Glaucoma: o que é e quais os sintomas

Entenda mais sobre o glaucoma, os sintomas, fatores de risco e como evitar perder a visão por causa dessa doença

Você sabe o que é o glaucoma? Certamente já ouviu falar. Mas, sabe quais os sintomas? Por que ele ocorre? A gente te conta!

O que é

O glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pelo aumento da pressão dentro do olho, que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual. Se não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira.

De modo geral, dois sinais merecem a atenção para o diagnóstico do glaucoma: pressão intraocular acima da média e alterações no nervo ótico, perceptíveis no exame de fundo de olho.

Existem alguns fatores que podem aumentar o risco de desenvolver o glaucoma:

  • pessoas negras, que têm maior propensão a desenvolver pressão alta;
  • pessoas com mais de 35 anos;
  • portadores de diabetes
  • histórico familiar, pois cerca de 6% das pessoas com a doença já tiveram outro caso na família.

Sintomas

Geralmente, nenhum sintoma se manifesta no início da doença. A perda visual só ocorre em fases mais avançadas e compromete primeiro a visão periférica. Depois, o campo visual vai se estreitando progressivamente até transformar-se em visão tubular.

Se não for feito um tratamento adequado, o paciente pode ficar cego.

De modo geral, o glaucoma aparece com mais frequência a partir dos 40 anos, mas pode ocorrer em qualquer faixa de idade, dependendo da causa que provocou o aumento da pressão intraocular.

Leia também:
Como prevenir e como tratar a catarata

Tratamento

Inicialmente, o tratamento do glaucoma é clínico e à base de colírios. Existem medicamentos orais, que só são usados em casos emergenciais.

Alguns tipos de glaucoma estão associados a distúrbios que requerem tratamento específico, como o diabetes. Após cessar a causa, a pressão intraocular regride e o problema visual desaparece.

Portanto, a medicação oftalmológica é usada por prazo curto enquanto se trata a outra doença que provocou o glaucoma.

O glaucoma crônico – tipo mais comum da doença – exige o uso constante de colírios pela vida inteira, porque não tem cura

Leia também:
10 dicas para manter os seus olhos saudáveis

A melhor maneira de prevenir o glaucoma é consultar um médico oftalmologista pelo menos uma vez por ano. Tenha o bom hábito de manter exames periódicos em dia e adote um estilo de vida saudável. 

Caso você tenha um ou mais fatores de risco para o glaucoma, fique calmo. Conte com a MedSempre para ter acesso a consultas com excelentes profissionais da saúde, por um preço muito acessível. 

Ao solicitar o seu cartão de benefícios em saúde, você pode fazer exames laboratoriais com desconto e iniciar um acompanhamento médico com mais de 30 especialidades, como o oftalmologista.

Conheça outras vantagens que você terá por uma mensalidade a partir de R$32,90, com carência zero. Saiba mais em www.medsempre.com.br ou fale com a gente clicando aqui.

 

Se você gostou deste artigo, não deixe de ler também: