Tabagismo passivo: entenda os riscos

Entenda como alguém que não fuma pode sofrer com os efeitos do tabagismo e correr os mesmos riscos

A população já está consciente dos prejuízos que o fumo pode trazer à saúde, já que contribui para o desenvolvimento de várias doenças. No entanto, é preciso também estar atento quanto ao tabagismo passivo. Você sabe isso significa?

O tabagismo passivo também pode causar doenças graves, como o câncer e doenças cardiovasculares.

O tabagismo passivo também pode causar doenças graves, como o câncer e doenças cardiovasculares.

Os fumantes passivos, são aquelas pessoas que não fumam, mas que inalam – indiretamente – a fumaça de derivados do tabaco como cigarro, charuto, cigarrilhas, cachimbo, narguilé e outros produtores de fumaça gerados por fumantes.

Estima-se que dentre as mais de 4.700 substâncias tóxicas que são jogadas no ar pela fumaça do cigarro, cerca de 70 delas podem causar algum tipo de câncer.

Você sabia que a fumaça emitida pela ponta final de um cigarro aceso contém, em média, três vezes mais nicotina e monóxido de carbono e até 50 vezes mais substâncias cancerígenas?

Veja dicas para minimizar o impacto da fumaça do cigarro no seu cotidiano:

Impactos do tabagismo passivo

Será que você se identifica como um fumante passivo?

Se você convive ou já esteve em um ambiente fechado com um fumante provavelmente sentiu vontade de tossir, irritação nos olhos, coriza e até náuseas. Se tiver alguma doença respiratória, é possível que os sintomas tenham sido ainda mais intensos.

Ainda que uma pessoa não fume e nem aprecie o hábito, ela sofre com as desvantagens como se fosse um dependente. Um fumante passivo também pode ser afetado por doenças graves, como o câncer de pulmão, câncer de diversos tipos e doenças cardiovasculares.

O fumante passivo chega a consumir o equivalente a quatro cigarros por dia e tem um risco 30% maior de desenvolver câncer de pulmão do que alguém que não está exposto à fumaça no seu dia a dia.

É muita coisa, né?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo.

Leia também:
Cuidados essenciais para manter a saúde do pulmão

Medidas para evitar o tabagismo passivo

Algumas práticas podem ajudar a diminuir a exposição à fumaça do cigarro. Confira:

  1. Adote uma política de casa sem cigarro e peça para que moradores e visitas fumem apenas do lado de fora, longe de janelas ou portas abertas;
  2. Remova todos os cinzeiros de sua casa;
  3. Encoraje seus familiares próximos fumantes a abandonarem o hábito;
  4. Participe ou sugira que seu familiar participe de um grupo de apoio para parar de fumar;
  5. Não frequente lugares onde as pessoas estejam fumando;
  6. Se você estiver em uma área aberta, como rua ou parque, fique em uma área onde não haja fumantes por perto.

Leia também:
7 passos para adotar um estilo de vida saudável

Como já dissemos, não se engane: fumantes passivos também sofrem os efeitos imediatos do tabagismo, como irritação nos olhos, manifestações nasais, tosse, cefaleia, aumento de problemas alérgicos, principalmente das vias respiratórias e elevação da pressão arterial.

Se você ficou preocupado com a sua saúde, mas quer ficar tranquilo, é fundamental iniciar um check-up médico para garantir que está tudo bem com os pulmões e com todo o organismo.

Conte com a MedSempre para te ajudar nessa tarefa de ficar em dia com a saúde.  Utilizando o Cartão de Saúde, nossos clientes podem passar em consulta médica  com mais de 30 especialidades, incluindo profissionais como cardiologista, pneumologista e muito mais!

Além da variedade de especialidades médicas, nossos clientes se beneficiam com excelentes descontos, pagando um preço popular pelas consultas.

Entre em contato, torne-se MedSempre e tenha acesso a todo esse cuidado. Por apenas R$35,00 mensais, você fica com a saúde renovada sem comprometer o orçamento da família.

Saiba mais em www.medsempre.com.br e solicite já o seu cartão clicando aqui

Se você gostou deste artigo, não deixe de ler também: