Menopausa precoce: quais os sintomas?
Quando a menopausa acontece antes dos 40 anos de idade, ela é considerada precoce. Mas, por que isso acontece?
A menopausa marca a suspensão definitiva da menstruação, que acontece normalmente por volta dos 50 anos de idade. A partir deste momento, os ovários param de produzir os hormônios do ciclo menstrual – estrogênio e progesterona –, marcando o fim da fase reprodutiva da vida da mulher. Quando esse evento fisiológico acontece antes dos 40 anos de idade, ele é considerado uma menopausa precoce. Mas, por que isso acontece?
Entenda a menopausa
Em termos hormonais, a menopausa precoce é semelhante à menopausa natural. Os ovários produzem muito pouco estrogênio e a ovulação é interrompida.
Algumas mulheres não têm sintoma nenhum e só detectam a situação quando notam que não conseguem mais engravidar, Outras, têm os mesmos sintomas da menopausa natural, por exemplo, ondas de calor ou suor noturno).
Exames de sangue são capazes de confirmar o diagnóstico e outros exames podem ser feitos para identificar a causa.
Uma das medidas para aliviar os sintomas nessa fase, é o tratamento com estrogênio, normalmente tomado até aproximadamente os 51 anos de idade, que é a idade média em que ocorre a menopausa.
Leia também:
5 passos para prevenir o câncer de mama
Causas da menopausa precoce
A menopausa precoce aos 40 anos afeta 1 em 100 mulheres. Antes dos 30 anos, atinge 1 em 1.000 mulheres.
Fatores hereditários podem influenciar na menopausa precoce. Se a mãe ou as irmãs entraram cedo na menopausa, essa chance aumenta. O sedentarismo, má alimentação e estresse desequilibram o organismo e podem acelerar o progresso da menopausa.
Confira outras causas possíveis:
- Anomalias genéticas: os cromossomos, incluindo os cromossomos sexuais, podem ser irregulares.
- Doenças autoimunes: o corpo produz anticorpos anormais que atacam os tecidos do corpo, incluindo os ovários. Alguns exemplos disso são a tireoidite, o vitiligo e a miastenia grave.
- Distúrbios metabólicos: A doença de Addison e o diabetes são alguns exemplos.
- Infecções virais: A caxumba é um exemplo.
- Quimioterapia para tratamento de câncer.
- Radioterapia.
- Retirada cirúrgica dos ovários: cirurgia para remover ambos os ovários (ooforectomia bilateral) acaba com a menstruação e causa a menopausa.
- Extração cirúrgica do útero: a cirurgia para retirar o útero (histerectomia) acaba com a menstruação, mas não causa a maioria dos outros sintomas da menopausa, desde que os ovários estejam funcionando.
- Toxinas: o tabaco, por exemplo.
Sintomas
O primeiro sintoma da menopausa precoce é a menstruação irregular antes dos 40 anos de idade, que pode ser percebida através de ciclos menstruais mais curtos ou mais longos, ou bastante ausente.
Depois, os sinais e sintomas são os mesmos da menopausa natural, tais como:
- Ondas de calor;
- Oscilações de humor;
- Mudanças aos órgãos genitais;
- Alterações do sono;
- Ganho de peso.
Leia também:
TPM: o que é e por que devemos levá-la a sério
Tratamento
Não existe um tratamento capaz de restaurar o funcionamento normal dos ovários. Contudo, existem tratamentos para alguns sintomas da menopausa precoce que reduz os riscos à saúde e aumenta a qualidade de vida da mulher.
Confira abaixo quais são eles:
- Terapia de reprodução hormonal;
- Estrogênio vaginal: pequenas doses de estrogênio dentro da vagina podem ser usados para aliviar a secura;
- Exercícios e dieta adequada: caminhar, pedalar e exercícios de fortalecimento muscular aliados a uma alimentação balanceada podem melhorar consideravelmente os sintomas da menopausa precoce. Na dieta, deve-se priorizar a ingestão de alimentos ricos em cálcio para diminuir os riscos de osteoporose;
- Antidepressivos: em casos de mulheres que não podem tomar hormônios, podem ser prescritos outros tipos de medicamentos para aliviar como ondas de calor, como é o caso dos antidepressivos;
- Tratamentos de doenças relacionadas: quando a causa da falência ovariana é causada por alguma doença, é importante tratá-la.
Com a MedSempre, os clientes podem se consultar com excelentes profissionais, das mais diversas especialidades, como ginecologista, nutricionista, endocrinologista, entre outras. Basta solicitar o seu cartão de saúde clicando aqui e começar a utilizar.
A MedSempre está presente em vários estados e conta com uma rede de clínicas parceiras de qualidade. Fale conosco aqui e tire as suas dúvidas. Sua saúde merece ser priorizada neste ano de 2022.