Síndrome dos Ovários Policísticos: o que é e como tratar
A SOP é uma doença crônica, um distúrbio que provoca alterações hormonais nas mulheres, geralmente em idade reprodutiva.
Mudanças de humor, fadiga, perda de desejo sexual, alterações ou ausência de menstruação, fadiga, acne, crescimento excessivo de pelos e muitos outros sintomas estão relacionados ao diagnóstico de Síndrome dos Ovários Policísticos.
Além de todos os transtornos físicos e estéticos, acende um sinal de alerta para outros problemas na saúde da mulher. Entenda mais sobre a doença neste blog que preparamos para você!
O que é a Síndrome dos Ovários Policísticos?
A SOP, sigla de Síndrome dos Ovários Policísticos, é uma doença crônica, um distúrbio que provoca alterações hormonais nas mulheres, geralmente em idade reprodutiva.
Os ovários são dois órgãos, um de cada lado do útero, responsáveis pela produção dos hormônios sexuais femininos. Neles, estão contidos os óvulos que a mulher traz consigo desde o ventre materno.
Cerca de 20% a 30% das mulheres podem desenvolver cistos nos ovários, isto é, pequenas bolsas que contêm material líquido ou semi-sólido, os chamados ovários policísticos.
Normalmente, essa condição não tem importância fisiológica, mas em torno de 10% está associada a alguns sintomas. Os outros casos são assintomáticos.
Sintomas da Síndrome dos Ovários Policísticos
As mulheres com SOP podem ser afetadas por sintomas simples, como irregularidade menstrual e acne, até outros mais graves como obesidade e infertilidade. Conheça um pouco mais sobre eles:
- Alterações no ciclo menstrual: algumas mulheres acabam menstruando poucas vezes. Outras, apresentam um fluxo mais intenso.
- Aumento dos pelos no rosto: além do rosto, os pelos podem surgir no abdômen e nos seios.
- Cistos no ovário: há mulheres que apresentam cistos no ovário, mas não têm SOP. O que diferencia um quadro do outro é que os cistos são menores de tamanho e quantidade, não apresentam disfunções hormonais e nem menstruais.
- Ganho de peso: a produção deficiente de determinados hormônios pode ocasionar o aumento de peso.
- Pele oleosa e aparecimento de acne: a maior produção das glândulas sebáceas pode ocasionar problemas como a acne.
- Instabilidades emocionais: a alteração hormonal pode impactar nas questões emocionais, e até mesmo, depressão.
- Infertilidade: algumas mulheres que apresentam dificuldade para engravidar podem ter SOP. Ainda, em alguns casos, é recomendado tratar a síndrome antes de tentar engravidar.
- Queda de cabelo: alguns casos relatam este problema, mas não é um dos sintomas mais comuns de quem tem SOP.
Diagnóstico
Há um conjunto de sintomas que podem caracterizar a síndrome, já que não há um exame específico que identifique o problema. Para chegar ao diagnóstico de SOP, o médico faz a exclusão de outras doenças, através de avaliação dos sintomas que a paciente apresenta.
Pelo que se sabe, ainda não foi determinada a causa específica da síndrome do ovário policístico.
Sabe-se que 50% das mulheres com essa síndrome têm hiperinsulinismo, que é o aumento da produção de insulina no sangue. Outro fator relacionado seria a predisposição genética.
Tratamento
Como se trata de uma doença crônica, o tratamento da síndrome é focado em melhorar os sintomas.
Por terem risco aumentado de desenvolver problemas cardiovasculares na menopausa, é fundamental que as mulheres com ovário policístico tenham atenção especial ao cuidado com o corpo. É preciso manter uma alimentação equilibrada e praticar atividade física regular.
Caso desejem, mulheres com ovários policísticos podem realizar procedimentos estéticos para remoção de pelos.
Manter o peso controlado é essencial, já que a obesidade agrava os sintomas da síndrome do ovário policístico, além de por si só causar uma série de complicações;
Consulte regularmente seu ginecologista. Não deixe de fazer os exames ginecológicos e outros que ele possa indicar.
Quando foi a última vez que você realizou exames ginecológicos? Clientes MedSempre podem contar com uma ampla rede de clínicas parceiras com médicos ginecologistas, além de outras mais de 30 especialidades.
Com o cartão de saúde MedSempre, você pode consultar por um precinho inacreditável: a partir de R$19,90, além de descontos em exames laboratoriais e diagnóstico por imagem.
Torne-se cliente MedSempre e fique em dia com a sua saúde e tenha mais qualidade de vida. Faça o seu cartão e comece a usar imediatamente. Saiba mais em www.medsempre.com.br ou fale com a gente clicando aqui.