Novembro Azul e a prevenção ao câncer de próstata

Tabu para muitos homens, o câncer de próstata ganhou um mês inteiro dedicado à sua prevenção e conscientização. A MedSempre apoia o Novembro Azul.

O movimento Novembro Azul nasceu a partir de uma campanha australiana, que começou em 2003. O objetivo era marcar o dia 17 de novembro, Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata. Com a popularização da campanha em vários países, ela recebeu o nome Novembro Azul no Brasil. No país já existia o Outubro Rosa, um mês de conscientização ao câncer de mama.

Neste artigo, vamos mostrar por que o Novembro Azul é tão importante. Por outro lado, falaremos sobre como ter uma vida saudável e prevenir o surgimento da doença.

Câncer de próstata: ainda um tabu entre os homens

Por mais que hoje em dia tenhamos muitas fontes de informação, o assunto câncer de próstata ainda é um tabu entre os homens. Antes de mais nada, é preciso derrubar a ideia de falar sobre o câncer de próstata diminui a virilidade e a masculinidade.

Outro fator que contribui para esse comportamento é o exame recomendado para identificar a existência de nódulos na próstata: o exame de toque retal. O problema é que o exame precisa ser feito justamente na fase da vida masculina em que mais se apoia na virilidade: a partir dos 40 anos.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, quanto mais alta a idade, tanto maior o nível de recusa em fazer o exame de toque. Por outro lado, entre os homens mais jovens, a resistência é menor. Por isso, a campanha Novembro Azul vem se tornando cada vez mais importante para elevar a consciência da população e quebrar a resistência dos homens ao exame.

E como se prevenir do câncer de próstata? É possível evitá-lo? Para responder a estas perguntas, montamos um painel com algumas dicas super importantes.

Câncer de próstata: como se prevenir?

Existem algumas recomendações e formas de prevenção ao câncer de próstata. A principal delas, é ter uma vida saudável, com uma rotina que envolva pelo menos 30 minutos de exercícios físicos diariamente. Outras dicas são:

1 – Alimentação saudável

Em geral, os homens tendem a ter uma dieta mais rica em carnes e gorduras. Como resultado, aumentam os riscos do câncer. Portanto, uma dieta rica em carnes e gorduras deve ser revista. Afinal, este é exatamente o tipo de alimentação que precisamos evitar para prevenir o câncer. Em contrapartida, a dica é incluir mais frutas, verduras e grãos integrais.

2 – Manter o peso certo em relação a altura

O IMC – índice de massa corporal – é a relação entre peso e altura. Através desse índice, é possível saber qual é o peso ideal para a altura de cada pessoa. Para calcular o IMC, basta seguir a fórmula Peso ÷ Altura x Altura. O resultado, para ser considerado bom, deverá ficar entre 18,5 e 24,9. Pessoas com IMC a partir de 30 já são consideradas obesas e precisam redobrar a atenção.

3 – Reduzir ou eliminar o álcool

O consumo de álcool pelos homens cresce junto com a idade. Quanto mais velhos, maior é a quantidade de bebidas alcoólicas ingeridas. Além de outros problemas, o álcool em excesso favorece o surgimento do câncer de próstata e dificulta o tratamento, quando detectado.

4 – Não fumar

O hábito de fumar pode causar ainda mais problemas de saúde do que o álcool. Segundo a Organização Mundial da Saúde, são mais de 4.500 substâncias tóxicas existentes num único cigarro. Além dos problemas respiratórios e do câncer de boca, pulmão e vias aéreas, fumar também causa câncer de próstata.

5 – Realizar os exames preventivos

O exame que detecta, de fato, o câncer de próstata é o de toque retal. No entanto, os exames de rotina também são importantes, porque podem apontar variações que precisam de atenção, como níveis de glicemia, colesterol, PSA, entre outros. Homens a partir dos 40 anos devem fazer exames periodicamente, seguindo a orientação médica.

6 –  Manter o médico informado sobre o histórico familiar

Começou a fazer o acompanhamento com o médico? Então mantenha-o informado sobre o seu histórico familiar. Assim, se já houve algum caso entre os seus parentes mais próximos, é necessário avisar aos profissionais que estão te acompanhando.

Conclusão

O Novembro Azul é uma data importante e a MedSempre apoia esta causa. Com o cartão MedSempre, os homens podem realizar consultas com o urologista e fazer todos os exames recomendados com descontos especiais, sem enfrentar filas e com hora marcada.

Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens do cartão MedSempre e faça já o seu.