Pele ressecada? Aprenda como cuidar

Saiba como resolver os sintomas da pele ressecada e quando é o momento de buscar a ajuda de um dermatologista.

Você sabia que as células da pele encolhem no frio, prejudicando a hidratação natural? Pois é! Esta é uma das razões pelas quais percebemos, com mais frequência, a nossa pele ressecada no inverno.

Temperaturas mais baixas, ventos frios e clima seco são fatores que favorecem a perda da umidade natural do corpo.

Confira 4 dicas para cuidar da pele ressecada

Temperaturas mais baixas, ventos frios e clima seco são fatores que favorecem a pele ressecada

Nesse período de inverno, normalmente não consumimos tanta água e tomamos banhos mais quentes, contribuindo para o ressecamento da pele, podendo apresentar descamação e pequenas fissuras.

Possíveis causas para pele ressecada:

Além do tempo frio, a pele ressecada pode ocorrer por várias causas, entre elas:

  • mudanças de temperatura, já que tanto a exposição ao frio quanto ao calor pode ressecar a pele;
  • baixa hidratação com pouca ingestão de líquidos;
  • banho com água muito quente;
  • excesso de sabão ou sabonete demasiadamente esfregados, ou com buchas que aumentam a remoção da gordura natural da pele;
  • alimentação pobre em vegetais fontes de vitaminas e minerais;
  • natação ou hidroginástica por causa do cloro da piscina;
  • roupas de tecido sintético, já que estes impedem a transpiração adequada;
  • dermatite atópica, doença que dificulta a retenção de água na pele;
  • envelhecimento;
  • diminuição da produção de estrógeno;
  • diabetes;
  • uso de alguns medicamentos. 

Como cuidar da pele ressecada?

Com algumas dicas simples, conseguimos evitar a pele ressecada ou cuidar para que ela volte a ficar saudável. Confira: 

1. Opte pela água morna

Como no inverno costumamos usar água em temperaturas muito altas e o hábito de lavar o rosto é menos frequente do que no verão, uma limpeza profunda é fundamental.

Por isso, sempre após o banho e antes de sair de casa, faça uso de cremes hidratantes específicos para o seu corpo e rosto. Não se esqueça do protetor solar!

2. Evite as buchas esfoliantes

A bucha remove a camada gordurosa que protege a pele. Sendo assim, no inverno o seu uso pode ser prejudicial, especialmente em áreas do corpo em que existem poucas glândulas sebáceas e, por isso, tendem a ser mais ressecadas, como os joelhos e o cotovelo.

3. Alimente-se bem para hidratar a pele

A alimentação tem papel importante para a hidratação da pele. É essencial manter as frutas e os legumes no cardápio, especialmente os que são compostos por bastante água e são famosos por trazer benefícios à pele, como a cenoura, a maçã e o melão. A ingestão de, pelo menos, dois litros de água por dia também é fundamental para o tratamento de pele ressecada.

Leia também:
Você está se hidratando como deveria?

4. Consulte um especialista!

Qual foi a última vez que você passou por uma consulta com o médico dermatologista? Você sabe qual é o seu tipo de pele?

Se a sua resposta for “mais de um ano” e “não sei”, você precisa agendar e iniciar o seu acompanhamento médico para garantir o melhor cuidado com o maior órgão do corpo: a pele!

O dermatologista é o especialista responsável por identificar e prevenir inúmeros problemas além da pele ressecada. Uma vez por ano, a consulta com dermatologista é indicada, para homens e mulheres, para:

  • Orientação de cuidados com a pele:

O médico dermatologista é capacitado para te dar orientações para prevenção de doenças, como o câncer de pele; e assistência em casos de: mudanças hormonais na gravidez ou pós-parto (manchas, coceiras e até o melasma); alergias; cicatrizes; micoses ou machucados e até falta de sensibilidade.

  • Redução de incômodos na pele:

Pele com acne, alergias, psoríase, lepra, vitiligo, entre outros.

  • Cuidados com unhas, cabelos e mucosas:

Quedas de cabelos e unhas quebradiças podem ser facilmente resolvidos após avaliação médica e tratamento com um especialista;

  • Realização de intervenção cirúrgica

Dependendo das necessidades de cada paciente, o dermatologista está plenamente capacitado para realizar intervenções cirúrgicas. Tirar uma pinta ou remover um cisto são ações que podem ser executadas pelo profissional.

Leia também:
Vitamina D: saúde que vem do sol

  • Garantia de bem-estar e autoestima:

Tanto por saúde quanto por estética, a consulta com dermatologista é indispensável. É possível evitar rugas, impedir a flacidez e deixar as manchas longe do seu rosto. Também é um jeito de prevenir ou combater estrias e celulites, que geram muitas reclamações entre as mulheres, principalmente. No final, isso é algo que ajuda a aumentar a autoestima e a autoconfiança, o que gera ótimos resultados em todos os aspectos da vida.

Clientes que possuem o Cartão MedSempre podem fazer acompanhamento com dermatologista, alergista, dentre outras mais de 30 especialidades com agendamento rápido e de qualidade. 

Clientes MedSempre e MedSempre+ pagam um precinho camarada que só é possível graças à parceria da MedSempre com as clínicas credenciadas. Os descontos em consultas e exames podem chegar a até 70%.

E ainda tem mais: todas essas vantagens por uma mensalidade a partir de R$29,90 e carência zero. É só assinar e se consultar. Saiba mais em www.medsempre.com.br ou fale com a gente clicando aqui.

Se você gostou deste artigo, não deixe de ler também: