Férias de inverno: dicas para não passar perrengue

As férias de julho exigem cuidados especiais com as temperaturas baixas. Confira nossas dicas para que nada atrapalhe seu lazer!

Para muita gente, julho é mês de férias. Tempo de recesso escolar ou da faculdade, muitas famílias conciliam as férias do trabalho para viajar com os filhos… Mas, diferente do verão, as férias de julho exigem cuidados especiais com as temperaturas baixas.

Diferente do verão, as férias de julho exigem cuidados especiais com o frio.

Redobre a atenção com a saúde durante o frio das férias de julho

O que levar na mala? Quais cuidados devemos ter com a saúde antes de viajar? Quais medidas precisamos tomar para que um resfriado inesperado não atrapalhe o seu tempo de lazer e descanso? A gente te conta tudo isso!

1. Use roupas e calçados adequados

Quando o clima esfria, a temperatura do corpo também tende a baixar. Com a necessidade de manter as nossas extremidades aquecidas, como cabeça, mãos e pés, o coração trabalha ainda mais.

Nossa imunidade também entra em um modo de “economia de energia” para que o corpo consiga se manter na temperatura ideal.

Então, na hora de fazer a mala para aproveitar as suas férias, confira a previsão do tempo do seu destino e leve roupas apropriadas para a temperatura do local. Previna-se e leve pelo menos uma peça mais quente e, também, uma fresca para os dias de sol.

Para férias em lugares frios, não se esqueça das toucas, luvas, meias. Aposte também em peças térmicas, que ajudam seu corpo a manter a temperatura.

2. Beba bastante água

Esquecer-se de ingerir a quantidade adequada de água é um erro comum nos dias frios. Então, não tire férias da hidratação!

A ingestão de água deve ser dividida ao longo do dia e não se deve esperar pela sensação de sede, já que quando isto acontece significa um sinal de desidratação do indivíduo, que é a redução do volume total de água do corpo.

Um corpo devidamente hidratado favorece o fluxo sanguíneo, extremamente importante para que todas as nossas funções vitais atuem como devem ser.

Leia também:
Você está se hidratando como deveria?

3. Evite lugares cheios e fechados

As doenças respiratórias são mais comuns nesse período frio e a maioria delas é transmitida pelo ar. Por isso, é interessante evitar lugares fechados ou com pouca circulação de ar, que sejam sempre cheios.

Se não for possível evitá-los, tente não se aproximar de pessoas que estejam tossindo ou espirrando e mantenha um frasco de álcool gel sempre à mão.

4. Mantenha cuidados básicos com a pele

Mesmo que esteja muito frio e pareça não ter sol, é importante que o filtro solar não seja esquecido. Os raios solares estão presentes até nos dias mais nublados e frios do ano, e, ainda sim, podem ser nocivos nesses períodos também.

Não se esqueça de manter a pele hidratada. Leve na bolsa um hidratante corporal e também para o rosto. Apesar do frio, evite banhos muito quentes, para não ressecar ainda mais a sua pele.

5. Não descuide da alimentação

Sair de férias é sinônimo de sair da rotina. É aí que precisamos buscar um ponto de equilíbrio: aproveitar os passeios sem descuidar da nutrição adequada que o seu corpo precisa!

O organismo não entra de férias, então procure fazer pelo menos uma refeição balanceada e nutritiva no dia, como um café da manhã reforçado no hotel ou um almoço colorido e diversificado, sem se esquecer das verduras e legumes.

Abuse também das frutas ricas em Vitamina C para dar aquela ajuda na imunidade.

É normal sentir mais fome nos dias frios. Afinal,  o corpo precisa gastar mais energia para manter o corpo aquecido e, com esse aumento de demanda, nosso apetite aumenta para ingerir mais energia para o organismo. Mas cuidado: faça boas escolhas para não terminar o inverno com muitos quilos indesejados.

Leia também:
Dicas para não engordar no inverno

6. Reforce a atenção com a higiene

Para evitar as principais doenças do inverno, como gripe, resfriado, bronquiolite, infecção de garganta e suas complicações, intensifique os cuidados com a higiene, como:

  • Lavagem frequente das mãos;
  • Uso de álcool gel; 
  • Lavagem nasal, sobretudo das crianças;
  • Evitar ambientes com pó, poeira e fumaça de cigarro ou poluição;
  • Antes de viajar, atualize o cartão de vacinas, principalmente da gripe.

Tanto em casa, como no destino de viagem, certifique-se que a roupa de cama – como edredons, mantas e cobertores – esteja limpa, antes do uso. Não se esqueça também de manter os ambientes ventilados e com boa circulação de ar. 

Se algo sair do planejado e você ou algum familiar pegarem um resfriado ou tiverem algum outro mal estar durante a viagem, saiba que você pode utilizar o Cartão MedSempre em alguma das nossas clínicas parceiras.

Presente em vários estados brasileiros, clientes MedSempre contam com a estrutura de uma rede médica particular com descontos de até 70% em consultas com clínicos gerais, gastroenterologistas, pediatras e muitas outras especialidades, além de exames de laboratório e de imagem.

Para o seu conforto e atendimentos a distância, Clientes MedSempre+ têm acesso a atendimento 24h gratuito e ilimitado com profissionais de saúde através videochamadas, 0800 e chat.

Faça o seu cartão e comece a usar imediatamente. Saiba mais em www.medsempre.com.br  ou fale com a gente clicando aqui.

No mais, curta bastante esses dias de descanso e lazer. Boas férias!

Se você gostou deste artigo, não deixe de ler também: