Retenção de líquido: como tratar o inchaço?
Como saber se você engordou ou se é apenas excesso de líquidos acumulados no corpo? Se você bebe pouca água, tem grandes chances de estar sofrendo uma retenção de líquido.
Quem nunca se sentiu um pouco mais inchado depois de exagerar nas festas ou em alguma viagem, né?
Sabia que o aumento do peso na balança pode ser retenção de líquido? Pois é! A gente explica:
A má alimentação, o consumo de álcool e a baixa ingestão de água podem provocar reações de inchaço no corpo, é o que chamamos de retenção de líquido.
Mas como saber se você engordou, ou seja, teve um aumento de massa de gordura corporal , ou se é apenas excesso de líquidos acumulados?
Se você bebe pouca água, tem grandes chances de estar sofrendo uma retenção de líquido.
Por que a retenção acontece?
O organismo de cada indivíduo tem uma necessidade mínima de água para garantir um bom funcionamento. Quando essa ingestão não é suficiente, o corpo entende que precisa “criar uma reserva” para não ficar desidratado, gerando um acúmulo de líquidos.
Esse acúmulo de líquidos no corpo causa inchaço, que pode ser facilmente percebido, pelo aumento do volume abdominal, do rosto, e principalmente nas pernas, tornozelos e pés.
Leia também:
Você está se hidratando como deveria?
Como identificar a retenção?
A identificação da retenção de líquido no corpo pode ser feita por você mesmo: pressione com o dedo polegar durante 30 segundos a região próxima dos tornozelos e, depois, observe se a região ficou marcada. Caso positivo, pode significar que seu corpo está retendo líquidos.
A marca da meia no tornozelo ou a marca da roupa apertada na cintura também servem de parâmetro para avaliar se a pessoa está com retenção de líquidos.
Possíveis causas da retenção de líquido:
A retenção de líquidos pode ser consequência de diversas situações, confira as principais:
- Dieta rica em sal e sódio;
- Pouca ingestão de água ou líquidos claros, como chás;
- Gravidez;
- Ficar muito tempo parado na mesma posição, sentado ou de pé;
- Problemas cardíacos, como insuficiência cardíaca ou cardiomiopatia;
- Uso de certos medicamentos, como pílula anticoncepcional, medicamentos para o coração ou pressão;
- Falta de atividade física;
- Doença renal;
- Cirrose hepática;
- Alterações no funcionamento da tireoide.
Leia também:
Light x diet: cuidado com as propagandas enganosas
Dicas para fugir da retenção de líquido:
Para resolver o problema da retenção no corpo e acabar com esses inchados desagradáveis, você pode e deve adotar algumas medidas práticas. Veja:
1) Aumente a ingestão de água!
2) Evite o consumo de ultraprocessados, alimentos ricos em sódio, açúcar, conservantes, embutidos, refrigerantes, bebidas alcoólicas e fast foods;
3) Aumente o consumo de frutas, verduras, legumes, e alimentos ricos em fibras. Cuidar do intestino também ajuda a prevenir a retenção de líquido. As fibras auxiliam na formação do bolo fecal e, juntamente com a adequada ingestão de água e a prática de atividade física, estimulam o movimento espontâneo intestinal. Mamão, laranja, ameixa e folhas em geral são exemplos de alimentos fontes de fibras que devem fazer parte da dieta.
4) Faça exercícios! Caminhar de 30 minutos à 1 hora todos os dias é uma forma excelente de manter a circulação do corpo em pleno funcionamento.
5) Procure sempre um profissional para lhe orientar sobre o consumo de qualquer substância ou alimento que tenha dúvidas!
A MedSempre está aqui para te auxiliar a alcançar a melhor versão de si mesmo. Ter um corpo saudável não é uma tarefa impossível e super cara. Com o nosso Cartão de Saúde, você tem acesso a consultas com especialistas por um preço popular.
Você também tem descontos em exames laboratoriais e por imagem e paga menos em medicamentos, tudo isso por uma mensalidade a partir de R$29,90.
Nossa rede de parceiros credenciados prestam um serviço de qualidade, em vários estados brasileiros.
Faça o seu cartão e comece a usar imediatamente. Saiba mais em www.medsempre.com.br ou fale com a gente clicando aqui e tenha uma aposentadoria sem dor de cabeça.