carência. Aproveite ainda para ser acompanhado por mais de 30 especialidades médicas, como endocrinologista, cardiologista e o que mais você precisar.

Nossos clientes podem marcar todas as consultas necessárias com excelentes profissionais, em clínicas particulares, com até 70% de desconto. Também têm acesso a exames laboratoriais e por imagem, sem apertar o orçamento da família.

Entre em contato, torne-se MedSempre+ e tenha acesso a todo esse cuidado. Por apenas R$54,90 mensais, você pode incluir até 03 dependentes grátis, e ainda tem acesso ilimitado e gratuito a teleconsultas 24 horas.

Saiba mais em www.medsempre.com.br e solicite já o seu cartão clicando aqui

Se você gostou deste artigo, não deixe de ler também: