O que é aneurisma, a doença que levou a ex-BBB Josy à morte

Entenda o que é aneurisma, seus tipos, quem corre mais risco e qual a relação entre o aneurisma cerebral e o AVC, acidente vascular cerebral ou derrame

No início de setembro, a ex-BBB Josy Oliveira morreu após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC), aos 43 anos, durante uma cirurgia para tratar de um aneurisma. A notícia pegou os fãs da cantora e psicóloga mineira de surpresa e acendeu o alerta: o que é aneurisma, quem corre mais risco e qual a relação entre o aneurisma e o derrame cerebral?

Aneurisma é uma dilatação anormal e permanente de uma artéria, decorrente de um defeito da parede deste vaso ou do seu enfraquecimento. Conforme a pressão sanguínea aumenta, o vaso fica cada vez mais frágil, podendo se romper e causar uma hemorragia. 

Os aneurismas podem afetar qualquer artéria do corpo. Os mais graves geralmente são o aneurisma da aorta abdominal e o aneurisma cerebral.

Fatores de risco

Josy Oliveira tinha 43 anos, mas o aneurisma pode atingir homens e mulheres de qualquer idade. Mulheres têm prevalência um pouco maior desse problema. Mas sabia que até mesmo crianças podem apresentar o problema? Nelas, uma das principais causas são as pós-traumáticas, depois de acidentes em que há traumatismo craniano.

A genética também contribui. Assim, quando uma pessoa da família é diagnosticada com aneurisma, pais, tios, primos, irmãos e filhos devem passar por exames.

Hipertensão, colesterol elevado e cigarro são fatores que estimulam o surgimento de aneurismas. Da mesma forma, pessoas com doenças nos rins também podem sofrer com aneurismas de maneira mais frequente.

Portanto, os principais fatores de risco são:

  • Predisposição familiar. 15% dos portadores de aneurisma pertencem a uma família em que a incidência da enfermidade é maior
  • Hipertensão. A pressão alta facilita tanto o desenvolvimento como a ruptura dos aneurismas
  • Altos níveis de colesterol e triglicérides
  • Diabetes
  • Cigarro
  • Excesso de álcool

Aneurisma cerebral e aneurisma da aorta abdominal

No geral, os aneurismas mais graves são o cerebral e o da aorta abdominal. 

Os aneurismas da aorta abdominal são relativamente comuns e são causados principalmente pelo excesso de gorduras, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias e dentro delas. Idade avançada, sexo masculino, uso de cigarro e histórico familiar aumentam o risco de seu desenvolvimento. 

O tratamento para o aneurisma da aorta abdominal varia conforme o caso. No entanto, na maioria das vezes, os pequenos são apenas monitorados, enquanto os maiores exigem que o paciente passe por uma cirurgia para colocar uma prótese no lugar da artéria afetada ou um stent para reforçar a parede fragilizada, reduzindo as chances dela se romper.

Baixe grátis a nossa cartilha Nutrientes e veja os benefícios de cada alimento

Já o aneurisma cerebral se dá quando a parede de uma artéria dentro da cabeça apresenta uma dilatação anormal. Mais comum entre mulheres e na faixa etária de 35 a 60 anos, o aneurisma cerebral foi o tipo de aneurisma que atingiu Josy Oliveira.

A participante do BBB 9 sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) durante uma cirurgia para tratar um aneurisma diagnosticado no ano passado.

Falamos um pouco mais sobre o AVC neste artigo aqui.

O aneurisma cerebral é uma das causas do AVC do tipo hemorrágico, e está relacionado a altas taxas de mortalidade e de comprometimento neurológico dos pacientes.

Como identificar um aneurisma

Entre os principais sintomas do aneurisma da aorta abdominal podemos citar dor nas costas, dor abdominal e sensação de pulsação no abdômen. Dor intensa, enjoo, vômitos, aumento da frequência cardíaca e queda de pressão são sintomas que podem surgir antes do rompimento do aneurisma. 

No caso do aneurisma cerebral, o sintoma mais comum é uma dor de cabeça súbita, intensa e explosiva. Muitas vezes a dor vem acompanhada de uma paralisia em um dos lados do corpo. Também podem acontecer perda de força, alteração da fala, alteração visual e sonolência. Em casos mais graves, a pessoa pode entrar em coma. 

Além da dor de cabeça intensa, os principais sintomas de um aneurisma cerebral são:

  • Desmaio
  • Vômitos e náuseas constantes
  • Sensibilidade à luz
  • Pescoço duro
  • Dificuldade para caminhar ou tonturas repentinas
  • Convulsões

O principal fator que leva ao rompimento é a hipertensão não controlada. 

Leia também
Cuidados com a saúde e exames por faixa etária

O aneurisma costuma apresentar sintomas apenas quando se rompe. Já os aneurismas cerebrais pequenos costumam ser assintomáticos. Em outras palavras, neste caso, só conseguimos saber que temos o problema com exames que detectam a dilatação ou a ruptura das artérias.

Exames e prevenção

Entre estes exames, podemos citar:

  • A angioressonância, que pinta as artérias cerebrais
  • A angiotomografia, que injeta um contraste que passa por dentro da artéria
  • A angiografia cerebral, uma espécie de cateterismo cerebral pela virilha ou braço que chega à artéria do pescoço

Com relação à prevenção, embora não seja possível evitar todos os fatores de risco de um aneurisma, algumas atitudes podem contribuir. Entre elas podemos destacar uma alimentação saudável, a prática regular de exercícios físicos, sono equilibrado e, dentro do possível, uma vida tranquila. 

É muito importante, também, realizar exames periódicos e visitas anuais ao médico. Se você tem diabetes, colesterol alto, pressão alta ou histórico de aneurisma na família, os cuidados devem ser dobrados. Afinal, com exames simples de rotina, dá para analisar os riscos e possíveis problemas de saúde antes que eles se tornem muito graves. 

Se precisar de uma mãozinha neste processo, conte com a MedSempre. Somos um cartão de benefícios em saúde que ajuda você a se cuidar em clínicas particulares, sem carência nem fila de espera, por valores que realmente cabem no bolso.

Com o Cartão MedSempre, você tem descontos de até 70% em uma ampla rede credenciada de cardiologistas, clínicos gerais, psicólogos e muitas outras especialidades, bem como em laboratórios e dentistas. Dependendo da modalidade que você escolher, você conta ainda com atendimento por videochamada 24 horas por dia, para falar com profissionais de saúde sem sair de casa. 

Clique aqui para saber mais.

Se você gostou deste artigo, não deixe de ler também: