Rótulos dos alimentos: entenda as novas regras
As mudanças definidas pela Anvisa é para que as pessoas façam escolhas alimentares com mais consciência.
Você presta atenção nos rótulos dos alimentos que você compra? Seja sincero! Muitas pessoas relatam dificuldade de interpretar as informações e, até mesmo, de enxergar letras tão minúsculas. Isso está prestes a mudar!
É que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma nova norma para a rotulagem nutricional de alimentos, que passou a valer recentemente, neste mês de outubro. Entenda as novas regras!
Novos rótulos: o que muda?
As mudanças na rotulagem foram estabelecidas pela Resolução de Diretoria Colegiada – RDC nº 429 e Instrução Normativa nº 75, publicadas em outubro de 2020. A gente preparou um guia para que você consiga entender o que muda na prática. Confira:
- Destaque frontal
A parte da frente dos produtos ganhará um selo, com uma lupa, quando um produto tiver alto índice de açúcar adicionado, gordura saturada ou sódio. Veja o exemplo:
- Design da tabela nutricional
Entre as principais mudanças trazidas pela nova norma, está a alteração no design da tabela nutricional. A nova tabela terá um novo padrão: fundo branco e letra preta, para ressaltar as informações. Além disso, essa tabela deverá ficar perto da lista de ingredientes.
- Padronização das medidas
Serão informadas as quantidades de açúcares totais e adicionados, o valor energético e de nutrientes, sempre por 100g ou 100ml, para facilitar a comparação entre os produtos. O número de porções também passou a ser obrigatório.
- Alegações nutricionais
As alegações nutricionais, frases que apontam características positivas do produto, como “livre de gordura trans” e “rico em vitaminas”, por exemplo, deverão seguir alguns critérios:
- Caso o alimento tenha a lupa, a alegação nutricional não poderá ocupar a parte superior da frente do produto;
- Alimentos com rotulagem frontal de açúcar adicionado não podem ter alegação nutricional relativa a açúcares;
- Alimentos com rotulagem frontal de gordura saturada não podem ter alegações para gorduras totais, saturadas, trans e colesterol;
- Alimentos com rotulagem frontal de sódio não podem ter alegações para sódio ou sal.
Quanto mais claro, melhor
Segundo a Anvisa, o objetivo das novas regras é melhorar a clareza e facilitar a leitura dos rótulos, para que as pessoas façam escolhas alimentares com mais consciência.
O impacto dessas mudanças para a saúde da população é bastante positivo. Afinal, ficará evidente quando um produto tiver excesso de um componente que faz mal à saúde.
Quem busca uma alimentação saudável, quem tem intolerância alimentar, alergias, ou doenças como diabetes ou hipertensão também sai ganhando.
Com informações mais detalhadas e exatas dos produtos, o consumidor consegue ter conhecimento do que está levando para casa. Enquanto que os fabricantes terão a oportunidade de melhorar a qualidade nutricional dos alimentos, já que ninguém vai querer ter a “lupa” na parte frontal do seu produto.
A mudança é imediata?
Os alimentos fabricados a partir do dia 9 de outubro de 2022 já estão obrigados a seguir o padrão dos novos rótulos da Anvisa.
No entanto, mercadorias com prazo de validade mais longo e que já estão no mercado vão ter mais para se adaptar, como bebidas em garrafas retornáveis.
Para os produtos que já se encontram no mercado até a data, os prazos para adequação são:
- 12 meses para os alimentos em geral;
- 24 meses para os alimentos fabricados por agricultor familiar ou empreendedor familiar rural, empreendimento econômico solidário, microempreendedor individual, agroindústria de pequeno porte, agroindústria artesanal e alimentos produzidos de forma artesanal; e
- 36 meses para as bebidas não alcoólicas em embalagens retornáveis, observando o processo gradual de substituição dos rótulos.
Ter uma alimentação equilibrada e saudável é o ponto de partida para se prevenir contra inúmeras doenças.
Se você deseja iniciar um planejamento alimentar, conte com a MedSempre para atingir seus objetivos, seja para melhorar o seu condicionamento físico ou para cumprir aquela meta de emagrecer.
Com o nosso cartão de saúde você pode fazer seus exames laboratoriais, com desconto, e marcar sua consulta com nutricionistas capacitados para ficar em dia com a sua saúde, além de mais de outras 30 especialidades da nossa rede credenciada, por apenas R$29,90/mensais. Preço popular de verdade!
Saiba mais em www.medsempre.com.br e solicite já o seu cartão clicando aqui.