Câncer: do diagnóstico ao tratamento

Quanto mais cedo o câncer for detectado, maiores são as chances de sucesso do tratamento e de sobrevida do paciente

O câncer é uma doença que assusta muita gente e as estatísticas mostram números alarmantes. Segundo projeções do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Brasil registra aproximadamente 700 mil novos casos de câncer por ano, além de um número significativo de mortes anuais associadas à doença. 

A estimativa é que o câncer possa ser a primeira causa de morte até 2030, devido ao envelhecimento da população e à persistência de fatores de risco associados ao estilo de vida, como tabagismo, consumo excessivo de álcool, sedentarismo, obesidade e alimentação deficiente.

Quanto mais cedo o câncer for detectado, maiores são as chances de sucesso do tratamento

Quanto mais cedo o câncer for detectado, maiores são as chances de sucesso do tratamento

 

Saiba, no entanto, que é possível prevenir-se do câncer colocando em prática algumas dicas importantes:

  • Alimentação saudável: Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes e carnes magras pode ajudar a reduzir o risco de câncer. Evite alimentos ultraprocessados e ricos em açúcar.
  • Atividade física regular: Praticar atividade física regularmente pode ajudar a reduzir o risco de câncer. Tente realizar pelo menos 150 minutos de atividade física moderada por semana.
  • Evite o tabagismo e o consumo excessivo de álcool: Recomenda-se parar de fumar, não se expor à fumaça de cigarro e limitar o consumo de álcool.
  • Controle o peso corporal: O excesso de peso está associado a um aumento do risco de desenvolver vários tipos de câncer e outras doenças.

Leia também:
Hábitos para prevenir a obesidade no dia a dia

Diagnóstico Precoce

Quanto mais cedo o câncer for detectado, maiores são as chances de sucesso do tratamento e de sobrevida do paciente. Anote as dicas:

Faça exames regulares: realizar exames preventivos, antes mesmo de perceber algum sintoma, pode ajudar a detectar o câncer em estágios iniciais, quando é mais fácil de tratar.

Conheça seu histórico familiar: se você tem um histórico familiar de câncer, é importante informar ao seu médico e realizar exames regulares com mais atenção.

Preste atenção aos sintomas: Se você notar algum sintoma incomum, como dor ou sangramento, procure um médico imediatamente.

Leia também:
Entenda a importância do diagnóstico precoce

Tratamento

O tratamento do câncer depende do tipo e do estágio da doença:

  • Cirurgia
  • Quimioterapia
  • Radioterapia
  • Terapia-alvo

Adote um estilo de vida saudável e busque conhecer o seu corpo. Preste atenção aos sintomas e procure um médico se notar algo incomum. Se precisar de assistência médica, torne-se MedSempre+ e inicie o seu check-up médico.

Nossos clientes desfrutam de vantagens em saúde pagando um precinho popular nas consultas e exames, sem ter que esperar tempo de carência. Aproveite ainda para ser acompanhado por mais de 30 especialidades médicas, como urologista, ginecologista, nutricionista, e o que mais você precisar.

Entre em contato, torne-se MedSempre+ e tenha acesso a todo esse cuidado. Por apenas R$54,90 mensais, você pode incluir até quatro dependentes grátis, e ainda tem acesso ilimitado e gratuito a teleconsultas 24 horas.

Saiba mais em www.medsempre.com.br ou torne-se cliente MedSempre clicando aqui.

Se você gostou deste artigo, não deixe de ler também: