O que são transtornos mentais?
Entenda um pouco mais sobre os transtornos mentais mais comuns, seus sintomas e como tratá-los.
O estresse do dia a dia tem deixado marcas cada vez mais profundas nas pessoas. A rotina de trabalho, as apreensões sociais e as relações interpessoais causam uma pressão emocional enorme que, por diversas vezes, culmina em transtornos mentais. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem liderado mundialmente o ranking do estresse, com cerca de 9,8% da população sofrendo com o estágio mais severo de ansiedade. Nós também somos o país latino com o maior percentual de depressão, tendo cerca de 5,8% dos brasileiros diagnosticados com a doença, bem acima da média global de 4,4%.
O verdadeiro papel de um psiquiatra
Os transtornos mentais são disfunções geralmente causadas por alguma deficiência ou irregularidade no sistema nervoso central. Essas disfunções possuem um impacto severo na capacidade cognitiva e comportamental do indivíduo, alterando o seu estilo de vida, humor e, em casos extremos, podendo levar à morte. A OMS afirma que 90% dos casos de suicídio poderiam ser evitados se os fatores mentais que levaram à fatalidade recebessem mais aceitação e tivessem o devido tratamento.
A saúde mental é um dos pilares da boa saúde. Caso você esteja ou conheça alguém que está passando por um momento difícil relacionado à sua saúde mental, lembre-se que o Cartão MedSempre oferece até 70% de desconto em consultas com psiquiatra dentro de sua Rede Credenciada para que você não precise se preocupar com o preço da sua consulta. Para entender um pouco melhor sobre os transtornos mentais, citamos os mais comuns abaixo.
Os principais transtornos mentais
Infelizmente, a listagem de doenças de origem psicológica ou psiquiátrica definida pelo Código Internacional de Doenças (CID-10) é bastante extensa. Mas os dados exibidos por entidades e organizações da saúde indicam maior prevalência de alguns transtornos, como os citados abaixo:
Depressão
A depressão é uma doença crônica caracterizada por um estado prolongado de tristeza profunda, que pode acarretar, inclusive, intenções suicidas. Existem diversos tipo de depressão, e a maior parte deles se diferencia pelo gatilho inicial para a doença.
Felizmente, todos os tipos de depressão podem ser tratadas com o devido acompanhamento médico especializado.
Ansiedade
Caracterizada pela inquietação constante sobre o futuro, a ansiedade é um transtorno que afeta significativamente o cotidiano do paciente. Existem inúmeros motivos pelos quais uma crise de ansiedade pode começar e, em alguns casos, é possível que nem o próprio paciente saiba identificar o motivo.
Os tratamentos para ansiedade incluem o acompanhamento especializado, a prática de meditação e a reintrodução de hobbies e atividades relaxantes no dia a dia.
Distúrbios do desenvolvimento
Transtorno de déficit de atenção, hiperatividade e autismo são exemplos de distúrbios do desenvolvimento. Essas doenças costumam se manifestar na infância e se caracterizam pela perda de capacidades sociais e afastamento da realidade.
O tratamento para esses distúrbios acontece ao longo dos anos ou da vida do paciente, e seus sintomas podem ser minimizados até se tornarem imperceptíveis em alguns casos.
Autismo: uma questão de cuidado, amor e carinho.
Transtornos alimentares
Geralmente associados ao ideal estético, os transtornos alimentares são distúrbios da alimentação que trazem consequências sérias para a saúde. Geralmente engatilhados por algum outro transtorno, como ansiedade ou depressão, essas doenças têm origens sociais e são intrínsecas à autoestima dos pacientes.
Estresse pós-traumático
Esse tipo de transtorno é causado por uma lesão cerebral que ocorre no advento de algum episódio (ou na soma destes) na vida do paciente. Os sintomas variam muito entre os indivíduos, mas se caracterizam por alteração prolongada (com duração de meses, anos ou para o resto da vida) no estado mental ou comportamental, podendo também haver consequências externas (como a perda da capacidade de fala).
Os tratamentos para esse tipo de transtorno envolvem procedimentos psicoterápicos e medicamentosos, a fim de aliviar alguns sintomas emocionais.
Transtorno Afetivo Bipolar
Também chamado de TAB, esse transtorno é caracterizado por alterações drásticas e repentinas no humor, chegando a atingir estágios de depressão à hiper euforia. Existem diversas causas que podem iniciar ambos surtos do TAB, mas é sabido que o fator genético desempenha um papel crucial para o surgimento da doença.
Os transtornos bipolares geralmente não possuem cura, mas seus sintomas e a variação de humor podem ser tratados com medicamentos e procedimentos psicoterapêuticos.
Demência
As demências são doenças incuráveis, causadas pela perda de duas ou mais funções das capacidades cerebrais. Elas são associadas, principalmente, aos fatores genéticos, mas hábitos de vida pouco saudáveis podem acelerar o seu desenvolvimento ou até mesmo ser a causa desses males. Um exemplo muito comum de demência é o Alzheimer.
Apesar de não haver cura até o momento, as demências podem ter seus sintomas tratados e amenizados através de medicamentos, minimizando os impactos da doença na vida dos pacientes
Como lidar com os transtornos mentais
Todas as organizações oficiais responsáveis pela saúde são unânimes em dizer que a melhor forma de lidar com transtornos mentais é conversar abertamente sobre o assunto. Os indivíduos afetados por essas doenças sofrem preconceitos e até mesmo bullying, o que apenas piora as estatísticas. A situação da saúde mental é tão séria no Brasil que, entre 2011 e 2013, diversas leis e programas de incentivo foram sancionados pelo governo para o tratamento da população.
No âmbito da saúde mental o mais importante é sempre o diálogo, o devido tratamento e o apoio de entes queridos para que os tratamentos sejam ainda mais efetivos.
Outra condição indispensável para manter a boa saúde é um acompanhamento profissional de tempos em tempos. E, apesar de consultas e exames acabarem pesando no nosso bolso, o Cartão MedSempre possui diversas especialidades médicas com descontos de até 70% para você não deixar de cuidar daquilo que é mais importante, a sua saúde. Tudo isso sem carência, com muita segurança. FAÇA AGORA SEU CARTÃO!