Meningite: o que você precisa saber sobre essa doença

Aumento de casos no Brasil causa preocupação. Confira as principais informações para ficar atento com essa doença!

Temos visto notícias de casos de meningite na população brasileira. Isso tem causado preocupação e muitas dúvidas sobre a doença. São vários tipos e muitas informações que tentaremos te explicar melhor neste blog.

É possível evitar a meningite por meio da imunização

É possível evitar a meningite por meio da imunização

O que é a meningite? 

A meningite é uma inflamação das meninges, que são as três membranas que envolvem o cérebro e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central.

Essa doença pode ser causada por bactérias ou vírus. Em alguns casos raros, pode ser provocada por fungos ou pelo bacilo de Koch, causador da tuberculose.

Em princípio, pessoas de qualquer idade podem contrair meningite, mas as crianças menores de 5 anos são mais atingidas.

Sintomas:

Quando a pessoa está com a doença, alguns sinais e sintomas que podem ser observados são:

  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Rigidez no pescoço;
  • Vômito;
  • Prostração.

Nos bebês, pode-se também observar:

  • moleira tensa ou elevada;
  • gemido quando tocado;
  • inquietação com choro agudo;
  • rigidez corporal com movimentos involuntários, ou corpo “mole”, largado.

Quais são os tipos de meningite?

A meningite pode ter diferentes agentes causadores. As mais importantes são a meningite bacteriana, causada por bactérias (quadros mais graves), e a viral, causada por diferentes tipos de vírus, como o da herpes, HIV, caxumba e até da gripe. 

Meningites bacterianas são mais graves e em pouco tempo os sintomas aparecem: febre alta, mal-estar, vômitos, dor forte de cabeça e no pescoço, dificuldade para encostar o queixo no peito e, às vezes, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo. Esse é um sinal de que a infecção está se alastrando rapidamente pelo sangue e o risco de infecção generalizada aumenta muito.

A meningite pega?

Tanto a meningite viral quanto a bacteriana podem ser transmitidas de pessoa para pessoa, principalmente por contato com saliva e secreções respiratórias.

Prevenção e tratamento

É possível evitar a inflamação da meninge por meio da imunização que protege contra algumas formas da doença: vacinas para meningococo dos tipos A, B, C, Y e W 135, e das pneumocócica conjugada e conjugada contra Haemophilus influenzae tipo b (Hib).

O Programa Nacional de Imunização disponibiliza as seguintes vacinas no Calendário de Vacinação da Criança:

– Vacina meningocócica C (Conjugada): protege contra a doença meningocócica causada pelo sorogrupo C;

– Vacina pneumocócica 10-valente (conjugada): protege contra as doenças invasivas causadas pelo Streptococcus pneumoniae, incluindo meningite;

– Pentavalente: protege contra as doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae sorotipo B, como meningite, e também contra a difteria, tétano, coqueluche e hepatite B.

Ao respeitar os intervalos, o número de doses e os reforços necessários para cada vacina, você estará protegido.

Outras formas de prevenção incluem: evitar aglomerações e manter os ambientes ventilados e limpos; higienizar as mãos sempre que tocar em objetos ou superfícies, antes e após levá-las aos olhos, nariz e boca; e higienizar os alimentos antes de serem consumidos crus.

Em caso de suspeita de meningite, é aconselhado ir o mais rápido possível ao pronto-socorro ou a um profissional de neurologia. É importante que o atendimento médico ocorra o quanto antes para evitar agravamento do quadro do paciente.

Está difícil encontrar um neurologista com preço acessível? A sua procura acabou! 

Clientes MedSempre podem se consultar em clínicas modernas e de qualidade com essa e outras mais de 30 especialidades médicas, por um precinho popular de verdade, a partir de R$19,90. 

Ao solicitar o seu cartão de benefícios em saúde, você pode fazer exames laboratoriais com desconto e iniciar um acompanhamento médico com agendamento rápido e sem filas.

E ainda tem mais: todas essas vantagens por uma mensalidade a partir de R$29,90, com carência zero. Saiba mais em www.medsempre.com.br ou fale com a gente clicando aqui.

Se você gostou deste artigo, não deixe de ler também: