A importância da vitamina D

Entenda os benefícios de um dos nutrientes mais importantes para a sua saúde! Saiba a importância da vitamina D.

No dia a dia, o seu corpo necessita de diversos nutrientes para funcionar como deve. Quase 100% dos nutrientes que ingerimos provém da alimentação, mas existe um em especial que é de extrema importância para o nosso organismo e que raramente é encontrado em quantidade significativa nos alimentos: a vitamina D.

Para nossa sorte, apesar da escassez de vitamina D nos alimentos, a maior fonte desse nutriente é gratuita e presente em todos os dias do nosso cotidiano, a luz solar. A suplementação de vitamina D também é muito comum. Nesse sentido, cápsulas cheias de óleo de peixe (um dos alimentos com maior concentração deste nutriente) podem ser encontradas em qualquer farmácia. Mas, atenção, toda forma de suplementação deve ser orientada por um profissional médico e seguida à risca!

Benefícios 

A vitamina D é um nutriente essencial lipossolúvel e desempenha um papel fundamental em nosso metabolismo e nos ossos. Ela auxilia a regular a quantidade de fósforo e cálcio no organismo, dessa forma, aumentando a absorção deles. Por isso, tem papel importante na saúde dos ossos e na força muscular.

Para a mulher esse nutriente é ainda mais importante. Em primeiro lugar, durante a adolescência, a vitamina contribui para a prevenção da síndrome dos ovários policísticos, a endometriose e a infertilidade. Depois, na gestação, uma absorção saudável de vitamina D diminui a possibilidade de complicações no parto. Além disso, passada a menopausa, ela é responsável por prevenir a osteoporose.

Leia também:
Quatro alimentos para ter dentes fortes e saudáveis

Além de tudo isso, a vitamina D é uma das maiores aliadas da saúde mental. Ela ajuda a combater a depressão, a insônia e auxilia o cérebro na produção de hormônios ligados à felicidade.

Sinais da falta de vitamina D

Enquanto a vitamina D promove saúde e bem-estar para o ser humano, por outro lado, a sua ausência pode trazer complicações para a sua saúde. Doenças como artrites, osteoporose, obesidade e até mesmo cânceres podem se desenvolver na ausência de quantidades ideais desse nutriente.

Alguns dos principais sinais da falta de vitamina D são:

  • Fraqueza
  • Letargia
  • Tristeza profunda ou depressão
  • Gripes e resfriados frequentes
  • Dores musculares

Principais fontes da vitamina

Como dissemos mais acima, a vitamina D é relativamente escassa nos alimentos. A principal fonte e o método mais indicado para a absorção de vitamina D é a exposição diária moderada ao sol. Ao contrário do que se acredita, não existem ainda estudos que comprovem que protetores solares atrapalhem nessa absorção, então se você precisar tomar um sol da tarde, se proteja!

Neste momento em que vivemos, com a pandemia do novo coronavírus, sabemos que tomar sol todos os dias não é tão simples. Uma solução para isso são as varandas e terraços de casa. Se você vive em condomínio, aproveitar as áreas comuns em horários menos movimentados também é uma opção. Mas não se exponha a um risco desnecessário, já que também existem outras formas de obter vitamina D.

De forma geral, o alimentos que apresentam a maior concentração de vitamina D são de origem animal. Peixes gordos como o salmão, a sardinha e o atum são excelentes exemplos. Mas podemos adicionar outros alimentos aqui, como o fígado de boi, o ovo, alguns queijos e cogumelos.

Outra fonte que se popularizou bastante nos últimos tempos é a suplementação. Apesar de ser de fácil acesso, nenhum tipo de suplementação deve ser feita sem a orientação de um médico. Por isso, vá ao seu especialista com frequência e aproveite os descontos do Cartão MedSempre! É fácil e rápido de assinar. Com o Cartão MedSempre, você tem acesso à toda a nossa rede credenciada com descontos de até 70% em consultas e exames pra você cuidar da sua saúde. Saiba mais clicando aqui!