Outubro rosa: uma luta contra o câncer de mama
Outubro rosa é a marca de uma luta contra o câncer de mama e em prol da saúde da mulher.
O Outubro Rosa teve início no final do século passado. Lançada inicialmente nos Estados Unidos, a campanha foi uma atitude do governo federal norte-americano, que uniu diversas campanhas isoladas já realizadas pelo país como forma de prevenção ao câncer.
Enquanto isso, no Brasil, a primeira iniciativa vista em relação ao Outubro Rosa foi a iluminação em rosa do Mausoléu do Soldado Constitucionalista. O monumento, mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera, fica na capital São Paulo.
Atualmente, a campanha tem impacto mundial. As ações já ajudaram a conscientizar muitas mulheres em todo o mundo.
Em homenagem e apoio a esta campanha, a MedSempre reforça a importância dos cuidados preventivos e do autoexame para detectar alterações nos seios o quanto antes.
O autoexame
O autoexame de mama detecta possíveis alterações da região causadas pelo câncer. Ainda assim, ele não substitui exames mais profundos como a mamografia. Acima de tudo, o autoexame serve para acompanhar o estado de saúde do seio entre uma mamografia e outra. O autoexame tem três formas distintas de ser feito:
- Observe os dois seios com os braços abaixados. Depois coloque as mãos na cintura e faça força. Em seguida coloque as mãos atrás da cabeça. Veja se há algo fora do comum com eles. Verifique se ocorrem achatamento, saliência, enrugamento, vermelhidão, aspereza ou sensação de dureza. Observe o tamanho, posição e forma do mamilo. Pressione-o levemente e veja se sai alguma secreção.
- Com a pele ensaboada, eleve o braço direito. Pressione suavemente a mama com os dedos da mão esquerda, fazendo uma espiral da axila até o mamilo. Observe a presença de nódulos ou endurecimento. Faça o mesmo com a mama esquerda.
- Deite-se e coloque um dos braços atrás da cabeça. Com a outra mão, apalpe levemente a mama em formato espiral, da axila ao mamilo. Observe engrossamento ou pequenas protuberâncias na pele. Faça o mesmo na outra mama.
As mulheres devem fazer o autoexame uma vez por mês, entre cinco a sete dias após o período menstrual.
Consultas médicas
Os especialistas aconselham a mamografia para prevenir o câncer de mama apenas em mulheres entre 50 e 69 anos. Além disso, a frequência deste exame deve ser bienal. Ou seja, de dois em dois anos e não mais que isso. Pacientes fora desta faixa etária em constante exposição à mamografia podem ter mais complicações do que benefícios. Portanto, só faça o procedimento com prescrição médica.
Por outro lado, para mulheres mais jovens, consultas médicas periódicas são a forma mais eficaz de se detectar a doença. Por isso, exames de rotina e uma visita anual ao ginecologista devem fazer parte da sua rotina.
Para isso, o Cartão MedSempre oferece a você preços e condições especiais em diversas especialidades médicas, como ginecologia e mastologia, pertinho da sua casa. Sem carência ou limite de consultas, o Cartão MedSempre te ajuda a cuidar da sua saúde pagando muito pouco. Portanto, assine agora mesmo o seu!