Por que sentimos mais fome no inverno?
Você não precisa passar fome nesse período de friozinho. Mas, anote algumas dicas para não engordar no inverno.
O inverno chegou, as temperaturas começam a cair e a fome começa a aumentar. Será que é apenas uma impressão ou isso realmente acontece?
Sim! Sentimos mais fome no frio. E a explicação é simples: nosso organismo funciona bem com a temperatura corpórea por volta de 36,5ºC. Para manter esta temperatura corpórea nos dias frios de inverno, o corpo precisa gastar mais energia para esquentar e tem que trabalhar mais. Por isso temos mais fome!
Embora o aumento do apetite seja normal, a grande dificuldade passa a ser na escolha dos alimentos para saciar esse apetite incontrolável.
Você não precisa passar fome durante o frio do inverno. Mas anote algumas dicas e coloque-as em prática. Assim, dá para aproveitar as delícias quentinhas do inverno com menos risco de ficar com as roupas apertadas na próxima estação.
1) Agasalhe-se bem:
No frio, as extremidades do nosso corpo ficam naturalmente mais frias: cabeça, orelhas, o queixo, a ponta do nariz, o pescoço e os dedos. Nestes locais a irrigação sanguínea é mais delicada e, por isso, esfriam mais rapidamente.
Além disso, a distribuição natural de sangue fica mais concentrada nos órgãos internos que precisam estar quentinhos para funcionar. Para ajudar a produção de calor, ficamos mais “encolhidos” e tendemos a “tremer” para aumentar a circulação e esquentar.
Use e abuse dos gorros, luvas e cachecóis e poupe energia do seu organismo para se aquecer.
2) Não fuja da atividade física:
Nos dias gelados, as pessoas tendem a ficar mais em casa, aconchegadas no sofá, embaixo de um cobertor, quietinhas e quentinhas, sem se mexer muito. Ao aumentar o consumo de alimentos calóricos, a conta não vai fechar e os “quilinhos” a mais vão surgir.
Então, não deixe de se exercitar durante o inverno. Pode ser meio desconfortável no início, mas rapidinho o corpo esquenta e o frio vai embora da maneira mais saudável possível.
3) Hidrate-se corretamente:
Mesmo no inverno, devemos manter a ingestão correta de água, pois, justamente por causa do frio, o organismo não costuma manifestar sede como no verão, e isso pode levar à desidratação, principalmente em idosos e crianças.
Leia também:
Você está se hidratando como deveria?
Se você tem dificuldade para beber água, adote estratégias para te auxiliar nessa meta. Cuide para manter sempre uma garrafa d’água sempre próxima de você, crie lembretes no celular, consuma diariamente frutas e legumes, pois possuem um alto teor de água em sua composição.
4) Mantenha uma alimentação saudável:
– Adapte as opções: opte sempre por alimentos menos gordurosos e menos industrializados; Se não der pra resistir as massas, evite molhos calóricos e substitua por massas integrais que proporcionam uma maior saciedade e agregam mais nutrientes para a saúde.
– Aumente o consumo de proteínas: alimentos desse grupo alimentar demoram mais para serem digeridos pelo organismo. Por isso, aumentam a sensação de saciedade. Dessa forma, o apetite vai ficar controlado por mais tempo.
– Sopas: Sopa de legumes é uma boa opção, já que é nutritiva, alimenta e esquenta.
– Salada: se você ama uma salada, aproveite e tente sempre acrescentar às refeições. Elas são fonte de fibras e vão ajudar na questão da saciedade
– Bebidas quentes: aproveite o inverno usando mais bebidas quentes e pouco calóricas. Você pode saborear os diferentes tipos de chás e cafés, por exemplo.
Torne-se um cliente MedSempre e continue vivendo com qualidade de vida e a alimentação sob controle.
O nosso cartão de saúde oferece preços e condições especiais em diversas especialidades médicas, como: nutricionista, endocrinologista, clínico geral, entre outras mais de 30 especialidades.
Sem carência ou limite de consultas, o Cartão MedSempre ajuda você a cuidar da sua saúde com uma mensalidade a partir de R$29,90. Explicamos aqui como isso funciona.
Você também pode falar direto com a nossa equipe se preferir, clicando aqui.