Aprenda a escolher óculos de sol para o verão
Não é só estética. Escolher um óculos de sol precisa ter alguns outros critérios a mais. Confira quais são!
Com a chegada das altas temperaturas, é hora de usar e abusar dos óculos de sol para proteger os olhos. Você sabe escolher óculos de sol adequados? Quais critérios você avalia antes de fazer a compra?
Confira neste blog um guia de como fazer uma escolha segura para garantir que seus olhos estarão bem protegidos:
Proteja os seus os olhos
Não basta ver se o modelo combina com o seu tipo de rosto, definir a cor da lente que acha mais bonita ou mesmo aquela armação que está na moda. Escolher um óculos de sol precisa ter alguns outros critérios a mais. Você sabe quais são eles?
Os óculos que você escolhe hoje, impactam diretamente na sua visão. Isso porque o principal objetivo dos óculos de sol é proteger os seus olhos dos raios UV (ultravioletas), que podem prejudicar a visão a ponto de causar cegueira.
Você sabia que os nossos olhos são a região mais exposta do nosso corpo? Eles recebem muita luz, principalmente no verão, época mais quente do ano, que acabou de começar.
A exposição a estes raios afeta todas as estruturas oculares, pois penetra em profundidades diferentes, podendo causar doenças como tumores palpebrais, pterígio e ceratite.
Leia também:
Como prevenir e como tratar a catarata
Além disso, existem evidências clínicas de que a catarata e a degeneração macular relacionada à idade podem ter a radiação UV como uma das causas.
A importância dos óculos de sol
Mais do que um acessório para complementar o look, os óculos de sol são um importante aliado para a saúde dos olhos. Sua utilização é praticamente obrigatória nos dias de sol intenso, mas também são recomendados nos dias nublados.
Eles não precisam ser caros e, muito menos, de marca famosa. No entanto, não é qualquer um que pode ser usado. Este item precisa atender a alguns critérios.
Mas, o que considerar ao comprar um óculos de sol?
1) Necessidade
Em quais ocasiões você utilizará os óculos de sol? No dia a dia, no trabalho, na praia ou na prática esportiva?
É importante ter em mente quais são as suas necessidades para escolher o modelo, material, tamanho, cor, filtro e tipo de lente adequados para a ocasião que você precisa.
- Óculos esportivos: nos esportes de areia, grama, água e com bolas ou objetos menores que a órbita ocular, devem incluir o uso de óculos como item de proteção. No caso da natação, o cloro da água pode causar irritação.
2) Proteção UVA e UVB
É necessário conferir se a lente escolhida possui a proteção contra os nocivos raios UV (ultravioletas). Em geral, existe um selo do fabricante que identifica e garante a proteção UV da lente.
Esses raios chegam até nós por meio da luz solar. Antes disso acontecer, eles passam por buracos na camada de ozônio, atravessam estes buracos, penetram na luz solar e são absorvidos pelos nossos olhos, principalmente entre às 10h da manhã e às 16h da tarde.
Existem dois tipos de raios UV: o raio UVA e o raio UVB. A exposição a esses raios pode causar sérias consequências, que vão além das já conhecidas queimaduras, ou o câncer de pele.
- Raios UVA: Os raios UVA são capazes de penetrar a camada mais profunda dos nossos olhos, podendo provocar degeneração macular (uma alteração na visão central).
- Raios UVB: Mais perigosos ainda, os raios UVB danificam as córneas e o cristalino, responsáveis pela absorção das luzes nos nossos olhos.
3) Coloração da lente
Para cada uso, a recomendação da cor da lente muda. Isso porque a tonalidade da lente afeta a quantidade de luz que chega a seus olhos.
Ao avaliar seu comportamento, a ótica irá apontar qual é a mais indicada:
- Os tons marrom e âmbar, por exemplo, reduzem o brilho e são boas para dirigir e para uso em geral. São indicadas para míopes e hipermetropes.
- O verde diminui a claridade e aumenta o contraste e é ideal para pessoas com mais de 60 anos, quando começa a diminuir o contraste da visão.
- As cinzas são mais indicadas para quem possui astigmatismo porque reduzem o brilho sem distorcer as cores.
Qual é o lugar adequado para a compra?
Tenha muito cuidado ao comprar óculos de sol de ambulantes na praia ou de uma quitanda na calçada.
Os locais mais adequados são as óticas, pois oferecem aos clientes produtos de qualidade, com garantia de procedência e de marcas sérias.
Dependendo do local onde este item está sendo comercializado, fica mais difícil encontrar estas garantias, e acabar comprando um produto sem o filtro necessário, o que pode ser muito perigoso.
Leia também:
10 dicas para manter os seus olhos saudáveis
Óculos muito escuros dilatam a pupila, deixando-a mais exposta. É como se o olho entendesse que você está em um local escuro. Aí, se o acessório não tem o filtro de proteção, o uso estará prejudicando os olhos, ao invés de protegê-lo.
Então fica a dica: usar um óculos falsificado é pior do que não usar nenhum.
Para conferir a qualidade da lente, posicione o óculos de maneira que ele reflita uma superfície reta (pode ser uma janela ou cortina). Se não refletir linhas retas, pode ser um indício de falsificação.
Ao solicitar o seu cartão de benefícios em saúde, você pode fazer exames laboratoriais com desconto e iniciar um acompanhamento médico com agendamento rápido e sem filas.
Você pode marcar consultas médicas a partir de R$19,90. Nossa rede credenciada conta com oftalmologista e mais de 30 outras especialidades, sempre com um precinho que cabe no seu bolso.
Todas essas e outras vantagens por uma mensalidade a partir de R$29,90, com carência zero. Saiba mais em www.medsempre.com.br ou fale com a gente clicando aqui.