Hábitos saudáveis que vão mudar a sua vida!

Saiba tudo o que você precisa para melhorar a qualidade do sono, como manter uma boa alimentação e entenda quais são os benefícios da atividade física.

Entrar na onda “fit” pode parecer um pouco intimidador a princípio. Afinal, o modelo de vida saudável que nos apresentam sempre foi muito marcado pelos “nãos”, pelas dietas super restritivas e pela ideia de que musculação é a única saída para manter o corpo em forma. A verdade é que a sua saúde pode caminhar muito bem se você apenas adotar alguns hábitos saudáveis. Mas, afinal, o que são hábitos saudáveis? E quais são eles?

Hábitos saudáveis nada mais são do que o conjunto de ações que você escolhe manter no seu dia a dia para construir um estilo de vida mais saudável. Costumes simples como manter uma dieta equilibrada, buscar uma boa qualidade do sono e mover o seu corpo de vez em quando são bons exemplos disso. E não é preciso ocupar a sua cabeça o dia inteiro com essas coisas. Abaixo nós listamos exemplos práticos de hábitos saudáveis que você pode adotar em com relação à sua alimentação, o seu sono e o seu corpo.

Como manter uma boa alimentação no dia a dia

Manter uma boa alimentação é, muito provavelmente, o maior desafio inicial de quem está buscando uma vida mais saudável. E não é pra menos: a quantidade de dietas e planos alimentares que estão prontos para ser copiados é muito grande. Mas dá pra simplificar um bocado essa relação com a comida. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), três porções de frutas, verduras e legumes ao dia já são o bastante para minimizar as chances de mortalidade e incidência de doenças cardiovasculares e câncer. Com duas porções a mais você chega ao número considerado ideal pela organização para uma alimentação saudável.

E, pra facilitar a sua vida, vamos listar abaixo 10 dos alimentos vegetais mais nutritivos do mundo, segundo pesquisa conduzida por cientistas da PLOS ONE, um periódico científico virtual da Califórnia, nos EUA.

  • Amêndoas
  • Semente de Chia
  • Acelga
  • Agrião
  • Tangerina
  • Cebolinha
  • Repolho Roxo
  • Espinafre
  • Manjericão
  • Brócolis

 

Formas de melhorar a qualidade do sono

Diferentemente do que se costuma acreditar, a qualidade do sono não regula apenas o seu nível de cansaço ou o seu humor, ela também influencia nos seus processos metabólicos e em como o seu corpo funciona de uma forma geral. Cientistas do Canadá fizeram diversos testes em candidatos voluntários e identificaram grandes falhas cognitivas naqueles que dormiram menos de oito horas por noite. E o pior de tudo é que a perda da capacidade de raciocínio e reflexo não eram reconhecidas pelos voluntários, mas os testes mostraram claramente os efeitos da falta de sono.

Para saber exatamente quantas horas de sono você deve ter por noite, o ideal é seguir a tabela abaixo, criada pelos especialistas da National Sleep Foundation (Fundação Nacional do Sono), nos EUA:

Além do período de descanso ideal, é muito importante também prestar atenção em alguns costumes que podem influenciar negativamente a qualidade do sono. O uso de celulares e aparelhos eletrônicos antes de dormir, comidas muito gordurosas ou calóricas, exercícios físicos intensos até uma hora antes de deitar e o consumo de álcool e bebidas estimulantes atrapalham seriamente a produção de melatonina (hormônio responsável pelo sono) pelo organismo, por isso devem ser evitados a todo custo.

Os benefícios da atividade física

Assim como a boa alimentação e a qualidade do sono, uma rotina adequada de atividade física é indispensável para manter a sua saúde em dia. Movimentar o corpo com frequência traz diversos benefícios, dentre eles:

  • Melhora a circulação sanguínea
  • Diminui o risco de doenças do coração
  • Reduz os efeitos do diabetes e controla o açúcar no sangue
  • Ajuda a controlar o peso
  • Reduz o risco de hipertensão arterial
  • Mantém ossos, articulações e músculos saudáveis
  • Promove bem-estar físico e mental

E não é preciso uma rotina de atleta para atingir esses benefícios. Segundo pesquisadores de Atlanta, nos EUA, 30 minutos de caminhadas diárias já são o bastante para cuidar da saúde. E, mesmo quando fracionados ao longo do dia, os mesmos efeitos são observados. Uma boa dica pra você que não tem tempo para se dedicar exclusivamente à atividade física, é começar a percorrer percursos menores a pé, como ir ao trabalho, sair para almoçar, ou, para quem usa transporte público, saltar um pouco antes do seu destino e continuar o caminho andando.

Alguns outros hábitos saudáveis mais simples também podem ser inseridos na sua rotina sem grandes impactos no seu tempo, como: beber mais água, aproveitar melhor o seu tempo de descanso com algo que você goste, se alongar levemente pelas manhãs após acordar e tentar cultivar uma mentalidade mais tranquila e alegre.

Outra condição indispensável para manter a boa saúde é um acompanhamento profissional de tempos em tempos. E, apesar de consultas e exames acabarem pesando no nosso bolso, o Cartão MedSempre possui diversas especialidades médicas com descontos de até 70% para você não deixar de cuidar daquilo que é mais importante, a sua saúde. Tudo isso sem carência, com muita segurança. FAÇA AGORA SEU CARTÃO!