Saúde mental: como lidar com a pressão do fim de ano
Como andam as suas expectativas para o período de fim de ano? Tome cuidado com excesso de metas e tarefas
Dezembro é o último mês do ano. Nesta reta final, é comum que as pessoas queiram correr contra o tempo para resolver as pendências, organizar as festas, confraternizações, comprar presentes, cumprir metas, etc. O problema é que, quando em excesso, essa correria pode fazer mal à saúde.
Já ouviu falar em “dezembrite”? É o nome criado para a síndrome originada nessa época de fim de ano, que pode ter como sintomas cansaço, ansiedade, impaciência e tristeza, já que para algumas pessoas, o mês de dezembro traz consigo a sensação de encerramento de tudo aquilo que foi planejado logo no primeiro dia do ano.
Diante de questões mal resolvidas e outras que acabaram ficando de lado, é possível surgir o sentimentos de:
- Frustração,
- Sensação de vazio;
- Falta de prazer das celebrações;
- Medo do que virá;
- Tristeza;
- Decepção;
- Ansiedade;
- Depressão;
- Dores no corpo;
- Dor de cabeça;
- Aperto no peito;
- Alimentação compulsiva;
- Insônia;
- Isolamento social;
- Solidão;
- Abuso de álcool e/ou drogas
Para ajudar na tarefa de que as celebrações de final de ano sejam realmente felizes e tenham um impacto positivo na nossa vida, separamos algumas dicas valiosas. Confira:
1) Não se cobre tanto
Fuja do perfeccionismo. É normal querermos todos os eventos É claro que queremos que tudo corra da melhor maneira possível: a melhor ceia, o melhor presente, momentos perfeitos… Mas, com tanta coisa acontecendo, é natural que tenhamos imprevistos no meio do caminho, ou que alguma coisa não saia como o esperado.
Idealizar tudo pode levar à decepção. Então seja gentil consigo mesmo e reconheça que você está fazendo o melhor que pode.
2) Mantenha algumas rotinas
Você sabia que a nossa saúde pode se beneficiar com as rotinas? Pesquisas revelam que hábitos consistentes e saudáveis – como comer bem, fazer exercícios e dormir o suficiente – reduzem o estresse, melhoram a saúde mental e tornam nossas vidas mais significativas.
Quando você come e bebe mais durante as férias, é fácil perder a noção, o que pode atrapalhar seu relógio biológico do sono e de outras funções corporais essenciais. Neste período de fim de ano, tente manter a rotina, dentro das possibilidades.
3) Seja mais grato
Como a ansiedade tende a se acumular durante este período de fim de ano, é importante reconhecer os aspectos positivos do cotidiano. Tente pensar em coisas – grandes ou pequenas, novas ou antigas – pelas quais você é grato todas as manhãs.
Uma pesquisa revelou que a gratidão ajuda a aumentar a sensação de felicidade e a resiliência ao estresse.
Pense no que te faz feliz: sua cama confortável, seus filhos, um animal de estimação, um encontro com alguém que te faça bem ou relembrar momentos com as pessoas que ama.
4) Faça algo pelos outros
Ajudar os outros quando você precisa de ajuda pode parecer contraditório, mas algumas pesquisas sugerem que a gentileza pode melhorar nosso humor. Você pode se empenhar em um trabalho voluntário, fazer doações de Natal para quem precisa, ou até em “pequenos” hábitos do dia a dia, como abrir a porta para alguém, fazer um elogio ou outras formas de fazer com que as pessoas à sua volta se sintam bem.
5) Planeje a sua agenda
Evite marcar muitos compromissos para o mesmo dia. Se tiver muitos convites, priorize aquilo que tenha mais vontade de fazer e que seja mais importante para você no momento.
Avalie sempre como você está se sentindo e qual o seu nível de estresse e disponibilidade para compromissos. Se estiver se sentindo sobrecarregado, afaste-se um pouco da correria. Reconheça e respeite os seus limites
Leia também:
Dicas para fechar seu ano com chave de ouro
6) Viva o presente
É comum fazer uma coisa pensando no que ainda está por vir. No final das contas, acabamos não estando presentes nos momentos que estamos vivendo. Para evitar isso, foque no aqui e agora.
Procure se desconectar de mensagens, redes sociais e outras demandas e aproveite a companhia de quem está pessoalmente ao seu lado.
7) Respire
A ansiedade e o estresse normalmente vêm acompanhados de uma respiração ofegante. Retomar o controle da sua respiração pode, no caminho inverso, acalmar sua mente.
Respire fundo algumas vezes, pausadamente, quando sentir que está nervoso, prestando atenção na inspiração e na expiração, por alguns minutos.
Leia também:
Saúde mental: 10 dicas para lidar com a ansiedade
Se neste fim de ano a ansiedade apertar e interferir significativamente na sua vida, não hesite em buscar auxílio de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra.
Afinal, nada como ter um acompanhamento psicológico para se conhecer melhor, vencer limites e resolver problemas internos.
Se for o seu caso, a MedSempre pode te ajudar nesse processo de autoconhecimento. Nossa rede credenciada conta com psicólogos, psiquiatras e muitos outros médicos especialistas de confiança. E o melhor: com um precinho que você pode pagar!
Faça o seu Cartão MedSempre e tenha acesso a todo cuidado médico por um precinho que não aperta o orçamento da sua família, apenas R$32,90/mensais. Aqui, o preço é popular de verdade!
Entre em contato e tire as suas dúvidas clicando aqui! Saiba mais em www.medsempre.com.br.
Entre em contato e tire as suas dúvidas clicando aqui! Saiba mais em www.medsempre.com.br.