Obesidade aumenta 90% entre os jovens
Entenda os resultados da pesquisa recente no Brasil que trouxe dados alarmantes e veja como prevenir-se da obesidade
Em menos de um ano, a obesidade entre jovens, de 18 a 24 anos, teve um aumento assustador de 90% no Brasil.
Segundo uma pesquisa recente, de 2022 para 2023, o percentual passou de 9% para 17,1% dos jovens (dessa faixa etária) que tinham o Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou maior que 30, o que configura obesidade.
Além desse dado, o estudo desenvolvido pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) destacou que nesse público há consumo abusivo de álcool, menor consumo de frutas, verduras e legumes e frequente ingestão de refrigerantes e sucos artificiais.
O levantamento também mostrou que apenas 36,9% dos jovens entrevistados praticam os 150 minutos semanais de atividade física recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e, ao mesmo tempo, lideram o chamado tempo de tela, com 76,1% utilizando dispositivos como celulares, tablets ou televisão por três horas ou mais por dia para lazer.
A pesquisa ouviu 9 mil brasileiros com 18 anos ou mais, de capitais e cidades do interior das cinco regiões do Brasil, por telefone (fixo e celular), entre janeiro e abril de 2023.
O que é a obesidade?
A obesidade é uma doença crônica definida pela OMS como o acúmulo excessivo de gordura que pode prejudicar a saúde.
Esse problema de saúde pode ser causado pela combinação de vários fatores, tais como:
- genética
- situação econômica
- metabolismo
- privação de sono
- estilo de vida
- problemas emocionais
Leia também:
Como reduzir o colesterol ruim?
Estudos científicos apontam que a obesidade aumenta o risco de diabetes do tipo 2, hipertensão, infarto, Acidente Vascular Cerebral (AVC), doença de Alzheimer, depressão e alguns tipos de câncer.
Como prevenir a obesidade
É fundamental estabelecer hábitos saudáveis desde a infância para prevenir a obesidade na juventude e na vida adulta. Mas, independente da sua idade, essas dicas vão te ajudar a ter mais qualidade de vida. Confira:
1) Praticar exercícios físicos
Sair do sedentarismo e praticar atividade física é fundamental para melhorar a condição de saúde, prevenir e ajudar a combater várias doenças, como obesidade, diabetes, hipertensão e até depressão.
Afinal, deixar o sedentarismo de lado faz bem em qualquer idade e ajuda a manter o corpo em equilíbrio e o humor nas alturas.
2) Aumente as fibras e diminua o sal
Aumente o consumo de fibras na sua alimentação: inclua linhaça, aveia, grão-de-bico, ervilha e folhas, pois eles aumentam a sensação de saciedade e ajudam o intestino a funcionar melhor.
Diminuir o consumo de sal ajuda a não reter líquido e prevenir problemas como a pressão alta.
3) Prefira assados ou grelhados
Evite frituras e dê preferência para alimentos cozidos, grelhados ou assados, pois eles ficam menos gordurosos se forem preparados assim.
4) Priorize carnes magras
Varie o consumo das proteínas, entre frango, peixe e carne vermelha com menos gorduras.
5) Consuma laticínios
Quanto ao consumo de derivados do leite, como queijo, iogurte e manteiga, é importante dar preferência aos sem ou com baixo teor de gordura.
6) Tenha opções saudáveis
Tenha lanches saudáveis em casa. Abasteça a geladeira e a despensa com frutas, pão integral e leite, em vez de comidas muito industrializadas, congelados, fast food ou refrigerantes, por exemplo.
Desta forma, será possível fazer lanches rápidos com alimentos leves e de qualidade, sem excesso de açúcar, sódio e gordura.
7) Beba água
É sempre melhor consumir mais água em vez de refrigerante ou outras bebidas industrializadas.
Leia também:
Você está bem hidratado?
8) Faça um bom acompanhamento
É importante sempre consultar um médico da família e com um nutricionista sobre possíveis alterações na alimentação e no corpo. Eles são profissionais habilitados para avaliar cada caso e indicar a melhor conduta.
Quando foi a última vez que você realizou exames de rotina? Da infância à terceira idade, a recomendação é ir ao médico regularmente e manter o checkup em dia.
Se você está em busca de uma alimentação mais saudável, não deixe de seguir essas dicas. Aproveite e inicie um acompanhamento profissional com nutricionista utilizando o Cartão MedSempre.
Aliás, são mais de 30 especialidades médicas que podem contribuir com a sua melhoria de qualidade de vida. Quer viver mais e com saúde? Solicite o seu Cartão de vantagens em saúde pagando pouco.
Por apenas R$32,90/mensais você terá uma rede de cuidados à disposição! Saiba mais em www.medsempre.com.br ou fale com a gente clicando aqui.
Saiba mais em www.medsempre.com.br e solicite já o seu cartão clicando aqui.