Vitamina D: saúde que vem do sol
Começou o verão, período mais ensolarado do ano. Aproveite para manter sua taxa de Vitamina D em dia de forma segura e saudável!
O verão começou! O período mais ensolarado do ano. Você sabia que o sol pode ser o seu maior aliado para produção e absorção da vitamina D? É que os raios solares fornecem energia ultravioleta B (UVB), e a pele a utiliza para produzir esse nutriente tão importante para o nosso organismo.
Mas por que ela é tão importante? A Vitamina D é fundamental para a nossa saúde e para o funcionamento adequado do nosso organismo, principalmente na manutenção do vigor, força dos ossos e dos músculos.
Ela é responsável por promover a absorção de cálcio no intestino e manter concentrações adequadas de soro de cálcio e fosfato para permitir a mineralização óssea normal e para evitar a contração involuntária dos músculos e espasmos.
Sem absorver quantidade necessária de vitamina D, os ossos do corpo humano podem se tornar finos, quebradiços e em casos mais graves, sofrer deformação.
A Vitamina D ajuda, entre outras coisas:
- a reduzir inflamações;
- no desenvolvimento celular;
- na manutenção das funções neuromusculares e imunológicas;
- no metabolismo da glicose.
- na formação dos ossos e dentes;
- na absorção de cálcio e fósforo no sistema imune e muscular
- na manutenção da nutrição e do equilíbrio mental e corporal, trazendo mais energia para as atividades diárias e espantando o cansaço.
Aproveite o verão e tome banho de sol todos os dias!
A pele capta os raios solares, transformando-os na forma ativa da vitamina, em um trabalho conjunto conduzido pelo fígado e pelos rins. A radiação ultravioleta B (UVB) penetra na pele descoberta e converte as moléculas de colesterol 7-hidrocolesterol presentes na região cutânea em uma pré-vitamina D3, que, por sua vez, se transforma em vitamina D.
Leia também:
Como escolher o protetor solar ideal para a sua pele
Por quanto tempo é necessário tomar sol?
Especialistas e pesquisadores da vitamina D sugerem que algo em torno de 5 a 30 minutos de exposição ao sol na região do rosto, mãos, braços e pernas, sem protetor solar e particularmente entre 10h e 16h, diariamente ou pelo menos duas vezes por semana, são suficientes para a correta absorção de vitamina D pelo organismo.
Vitamina D nos alimentos:
Naturalmente presente em alguns alimentos, quando não conseguimos atingir níveis satisfatórios desse nutriente no nosso corpo, torna-se necessário recorrer à suplementação, disponível em farmácias, geralmente em formato de cápsulas, sempre com prescrição médica.
Você pode reforçar sua taxa de Vitamina D recorrendo aos alimentos, como:
- Alimentos à base de carne;
- Peixes com no mínimo 2% de gordura em peso, como salmão, truta, atum e cavala – e também óleos de fígado de peixe estão entre as melhores fontes.
- Fígado bovino, queijos e gemas de ovos apresentam pequenas quantidades de vitamina D, principalmente na forma de vitamina D3.
- Leite;
- Cogumelos fornecem quantidades variáveis de vitamina D2 e alguns cogumelos disponíveis no mercado têm sido tratados com luz UV para aumentar seus níveis de vitamina D.
Sintomas da deficiência:
Dores locais nas articulações, nos músculos ou ossos, fadiga e fraqueza muscular são alguns dos sintomas da deficiência de Vitamina D. A falta desse nutriente pode levar ao raquitismo e ao enfraquecimento e desmineralização dos ossos, podendo resultar em osteoporose, que é a diminuição da densidade óssea e aumenta o risco de fraturas.
Além disso, níveis insuficientes desse nutriente podem contribuir para aumento de doenças cardiovasculares, câncer de cólon e próstata, esclerose múltipla, diabetes melito tipos 1 e 2 e doença inflamatória intestinal, entre outras.
Pesquisadores descobriram que a Vitamina D também é ativa em muitos tecidos e células, indo muito além dos ossos e controlando um enorme número de genes, incluindo alguns associados a doenças autoimunes e diversas infecções.
Leia também:
A importância da vitamina D
Você sabe como anda a sua taxa de Vitamina D? Aproveite os benefícios do cartão de vantagens MedSempre e faça seus exames laboratoriais com desconto e deixe a sua saúde em dia. É só assinar e começar a usar. Faça agora mesmo o seu Cartão MedSempre clicando aqui.
Nossos clientes economizam mais de 1 milhão de reais por ano. Se quiser falar com a nossa equipe e tirar as suas dúvidas, basta nos chamar por aqui! Temos também uma ampla rede associada com clínicos gerais, endocrinologistas, nutricionistas, dermatologistas e outros médicos que podem ajudar a manter seus índices saudáveis para uma vida mais longa e equilibrada.