Os 5 benefícios da amamentação para mães e bebês

Saiba mais sobre a importância da amamentação na primeira infância e a diferença que ela faz na vida do bebê!

A amamentação é um gesto de amor e cuidado que impacta tremendamente a vida do bebê. Além de o leite materno ser o alimento mais nutritivo para o ser humano, a prática do aleitamento também influencia as capacidades cognitivas e sociais da criança no futuro.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) também afirma que o aleitamento na primeira hora de vida do bebê pode reduzir em até 52% as taxas de morte pós-parto das crianças.

Para promover uma melhor conscientização da população mundial sobre a amamentação, todos os anos, dos dias 1 a 7 de agosto, acontece a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), promovida pela OMS. Este ano o mote da campanha é “apoiar a amamentação para um planeta mais saudável” (em tradução livre e não oficial).

SMAM 2020

Celebrada em mais de 120 países, a Semana Mundial do Aleitamento Materno esse ano tem como mote a conscientização do papel da amamentação na construção de um planeta mais saudável e sustentável.

“Amamentar é um ato ecológico” foi também o tema da Campanha da IBFAN (Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar – International Baby Food Action Network) Rio em 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, também conhecida como Eco-92. Seu objetivo foi debater os problemas ambientais em escala mundial.

No Brasil, a SMAM é organizada pelo Ministério da Saúde e promove diversos eventos, palestras e debates sobre o tema no país inteiro.

A importância da amamentação

A OMS define que o leite materno deve ser o único e exclusivo alimento introduzido na dieta do bebê desde a primeira hora de vida até os seis meses de idade e deve ser utilizado de maneira suplementar até os dois anos.

Abaixo, listamos os 5 benefícios mais importantes da amamentação para as mães e para os bebês:

  • Para as mães: 
  • Queima calorias
  • Protege contra a osteoporose 

. Previne os cânceres de mama e útero

  • Evita o surgimento de cancros nas mamas e nos ovários
  • Acelera a recuperação do tamanho normal do útero
  • Para os bebês
  • Fortalece a imunidade

. Auxilia no desenvolvimento cognitivo

  • Aumenta a intimidade com a mãe
  • Estimula o desenvolvimento da respiração nasal
  • Melhora a capacidade de fala

Doe leite materno para quem precisa

Nem toda gestante consegue produzir leite o bastante para amamentar o seu bebê da forma que ele precisa. Para isso, existe a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (BLH), onde as mães podem fazer doações de leite ou entrar em contato para conseguir acesso ao leite e a tratamentos médicos.

As mães que desejam doar o leite precisam apenas entrar em contato com o telefone do BLH para ter a coleta realizada em sua própria casa, uma vez que o produto é extraído e armazenado em um recipiente da própria organização.

Para sanar mais dúvidas sobre a amamentação, entre em contato com o seu especialista e aproveita que o Cartão MedSempre tem os melhores preços em obstetrícia! Conheça essa e muitas outras vantagens de adquirir o Cartão MedSempre clicando AQUI e não deixe de cuidar da saúde de quem é mais importante pra você.

 

Leia também:

Pré-natal e os cuidados durante a gravidez

Obesidade infantil: o que você precisa saber