Melasma: saiba o que é essa mancha na pele e como tratar
Manchas na pele como o melasma incomodam muitas pessoas, principalmente mulheres, que acabam tendo várias dúvidas sobre como tratar ou evitar essas marcas. Vamos então, conversar com um especialista para esclarecer sobre o melhor tratamento para melasma, seus sintomas e como prevenir.
Melasma é um excesso de pigmentação da pele, com um aumento expressivo de melanina – proteína que garante a coloração da pele e evita os danos da radiação ultravioleta no DNA. Essas manchas geralmente são castanho-escuras ou marrom-acinzentadas e se apresentam de forma irregular.
Embora estejam localizadas preferencialmente no rosto – maçã da face, testa, lábio superior, queixo ou nas têmporas – podem surgir também no colo, pescoço e antebraços, e, em alguns casos, atingir todo o rosto.
A formação dessas manchas escurecidas no rosto exerce, muitas vezes, um impacto negativo sobre a autoestima e a qualidade de vida das pessoas que têm predisposição a apresentá-las. É comum que esse aspecto anti estético das lesões, acabe interferindo nos relacionamentos sociais e afetivos e até mesmo no desempenho profissional, por isso, esse texto te ajudará a entender o problema e a melhor forma de tratá-lo.
Tipos de Melasma
- Melasma epidérmico: quando há depósito aumentado de pigmento através da epiderme (camada mais superficial da pele).
- Melasma dérmico: caracterizado pelo depósito de melanina ao redor dos vasos superficiais e profundos.
- Misto: quando se tem excesso de pigmento na epiderme, em certas áreas, e na derme, em outras regiões.
Ainda há três tipos comuns de melasma de acordo com a região em que aparece: o malar (maçãs do rosto), centrofacial (testa, bochechas, acima do lábio, nariz e queixo) e mandíbula.
Para esclarecer dúvidas sobre prevenção, sintomas e tratamento correto, entrevistamos um especialista, o dermatologista Drº. Vítor Ângelo Ferreira (CRM-ES 12980 | RQE 10088), que atende em Vitória-ES, na Clínica Bem Estar Vitória, parceira do Cartão MedSempre, para responder dúvidas frequentes relacionadas ao melasma. Confira:
Mas, afinal, porque aparece o melasma?
Drº Vitor Ferreira: Melasmas são manchas escuras que aparecem mais frequentemente nas bochechas e ocorrem, provavelmente, por alteração hormonal. Pode ocorrer após gravidez ou devido a exposição solar e é mais frequente na mulher do que no homem, por conta da ação hormonal.
Esse distúrbio é de origem multifatorial. É uma condição predominantemente feminina, com herança genética em torno de 40% a 60% dos casos. Também guarda estreita associação com os hormônios circulantes, podendo aparecer em cerca de 30% das mulheres em uso de contraceptivos hormonais e na maioria das grávidas, podendo permanecer ao término da gestação.
Durante a gestação, os hormônios produzidos pela placenta, como a progesterona, estimulam a hiperpigmentação da pele fazendo com que aproximadamente 70% das mulheres com predisposição para o melasma identifiquem as primeiras manchas durante essa fase da vida.
Além disso, a exposição excessiva aos raios solares, aumenta a probabilidade de surgimento das manchas. O abuso do sol é um dos fatores que mais colaboram para o surgimento deste distúrbio, contudo, as luzes artificiais de ambientes fechados e de dispositivos eletrônicos (celulares, tablets e computadores) também têm sua parcela de culpa.
Como faço o diagnóstico?
Drº Vitor Ferreira: Quando notar o surgimento de manchas, procure um dermatologista, para fechar o diagnóstico. Serão avaliados vários fatores, como, por exemplo, frequência de exposição ao sol, realização de tratamentos hormonais , uso de contraceptivos, gravidez e histórico familiar. É possível também utilizar uma lâmpada wood, de luz negra, que ajuda a realizar o diagnóstico de forma mais precisa.
Qual o melhor tratamento de melasma?
Drº Vitor Ferreira: Existem várias linhas terapêuticas que podemos seguir:
Comportamentais: as pacientes devem evitar a exposição solar sem filtro UV e utilizar bloqueadores mecânicos (chapéus, viseiras, bonés, sombrinha). O filtro solar deve ser aplicado mesmo dentro de ambientes fechados, pois a luz visível também estimula a pigmentação. Deve-se evitar ambientes quentes, como sauna e vapores aquecidos;
Tópicos: cremes clareadores, de diversas composições, que atuam interferindo na produção do pigmento;
Sistêmicos: medicamentos, com ação antioxidante;
Procedimentos: métodos, invasivos ou não, que promovem melhora da pigmentação. Contemplam peelings químicos, com diferentes tipos de ácidos, microagulhamento ou lasers.
Mas, é preciso frisar que todo o tratamento deve ser conduzido por um dermatologista, pois, se mal conduzido, pode levar a efeitos adversos indesejados tão ruins, ou piores, do que o melasma, como é o caso da despigmentação em confete – áreas esbranquiçadas da pele que perdem a capacidade de pigmentar.
Melasma tem cura?
Embora os tratamentos sejam eficazes no manejo das manchas, infelizmente, não dá para falar em resolução definitiva do quadro, pois é um distúrbio crônico e recidivo. Mas, controlar o melasma já é um grande alento e é totalmente possível levar uma vida com qualidade e bem-estar.
Principais cuidados para prevenir as manchas de melasma:
- Use filtro solar todos os dias e lembre da reaplicação;
- Evite a exposição excessiva ao sol e ao calor;
- Resfrie a pele sempre que necessário: a aplicação da água termal é uma ótima alternativa;
- Utilize proteções físicas, como boné, chapéu e guarda-sol.
Use e abuse da maquiagem
Os produtos de beleza são um bom recurso para quem deseja disfarçar as manchas, já que auxiliam a deixar a pele com um tom único. Mas atenção: só faça uso de produtos indicados para seu tipo de pele e com orientação do dermatologista. Caso contrário, podem surgir outros problemas, como alergias, irritações e excesso de oleosidade.
Sabemos que muitas vezes, principalmente por questões financeiras, é difícil realizar um tratamento médico. Por isso, o Cartão de benefícios em saúde é uma excelente maneira de conseguir consultas com especialistas e medicamentos com valores mais acessíveis. Com o Cartão MedSempre, você tem uma rede completa de clínicas e médicos de diversas especialidades à disposição. São consultas com preços acessíveis, sem carência e com muita segurança. Uma saúde que cabe no seu bolso.
Quero adquirir meu cartão agora? Clique aqui.