Check-list da saúde da mulher

Cuidar da saúde de forma preventiva é mais fácil, mais barato e tem resultados melhores. Faça o seu check-up!

Ei, mulher! Como anda a sua saúde? Seus exames estão em dia? Quando foi a última vez que foi a uma consulta com o médico ginecologista e realizou exames preventivos?

Aproveitando que o Outubro Rosa chegou, preparamos uma lista para ajudar você a iniciar um check-up e ter mais qualidade de vida.

Mulher, cuidar da saúde de forma preventiva é mais fácil, mais barato e tem resultados melhores

Mulher, cuidar da saúde de forma preventiva é mais fácil, mais barato e tem resultados melhores

Outubro Rosa é um movimento internacional criado para estimular a conscientização sobre o câncer de mama, o tipo de câncer mais comum nas mulheres.

Nessa época do ano, há uma grande mobilização para facilitar o cuidado com a saúde da mulher. Então, aproveite essa onda e se cuide. Veja por onde você pode começar!

Check-list da saúde da mulher:

Cuidar da saúde de forma preventiva é mais fácil, mais barato e tem resultados melhores. Veja as consultas e exames que você deve fazer:

Clínico-geral:

Se você não faz ideia de como anda a sua saúde, comece pelo início: agende uma consulta com o médico clínico-geral. Ele fará uma avaliação física, aferir a pressão, realizar uma série de perguntas sobre a sua rotina e histórico de saúde.

O clínico-geral é capacitado para tratar da saúde de forma ampla, solicitando exames e encaminhando para um especialista, quando houver necessidade.

Com os resultados de exames em mãos, é hora de buscar acompanhamento especializado.

Nutricionista:

A alimentação equilibrada é uma das recomendações essenciais para a prevenção e tratamento de doenças.

Se você nunca pensou em ir a um nutricionista, pode repensar. Mais do que ajudar a emagrecer, o profissional nutricionista identifica seus hábitos, faz um levantamento do seu histórico de doenças, queixas de azia, refluxo, alergias, intolerâncias, distúrbios no intestino, alterações do sono, restrições e preferências alimentares, interpretação de exames laboratoriais e realização de avaliação física para saber seu percentual de gordura corporal.

A partir dessas informações, é elaborado um planejamento alimentar personalizado para garantir um equilíbrio nutricional. Caso necessário, são indicados suplementos, fórmulas fitoterápicas, vitaminas e etc.

Dentista:

Mesmo com a escovação e o uso do fio dental, a placa bacteriana e o tártaro podem se formar. Somente um especialista pode averiguar o problema e indicar o tratamento mais preciso para sua condição.

Dermatologista:

Com o passar dos anos, a pele sofre mudanças. Conhecer o seu tipo de pele e usar produtos específicos e adequados são fundamentais para evitar e/ou tratar espinhas e manchas.

Cabe ao profissional dermatologista diagnosticar doenças, avaliar linhas de expressão, manchas, unhas quebradiças, quedas de cabelo, além de realizar cirurgias e prescrever medicamentos.

Oftalmologista:

Do nascimento à velhice, o acompanhamento oftalmológico deve fazer parte da vida da mulher.

O check-up ocular permite através de exames, como fundo de olho e aferição da pressão ocular, analisar as condições visuais do indivíduo, detectando possíveis doenças em fase assintomática e prevenindo para que problemas oculares graves não ocorram.

Endocrinologista:

O endocrinologista diagnostica e trata doenças relacionadas com os hormônios e o metabolismo. Como são muitas, você pode buscar atendimento com esse especialista em casos de osteoporose, diabetes, obesidade, surgimento de tumores que produzem hormônios em excesso e doenças autoimunes.

Leia também:
Você sabe como a tireoide afeta a sua vida?

Ginecologista:

O ginecologista é o médico da saúde feminina. Essa é a especialidade que cuida do sistema reprodutor feminino e da mulher como um todo.

Agenda uma consulta ginecológica fora do período menstrual, evite relações sexuais nas vésperas, pergunte sobre contraceptivos, doenças, sintomas, seu ciclo menstrual e quaisquer outras dúvidas que você tenha sobre o seu corpo.

Exames como o papanicolau (preventivo) e ultrassom transvaginal, geralmente, são feitos anualmente. Mas, a partir dos 40 anos devem ser feitos de seis em seis meses, além da realização da mamografia, por conta do risco aumentado de desenvolver o câncer de mama.

Leia também:
TPM: o que é e por que devemos levá-la a sério

Com a chegada da menopausa ainda é preciso inserir no calendário de exames a densitometria óssea para diagnosticar a osteoporose. Também recomenda-se um acompanhamento cardiológico.

Pegue papel e caneta ou prepare o print e complete a sua lista, conforme a sua necessidade e faixa etária:

(  ) acompanhamento nutricional

( ) acompanhamento odontológico

Agende consultas médicas anuais:

(  ) clínico geral

(  ) ginecologista

(  ) endocrinologista

(  ) oftalmologista

(  ) dermatologista

Exames:

(  ) hemograma completo

(  ) papanicolau

(  ) ultrassom transvaginal

(  ) ultrassom de mama

A partir dos 40 anos:

(  ) mamografia

(  ) desintometria óssea

(  ) monitoramento cardiológico

Há quanto tempo você está na fila de espera para uma consulta com especialista? 

Clientes MedSempre podem se consultar com clínico geral, ginecologista, nutricionista, dermatologista e outras mais de 30 especialidades médicas. Basta fazer o seu cartão e agendar. Sem burocracia, filas ou carência.

Tudo isso por um precinho popular de verdade, que cabe no orçamento da sua família: consultas a partir de R$19,90 em nossa rede credenciada.

Saiba mais em www.medsempre.com.br e solicite já o seu cartão clicando aqui

Se você gostou deste artigo, não deixe de ler também: