Dicas para cuidar da saúde no outono

Com a mudança brusca de temperatura do outono, é preciso tomar algumas medidas para continuar saudável. Confira quais são!

O outono em 2023 inicia em 20 de março às 18h25 e termina em 21 de junho. Essa estação é uma das preferidas de muitas pessoas por unir características do verão e do inverno.

No entanto, essa variação do clima facilita o surgimento de consequências desagradáveis para a saúde.

A mudança brusca de temperatura pode acarretar em muitas doenças. As principais desta temporada são as alergias e as síndromes respiratórias. Por isso, saber como preveni-las é a melhor forma de manter-se saudável e aproveitar melhor a estação.

O que muda com o outono?

Crianças e pessoas idosas são os grupos de pessoas mais vulneráveis aos desconfortos que a mudança de estação pode provocar. É importante manter a saúde em dia e o organismo fortalecido para não dar vez às doenças crônicas.

Bronquites, sinusites, pneumonias, irritação nos olhos, coceira e secura, conjuntivite, rachaduras na pele, gripes e resfriados lideram o ranking dos problemas de saúde mais frequentes nessa época do ano.

No verão, as pessoas costumam passar mais tempo ao ar livre. Diferentemente do outono, quando buscam abrigar-se das mudanças climáticas em locais fechados.

Esse comportamento é um fator que aumenta a incidência das doenças virais, que são transmitidas pelo ar.

Cuidados com a saúde no outono:

1) Evite ambientes fechados

Evitar locais fechados e aglomerações deve ser a primeira dica de como cuidar da saúde.

Locais fechados com grande volume de pessoas favorecem a proliferação de alguns vírus e bactérias transmitidos pelo ar. Por isso, durante o outono, essas doenças se tornam mais comuns. 

No entanto, ainda que seja necessário se refugiar em ambientes fechados em dias mais frios, evite locais com pouca circulação de ar.

Dessa forma, priorize sempre ambientes externos e, sempre que possível, deixe janelas abertas para que o ar se renove.

2) Beba muita água

Algumas doenças respiratórias são decorrentes do ar frio por deixar as vias aéreas mais secas, permitindo que vírus e bactérias se instalem facilmente.

Leia também:
Você está se hidratando como deveria?

O hábito de beber bastante água mantém o corpo e a pele hidratados, isso pode contribuir na prevenção de algumas doenças comuns nessa época do ano.

3) Mantenha a pele hidratada

Durante as estações mais frias do ano, a pele do nosso corpo costuma ficar mais seca que o comum.

Isso pode aumentar irritações, rachaduras e alergias superficiais da pele, principalmente em regiões mais expostas, como o rosto, pescoço, lábios e bochechas.

Por isso, algumas formas de como cuidar da saúde da pele no outono é:

  • usar cremes e hidratantes para o corpo;
  • evitar banhos quentes e muito demorados;
  • passar protetor solar também em dias nublados e frios;
  • hidratar os lábios com protetores labiais;
  • evitar o uso de produtos que contenham ácidos e esfoliantes.

4) Lave bem as mãos

Higienizar as mãos deve ser um hábito, afinal, estamos em contato constante com diversos objetos que podem ser contaminados por diversos vírus.

É fundamental lavar as mãos sempre com água e sabonete. Quando não for possível, a limpeza pode ser feita com o uso de álcool em gel.

Leia também:
Pele ressecada? Aprenda como cuidar

5) Cuide bem das roupas

Evite guardar roupas úmidas no armário, adote o hábito de trocar os lençóis, toalhas de banho e mesa uma vez por semana. Além disso, antes de utilizar roupas que estavam há muito tempo guardadas, lave-as e deixe-as secando ao sol.

Essas medidas ajudarão a prevenir-se contra bactérias, ácaros, fungos e poeira no seu lar.

Caso alguma síndrome respiratória ou alergia bater à sua porta, não se desespere! Conte com a MedSempre para ter acesso a consultas com excelentes profissionais da saúde, por um preço muito acessível. 

Ao solicitar o seu cartão de benefícios em saúde, você pode fazer exames laboratoriais com desconto e iniciar um acompanhamento médico com um alergologia, otorrinolaringologista  ou outras mais de 30 especialidades.

Conheça outras vantagens que você terá por uma mensalidade a partir de R$32,90, com carência zero. Saiba mais em www.medsempre.com.br ou fale com a gente clicando aqui.

Se você gostou deste artigo, não deixe de ler também: