O que acontece com o corpo quando está frio?
O organismo tolera pequenas variações de temperatura, já alterações drásticas, como o frio excessivo, podem colocar a saúde em risco.
O inverno chegou! Você sabia que o frio é capaz de potencializar algumas doenças?
É que as baixas temperaturas são responsáveis por várias alterações no corpo humano. Entenda melhor neste blog!
Afinal, por que sentimos frio?
Nosso organismo possui a capacidade de fazer o controle da temperatura corporal apesar das mudanças climáticas em seu entorno.
A manutenção da temperatura do corpo é essencial para a vida e para seu bom funcionamento. No caso dos humanos, a média é entre 36ºC e 37ºC.
Para isso, nós possuímos receptores espalhados pelo corpo todo, principalmente na pele, que captam as mudanças de temperatura do ambiente e nos alertam de uma possível baixa da temperatura corporal.
O organismo tolera pequenas variações de temperatura que normalmente ocorrem ao longo do dia, do ciclo menstrual, com a idade, ou mesmo derivadas de toma de medicamentos ou de algumas patologias (hipotireoidismo, anemia, etc).
Já alterações drásticas da temperatura exterior, características do inverno, podem colocar a saúde em risco.
Leia também:
10 hábitos para fortalecer a imunidade
Como o frio afeta o nosso organismo?
- Aumento do gasto energético: passar frio nunca é uma coisa boa. Primeiro, porque o gasto energético aumenta muito e, segundo, porque há uma ‘desregulagem’, principalmente do ponto de vista imunológico do organismo, que precisa dessa temperatura mais ou menos constante.
- Prejudica a imunidade: o frio causa diminuição da temperatura corporal, o que reduz a capacidade de resposta do sistema imune e favorece a atividade de vírus respiratórios, deixando o organismo mais suscetível à infecções. As vias respiratórias também sofrem quando inalamos ar frio.
- Agrava sintomas: passar frio pode agravar os sintomas de doenças preexistentes, como: cardiovasculares, respiratórias e musculoesqueléticas (que causam dor ao comprimir os nervos).
- Lesões na pele: o frio excessivo pode causar lesões na pele, por desidratação (secura ou eczema) ou por exposição direta ao frio e à umidade (úlceras por frio derivadas do congelamento, queimaduras ou frieiras).
- Hipotermia: se o organismo de um ser humano ficar com a temperatura corporal abaixo do mínimo, uma série de reações químicas são iniciadas a fim de evitar a hipotermia, que é a queda da temperatura para valores abaixo de 35°C.
Em casos de hipotermia, podem surgir sintomas, como: arrepios, sonolência, confusão, coma, até à morte.
As crianças e os idosos estão mais suscetíveis, pois têm mais limitações de comunicação e movimento. Os idosos podem, ainda, apresentar pouca gordura subcutânea e falta de sensibilidade à temperatura.
Leia também:
Benefícios da Vitamina C para o organismo
Cuidados com a saúde no tempo frio
Veja algumas dicas do que fazer para minimizar os impactos do frio intenso à saúde:
- Vestir mais roupa para isolar a superfície corporal do frio: escolher várias camadas de roupa em vez de só uma muito grossa, pois aumenta o isolamento.
- Evitar roupas apertadas para não dificultar a circulação sanguínea.
- Vestir gorros e cachecóis para diminuir a perda de calor pela cabeça e pescoço.
- Usar luvas e meias quentes, pois o estreitamento dos vasos sanguíneos faz com que as extremidades fiquem geladas e mais suscetíveis a lesões.
- Retirar imediatamente qualquer peça de roupa úmida;
- Abrigar-se em locais quentes e bem arejados, evitando grande concentração de pessoa;
- Evitar banhos prolongados com água muito quente. Em seguida, aproveite para hidratar e nutrir adequadamente a pele.
- Beber muita água e consumir bebidas quentes;
- Fazer exercício físico para produzir mais energia, evitando espaços ao ar livre durante o frio intenso;
- Alimentar-se corretamente, procurando comer muitos vegetais e frutas, para reforçar o sistema imune.
Nenhuma saúde vai de mal a pior quando se está com o check-up médico em dia. Consultas preventivas com o médico da família e exames de rotina realizados periodicamente garantem que seu corpo está sendo bem cuidado e que o sistema imune está fortalecido durante esse inverno.
Para isso, nós da MedSempre estamos aqui, sempre perto de você para ajudá-lo a ficar em dia com a saúde.
Nossa rede credenciada de clínicas parceiras contam com mais de 30 especialidades médicas à disposição. Clientes MedSempre+ desfrutam de vantagens em saúde pagando um precinho que cabe no seu bolso nas consultas e exames, sem ter que esperar tempo de carência.
Aproveite e comece o seu acompanhamento com profissionais de qualidade e mantenha a sua imunidade nas alturas. Afinal, nossa saúde é o nosso maior bem!
Entre em contato, torne-se MedSempre+ e tenha acesso a todo esse cuidado. Por apenas R$54,90 mensais, você pode incluir até 03 dependentes grátis, e ainda tem acesso ilimitado e gratuito a teleconsultas 24 horas.
Saiba mais em www.medsempre.com.br e solicite já o seu cartão clicando aqui.
Se você gostou deste artigo, não deixe de ler também:
- Tosse persistente: quando é a hora de se preocupar?
- Como se recuperar mais rápido de uma gripe?
- Sinusite: como identificar e tratar