Infarto: fique atento aos sinais!
Mais casos de infarto tem acontecido no Brasil, entenda melhor o que causa esse problema e como evita-lo
O Infarto Agudo do Miocárdio, ou simplesmente infarto, é a maior causa de mortes no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. Muitos casos de infarto têm sido noticiados recentemente, em pessoas das mais variadas idades.
No Brasil, os casos de infartos registrados por mês mais que dobrou nos últimos 15 anos, e a média mensal de internações decorrentes subiu quase 160% no mesmo período, segundo um levantamento do Instituto Nacional de Cardiologia (INC).
Mas, você sabe como e por que o infarto acontece?
Causas
Alguns fatores favorecem a ocorrência do infarto, os principais são:
- tabagismo
- sedentarismo
- alimentação ruim
- colesterol alto
- estresse em excesso
Diabéticos e hipertensos têm de duas a quatro vezes mais risco de sofrer um infarto. Também é maior a incidência entre os idosos e em pessoas obesas.
Leia também:
Como reduzir o colesterol ruim?
O que é o infarto?
O infarto do miocárdio, ou ataque cardíaco, é a morte das células de uma região do músculo do coração por conta da formação de um coágulo que interrompe o fluxo sanguíneo de forma súbita e intensa.
A principal causa do infarto é a aterosclerose, doença em que placas de gordura se acumulam no interior das artérias coronárias, chegando a obstruí-las. Na maioria dos casos, o infarto ocorre quando há o rompimento de uma dessas placas, levando à formação do coágulo e interrupção do fluxo sanguíneo.
O infarto pode ocorrer em diversas partes do coração, dependendo de qual artéria foi obstruída. Em casos raros, o infarto pode acontecer por contração da artéria, interrompendo o fluxo de sangue ou por desprendimento de um coágulo originado dentro do coração e que se aloja no interior dos vasos.
Sintomas
O principal sintoma do infarto é dor ou desconforto na região peitoral, podendo irradiar para as costas, rosto, braço esquerdo e, raramente, o braço direito.
Esse desconforto costuma ser intenso e prolongado, acompanhado de sensação de peso ou aperto sobre o tórax.
Esses sinais costumam ser acompanhados de suor frio, palidez, falta de ar, sensação de desmaio.
Em idosos, o principal sintoma pode ser a falta de ar. A dor também pode ser no abdômen, semelhante à dor de uma gastrite ou esofagite de refluxo, mas é pouco frequente.
Nos diabéticos e nos idosos, o infarto pode ocorrer sem sinais específicos. Por isso, deve-se estar atento a qualquer mal-estar súbito apresentado por esses pacientes.
Leia também:
Ômega 3 é o cara contra problemas do coração
Tratamento e prevenção
Infarto é uma emergência que exige cuidados médicos o mais rápido possível. Identificar os sintomas pode ser decisivo para salvar a vida de uma pessoa infartada.
Para prevenir-se do infarto, é fundamental praticar exercício físico regularmente, alimentar-se de forma adequada e parar o tabagismo. A prevenção de doenças como a aterosclerose, diabetes e obesidade são fundamentais para evitar o entupimento das artérias e consequente infarto.
Lembre-se sempre de consultar um profissional de saúde sempre que sentir algum sintoma ou desconforto.
Quando foi a última vez que você fez exames do coração? Aproveite a rede credenciada completa da MedSempre e marque a sua consulta com um de nossos cardiologistas e garanta uma boa saúde desse órgão vital.
Assim, você fica tranquilo e mantém os riscos bem longe. Clientes MedSempre contam, ainda, com outras mais de 30 especialidades médicas que podem contribuir com o seu novo estilo de vida saudável.
Quer viver mais e com saúde? Solicite o seu Cartão MedSempre e desfrute das vantagens com um precinho que cabe no seu bolso.
Por apenas R$35,00/mensais você terá uma rede de cuidados à disposição da sua família. Saiba mais em www.medsempre.com.br ou fale com a gente clicando aqui.